10 instrumentais odontológicos (assustadores) de antigamente

10 Resultados

  1. kellen disse:

    Que interessante este post!
    Muitos parecem até instrumentos de tortura…kkkkk
    bj

  2. Hector disse:

    Meu bisavô, nascido em 1902, era Cirurgião-Dentista, formado em 1930 pela Escola Livre de Odontologia do RS. Tenho ainda uma coleção de instrumentos odontológicos usados por ele. Julgo oportuno esclarecer que a “broquinha” que aparece no ítem 5 tinha outra finalidade. Era usada na extração de molares oclusos, cujas raízes com malformação dificultavam a operação. Nesses casos, era aberto um orifício com a broca na superfície do dente. Nesse orifício o profissional inseria o que vc chama de “broquinha” (que na verdade não é broca, mas uma espécie de verruma). Na medida em que a verruma entrava no dente ele acabava por fragmentar-se, permitindo sua retirada em pequenos pedaços, o que facilitava a extração. Assim, ao contrário do que vc imagina, a “broquinha” não se destinava a extrair o dente inteiro, mas a fragmentá-lo. Achei oportuno dar esse esclarecimento. Muito interessante seu post.
    Abraço!

  3. Marc3lo disse:

    Nossa.. os de hoje já são assustadores agora esses ai, meu deus !

    Se fosse eu arrancava tudo e lascava dentadura..

  4. Luzia disse:

    Adorei ver tudo isso. Imagino como era dificil para trabalhar e também para ser tratado. Ainda bem que evoluimos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Cíntia disse:

    Muuuuuito curioso o post… adorei!
    E até que nem mudou tanto assim, as idéias continuam as mesmas, fórceps, caneta de alta, óxido nitroso… eles eram “os caras”. Hj só deram uma sofisticada, mas tá valendo.
    D+ msm:)

  6. TATIANE DA CRUZ disse:

    Muito bom nos faz para pra pensa: ainda bem que eu nasci no final do século xx eu odiaria ir no dentista naquela época,de mais amei….

  7. Raquel disse:

    Olha só, eu nem quero imaginar o que o paciente sentia quando entrava no consultório, mas eles eram muito criativos show de bola!

  8. Márcia disse:

    Nossa pré histórico eu correria….

  9. Mano disse:

    E assustador mesmo mas evoluimosss……

  1. 25 de fevereiro de 2011

    […] 10 INSTRUMENTAIS ODONTOLÓGICOS DE ANTIGAMENTE conheça 10 instrumentos odontológicos de quando a Odontologia era realmente divertida (pelo menos para os dentistas…) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *