10 instrumentais odontológicos (assustadores) de antigamente

Recentemente fiz um post sobre um equipamento odontológico que deixou os dentistas entusiasmados. Pura tecnologia.

Mas se você que é dentista e acha que os equipamentos e instrumentais que utilizamos atualmente não tem lá muitos cuidados com ergonomia ou se você que é paciente e acha o motorzinho do dentista um instrumento de tortura, você tem muita sorte de ter nascido da segunda metade do século XX em diante.

Listamos alguns instrumentais que nossos antepassados (ou nem tão antepassados assim) dentistas utilizavam para “trazer uma melhor qualidade de vida” para as pessoas.

1 – A precursora da caneta de alta rotação

Cientistas encontraram 11 dentes com mais de 7000 anos em um cemitério no Paquistão com pequenas cavidades formadas pela caneta de alta rotação da pré-história. Deve ter doído.

2- Fórceps Pelicano

Também conhecido como “Alavanca de Douglas”. Meados do século 17.

3- Caneta de “alta rotação” de 1910

Alta tecnologia. Essa ja era acionada por pedal. Esse modelo foi utilizado na Austrália na Lakeside Mental Hospital Ballarat.

4- Manequim odontológico de 1920

Na faculdade os dentistas praticam em manequins com dentes em resina ou naturais, mas nenhum chega aos pés desse manequim francês de 1920. Tem inscrito nele: “Patentes em todos os países civilizados”.

5- Fórceps e broca ao mesmo tempo?

Este fórceps é de 1948 e esta exposto no Macauley Museum of Dental History na Carolina do Sul, Estados Unidos. Essa “broquinha” era para o arrancador de dentes conseguir mais apoio e garantir que o dente saisse inteirinho.

UPDATE: Segundo nosso leitor Hector nos comentários, a “broquinha” que citei se chama na verdade Verruma e se destina na verdade a fragmentar o dente e facilitar sua extração! Obrigado, Hector!

6 – Caneta de “alta rotação” clockwork

Muito simples. É só dar corda e remover as cáries. Uma pena é que falta a irrigação.


7- O autoaplicador de óxido nitroso

Qualquer um podia comprar e relaxar na cadeira de casa.


8- Serra para separar dentes

Provavelmente era moda na época separar os dentes, então nada que uma serra bem afiada não resolva.


9- Abridor de boca

Para paciente que estavam com a mandibula “travada”.


10-Alavanca com cabo de Marfim

Extraindo dentes com estilo!


Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

9 Responses

  1. kellen disse:

    Que interessante este post!
    Muitos parecem até instrumentos de tortura…kkkkk
    bj

  2. Hector disse:

    Meu bisavô, nascido em 1902, era Cirurgião-Dentista, formado em 1930 pela Escola Livre de Odontologia do RS. Tenho ainda uma coleção de instrumentos odontológicos usados por ele. Julgo oportuno esclarecer que a “broquinha” que aparece no ítem 5 tinha outra finalidade. Era usada na extração de molares oclusos, cujas raízes com malformação dificultavam a operação. Nesses casos, era aberto um orifício com a broca na superfície do dente. Nesse orifício o profissional inseria o que vc chama de “broquinha” (que na verdade não é broca, mas uma espécie de verruma). Na medida em que a verruma entrava no dente ele acabava por fragmentar-se, permitindo sua retirada em pequenos pedaços, o que facilitava a extração. Assim, ao contrário do que vc imagina, a “broquinha” não se destinava a extrair o dente inteiro, mas a fragmentá-lo. Achei oportuno dar esse esclarecimento. Muito interessante seu post.
    Abraço!

  3. Marc3lo disse:

    Nossa.. os de hoje já são assustadores agora esses ai, meu deus !

    Se fosse eu arrancava tudo e lascava dentadura..

  4. Luzia disse:

    Adorei ver tudo isso. Imagino como era dificil para trabalhar e também para ser tratado. Ainda bem que evoluimos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Cíntia disse:

    Muuuuuito curioso o post… adorei!
    E até que nem mudou tanto assim, as idéias continuam as mesmas, fórceps, caneta de alta, óxido nitroso… eles eram “os caras”. Hj só deram uma sofisticada, mas tá valendo.
    D+ msm:)

  6. TATIANE DA CRUZ disse:

    Muito bom nos faz para pra pensa: ainda bem que eu nasci no final do século xx eu odiaria ir no dentista naquela época,de mais amei….

  7. Raquel disse:

    Olha só, eu nem quero imaginar o que o paciente sentia quando entrava no consultório, mas eles eram muito criativos show de bola!

  8. Márcia disse:

    Nossa pré histórico eu correria….

  1. 25 de fevereiro de 2011

    […] 10 INSTRUMENTAIS ODONTOLÓGICOS DE ANTIGAMENTE conheça 10 instrumentos odontológicos de quando a Odontologia era realmente divertida (pelo menos para os dentistas…) […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>