AFTAS: O que são e como tratar?

O que é Afta?

O que causa a afta na boca (estomatite aftosa, não confundir com úlcera traumática) não é conhecida. Existem suspeitas de que exista uma associação com bactérias, acidez gástrica, alimentos ácidos mas atualmente é mais correto atribuir sua origem como imunológica.

Normalmente a afta tem um aspecto ulcerado de tamanho bem pequeno e delimitado em diferentes pontos da boca ou de forma isolada. É comum observar um exudato branco sobre a úlcera circundado por um halo bem avermelhado.

Qual o tratamento e remédio para a afta na boca?

As aftas normalmente regridem em 5 a 7 dias, são doloridas e sua eliminação ocorre espontâneamente ou com pomadas específicas prescritas pelo dentista. É importante a visita ao dentista para que ocorra a definição do diagnóstico da afta, pois existem outras lesões semelhantes.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Isaah Santos disse:

    e muito dolorida

  2. magda disse:

    Gostei da resposta, porém poderiam usar termos mais fáceis, para pessoas, como eu, simples, e que não entendem o significado de algumas palavras:Ex. Exudato, halo, etc..mas no geral consegui tirar minha dúvida. Obrigada

  3. magda disse:

    palavra correta. Exsudato

  1. 13 de dezembro de 2010

    […] que auxiliam no combata a vários problemas bucais como: gengivas irritadas, com sangramento, aftas, dores de garganta, dentes manchados e mau […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *