Alveolite: Causas e Tratamento

A alveolite é uma das complicações mais comuns após uma exodontia. Duvido que exista um dentista que faz cirurgia frequentemente que nunca tenha se deparado com um caso de alveolite. Ela ocorre pois durante o processo do reparo alveolar ocorreu uma degradação do coágulo sanguíneo. De um modo geral não apresenta manifestação radiográfica, mas em alguns casos na região do alvéolo podem se verificar áreas de sequestros ósseos.

Dentre as principais causas podemos destacar:

  • Suprimento sanguíneo insuficiente do alvéolo;
  • Infecção prévia à extração;
  • Traumatismo do osso alveolar;
  • Tabagismo;
  • Aumento da atividade fibrinolítica;
  • Utilização de contraceptivos;

A alveolite pode ser classificada em seca e úmida.

Alveolite: Causas e Tratamento

Alveolite Úmida

Na alveolite úmida ocorre a desintegração do coágulo sanguíneo entre o segundo e terceiro dia pós cirurgico. O paciente começa a sentir uma dor intensa e pulsátil, que não responde aos analgésicos, irradiada, gosto desagradável, odor fétido intrabucal e sinais e sintomas usuais de infecção. O coágulo presente apresenta a cor castanho-escuro ou um tecido de granulação infectado.

Na alveolite seca, o alvéolo apresenta-se vazio devido à falta de formação ou desprendimento do coágulo, com exposição das superfícies ósseas, áreas com necrose e falta de recobrimento epitelial.

Tratamento da Alveolite:

Protocolo usual:

  • Anestesia local por bloqueio;
  • Irrigar o alvéolo abundantemente com soro fisiológico ou clorexidina;
  • Na alveolite seca é ideal aplicar uma pasta medicamentosa no interior do alvéolo. Na úmida a utilização de uma cureta para a remoção dos restos necróticos é fundamental.
  • Reavaliação em 48 horas;
  • Prescrição de analgésicos de ação periférica a cada 4 horas (Paracetamol, Dipirona…)
  • Antibióticos só devem ser utilizados em casos onde ocorra a presença de sinais de disseminação local ou manifestação sistêmica do processo infeccioso.

 

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Você pode gostar...

43 Resultados

  1. Maria Helena Batista Guedes disse:

    Boa tard,o meu irmão apos ter extraido um molar ests a sofrer imenso com a alveolite seca, têm andado de caminho do dentista e não estão a resolver nada não hã analgesicos que lhe façam efeito, ele queria fazer implantes mas acho que já esta traumatizado será que o podem ajudar

    obrigada

    Helena Guedes

  2. Frank Botega disse:

    Se o tratamento correto para alveolite seca for realizado ele não terá mais problemas. Caso o dentista que extraiu o dente do seu irmão não solucionou o problema procure outro. Quanto aos implantes dentários hoje a odontologia está bem avançada quanto a esse tipo de procedimento. Pode fazer sem medo.

    Obrigado.

  3. paula buzan disse:

    Olha doutor, muito obrigada pelas dicas , me ajudaram muito…. Eu n sabia mais o ki fazer, a doutora ki extraiu disse p eu esperar cicatrizar, mas o ponto saiu, n tem coagulo, ta tudo aberto, doendo inflamado, e já vai p 1 mês. o osso ta aparecendo. A cada dia foi mais.
    Vou procurar outro dentista e falar ki acho ser alveolite .
    Obrigada pela ajuda.. Paula

  4. edison disse:

    De certa forma me ajudaram a conversa entre vc s 2 pois, estou com alveolite seca a 40 dias , e so tomando antiflamatorio, hj comecei tomar di-profenid 150 mg.

    mas obrigado

  5. Agradeço imenso a explicação ( que coisa “bonita” pessoas que fazem o bem por AMOR e Dedicação á Profissão que escolheram)
    Tive um quisto muito difícel num dente de tras, na parte inferior ( há “4” meses), e extraí o dente “maldito” anteontem pela manhã e voltei a Clínica a tarde (cheia de dores, coisa de “loucos” mesmo…, rsrsrs…), ontem passei um dia, desculpe, “dos diabos”, mas “me aguentei…, não dormi com dores (nada!!! absolutamente NADA faz passar essa “dor LOUCA”, de tanto -penso- me “contrair”, já tenho dores musculares por “todo” o corpo, acredita???!!! Amanheci a porta da Clínica…(abre as 9 e as 8:10 já estava lá…., rsrsrs), minha Dentista fez todo o procedimento que o Sr. Dr. diz, agora ainda estou sob efeito de anestesia (que apenas “aliviou” um bocado, mas ainda assim, DÓI….aff!!!) disse-me que estou com alveolite, ela teve que curetar muito e fazer “raspagem” do osso que estava infectado e como tal…., impossível quase de “escapar”…Mas se Deus quizer vai ficar tudo bem…. Um abraço e continue, sempre que possível, a desenvolver esse bonito trabalho de “esclarecer” os “DESESPERADOS”…., rsrsrs….

    Eloisa Cardoso / Aveiro- Portugal P.S.: Mas “BRASILEIRÍSSIMA” do RJ

  6. jacinta.soares disse:

    eu extrai um dente e nao sangrou,o dentista ficou preoucupado mais nao soube me explicar,agora quem esta preoucupada sou eu, ele disse que vou ter muita dor e dificuldade pra sarar,D.r por favor de me uma explicaçao, desde ja agradeço.

  7. Michael disse:

    AXO Q EU TO COM alveolite úmida .. OQ EU FAÇO ?? TEM TRATAMENTO ??

  8. Leandro Mazer disse:

    após curetar o alvéolo na alveolite úmida, é obrigatório realizar a sutura?

  9. Frank Botega disse:

    Eu particularmente sempre suturo novamente.

  10. aline disse:

    Oi doutor estou com medo de está com uma alveolite. Faz 11 dia que extrai o dente siso e ainda estou sentindo dor, no local do dente extraído não tem pus e nem parece está seco. Mas como explicar está dor, estou vivendo a base de remédio.

  11. Frank Botega disse:

    Aline o ideal é procurar o dentista que fez a extração para uma melhor avaliação.

  12. Frank Botega disse:

    Procure o dentista que fez a extração do seu dente para uma melhor avaliação.

  13. claudia disse:

    Arranquei o meu dente senti muita dor e quando retirei os pontos ele colocou um curativo e pediubpara que troca se de 3 em 3 dias isso e normal e quando fiz bochecho saiu agua pelo nariz estou apavorada

  14. maria luiza disse:

    Boa tarde! Acabei de voltar do dentista fui informada que estou com esse prolema de inflamacao( aveolite)
    Confesso que tive medo devido dos procedimentos que me aguarda…porem tenho conciencia que é para minha saúde bucal e minha vida…Porem doutor não foi passado nenhum remédio. ..remarquei com a dentista cirurgiã que cuidou dessa extração somente na segunda feira enquanto isso possotonar

  15. maria luiza disse:

    Posso tomar qualquer remédio para dor?

  16. Frank Botega disse:

    Analgésicos, anti-inflamatórios… seu dentista que prescreve.

  17. Jaqueline disse:

    Faz 21 dias que extrai meu dente, até antes de tirar os pontos tava bemz, porém depois apareceu ums carnosidade no local, voltei ao dentista e ele passou 10 dias de antibiótico e pediu q voltasse com oiyo dias, disse se tratar de uma alveolite. Sou muito nervosa…

  18. uberlânia disse:

    boa tarde doutor queria tirar uma duvida. meu esposo fez uma cirurgia do siso ha 3 semanas e ao lado da bochecha ainda ta um pouco inchado e duro e quando ele aperta ele sente um gosto ruim, voltou varias vezes na dentista que tirou o dente e ela diz ser normal que ta com um pouco de pus, mas não fez nada pata retirar esse pus nem passou nenhum medicamento, queria saber se pode ser alveolite se é normal isso, pois a doutora falou que é, mas to achando muito estranho, aguardo sua resposta com urgência obrigado.

  19. Frank Botega disse:

    A presença de pus é uma das características da alveolite. Talvez você deva procurar algum outro dentista para maiores informações.

  20. Isis Paula disse:

    Oiii Dr, eu extrai o siso inferior esquerdo 18/07/2014 sempre sentindo muita dor, dia 25 /07 /2014 1 semana depois , o Dentista quebrou o ponta do osso e raspou esta me incomodando muito mesmo , aindo estou fazendo uso de antiinflamatório , ainda doi muito , ,Minha pergunta é é comum esse procedimento e por ser na boca lugar humido ,demora mesmo para formar gengiva novamente , a pele sí regenerar? não aguento mais sentir dor.. 🙂

  21. Rafael disse:

    Olá,
    Para fazer a extração do meu siso incluso, o dentista teve de parti-lo em dois para ficar mais fácil devido a maiores dificuldades em extraí-lo, pórem, desde o término do procedimento senti imensa dor, 8 dias após o procedimento retornei ao consultório para tirar os pontos e disse que sentia muitas dores, então me foi prescrito um antibiótico por 10 dias, porém, já se faz 11 dias após a extração e 4 dias de antibiótico e a dor não passou, sinto dores que parecem ser na raiz do dente também na lateral da face próximo a cabeça. Suspeito de negligência do dentista. Gostaria, por favor, que me aconselhasse sobre o que devo fazer. Pensei em voltar à clinica e pedir uma radiografia? Posso estar com alveolite? Desde já lhe agradeço.
    Cumprimentos.

  22. fabio Luiz disse:

    Dr. Extrai um dente inferior bem próximo ao sisoe fui em outro dentista e ela fez todo o procedimento de raspagem e etc.
    Estou tomando antibiótico, anti flamatorio e analgésicos porém a dor ainda é muito forte na cabeça e ouvido.
    Poderia me dizer por quantos dias cai isso?

    Obrigado

  23. Patricia disse:

    Oi, fiz a cirurgia de extração de dois dentes só siso a um mês, porem eu comecei a sentir uma dor horrorosa . Os buracos que ficaram já estão quase fechados a gengiva em volta está de cor normal porem os dentes que ficam ao lado estão doloridos, na parte de cima eu sinto uma dor horrível parece que eu levei um soco. O que eu faço

  24. Mila disse:

    Estou com alveolite seca. Retirei os dentes do siso há 11 dias e mesmo com o tratamento da alveolite eu ainda sinto muita dor. Gostaria de saber em quanto tempo vou sentir melhora, não consigo nem ir ao trabalho de tanta dor e o tratamento melhora e volta,’melhora e volta…

  25. Frank Botega disse:

    Difícil responder essa pergunta sem examinar…

  26. Andreia disse:

    Boa tarde,
    extrai o siso fazem 4 dias, estou sentindo uma dor bem fina e constante no local da extração. o edema diminuiu e não ha presença de pus.
    essa dor é normal?
    obrigada

  27. Jessica menezes disse:

    Dr. Me ajude! Eu extrai o dentr ontem 18/06/15 , estou tomando amoxi clavulanico, ibuprofeno e dipirona gotas! Estou com muita muita dor, me indicaram a medicacao paracetamol + codeina, comprei, mas continua doendo demais! Nao entrei em contato com o meu dentista ainda prq ta mto recente, e ele é meio bruto, ontem quando disse que estava doendo e sangrando, ele nao gostou muito da ligacao! Estou com um gosto muito ruim na boca, so quero dormir, prq so assim nao sinto dor! É uma dor continua, pulsante ! Me ajuda!

  28. Luis disse:

    Olá Dr.
    Na 2ª feira passa ( uma semana) fiz a extração de dois sisos no lado esquerdo( inferior e superior). Durou cerca de 3 horas. Como nao estavam incluso, o dentista me receitou apenas Paracetamol de 750. Saí do procedimento as 21h e já tomei o Paracetamol. Quando foi 23h fui ao hospital pois estava com uma dor insuportável. Tomei tramal na veia e nao passava. Me deram 2 doses de dipirona com um outro remédio que nao lembro. Quando foi 2:15h me senti melhor e o medico me liberou me receitando proflan 12/12 e Tylex 30mg 06/06h. Tomei até 5ª essa medicação. Na 6ª as 5:30h liguei para o dentista e disse que nao estava agüentando e comecei as 6h a tomar amoxilina 500mg 08/08 , buprovil (ibuprofeno) 600mg de 06/06 e nimesulida 100mg 12/12. Quando foi domingo a tarde depois de ja ter tomado 9 comprimidos de amoxilina tive uma dor insuportável e fui novamente ao hospital. Tomei tramal e nao resolveu. Me deram dipirona com outro remédio e aliviou. Liguei para um outro dentista que me receitou clavulim BD. Comecei a tomar no domingo as 17:30h e postam 500mg. Na 2ª (ontem) fui a um especialista( bucomaxilar). Contei isso a ele, me examinou fazendo vários procedimentos na área externa do meu rosto( tipo abre e fecha, apertando abaixo do maxilar e etc) tudo com a mão dele e apertando para ver se tinha dor. Abriu a boca e disse que o procedimento foi correto( só o tempo da extração que nao) e me receitou continuar com o clavulim 12/12h 7 dias, toragesic 10mg 8/8h 5 dias e ponstan 06/06h em caso de dor. Disse que o procedimento era esse e que nao precisava abrir novamente para fazer a limpeza. Fiz uma panorâmica e foi constatado que está tudo normal.
    Quando foi as 19h tive uma dor insuportável. Tomei um ponstan que demorou para aliviar. E estou agora tomando um toragesic e 3h depois um ponstan. Revezo de 3/3h.
    O que vc acha? Procuro outro bucomaxilar? Que queira abrir e fazer a limpeza? Estou desesperado.

  29. Frank Botega disse:

    Qual foi o diagnóstico do buco-maxilo? Alveolite?

  30. Frank Botega disse:

    A medicação está correta. EU aconselho tomar a medicação adequadamente e fazer bochechos com Periogard 2x ao dia por 7 dias.

  31. Fernanda disse:

    Estou num sofrimento com essa alveolite seca , achei q iria enlouquecer de tanta dor , coisa inacreditável a intensidade dessa dor e o único analgésico que me dava alívio era o toragesic sub lingual faz 14 dias q extraí o dente e 10 dias de mta dor ! Hj no 11 dias depois estou me sentindo mt bem e vou confessar que td q tinha na NET sobre alveolite eu li, li comentários , li de td.. Mas só seu dentista p lhe ajudar de verdade ! Meu dentista meu coágulo sangrar novamente e acredito q isso e os medicamentos que me ajudaram a sarar dessa inflamação terrível apos extração do dente do siso ! Vim aqui deixar meu comentários para pessoas futuras que possam estar na mesma situação que passei e ainda estou passando só q sem dor alucinante q sentia para dizer q vai passar tem q ter paciência e seguir sempre as orientações do seu dentista ! Bjs ..

  32. Driely disse:

    olá doutor, a exatamente 9 dias fiz a extração de um dente que fica na parte superior direita ao lado do ciso, desde então venho sentindo dores até suportáveis, ontem retornei ao dentista pois observei que minha cirurgia ainda está aberta e com secreção, além da “dor” que incomoda, ele apenas fez uma limpeza com soro fisiológico e passou uma medicação pastosa com coloração esverdeada que é utilizado por dentistas no próprio consultório, segundo ele é anti-inflamatório e antibactérias, o dentista me deu um pouco e pediu que eu fizesse a limpeza somente com água e que colocasse o remédio no local e pressionasse com uma gaze. não me receitou nenhuma medicação nem se quer para dor e disse que se não melhorasse ele teria que fazer uma radiografia, anestesiar e cortar novamente para fazer uma limpeza e me avisou que seria mais traumático se fosse preciso fazer tal procedimento. eu acredito que o mesmo deveria ter que me receitar alguma medicação antibiótico, pois eu passo a medicação que ele me deu e eu sinto que a secreção não para. o que eu faço, vc me aconselha a tomar decadron ou cefalexina, a dor que eu sinto é suportável, sinto uma pulsação na area afetada e não vejo melhora com essa medicação!

  33. Frank Botega disse:

    Ligue para seu dentista e informe o que está acontecendo. Talvez seja necessário que ele te examine ou prescreva uma medicação diferente.

  34. Fatima Thomas disse:

    Boa noite Dr. Frank
    Extraí no dia 13/07/2015 o segundo dente depois do canino do lado direito inferior.
    A partir do momento que passou o efeito da anestesia passei a ter dorers horríveis, e como ja tinha tido alveolite seca a algunsa anos atrás,acreditei ser isso e retornei a dentista no dia seguinte. Ela disse ser alveolite úmida dessa vez. Retirou os pontos, fez curetagem,aplicou um produto cicatrizante (segundo ela) e voltou a suturar,prescreveu antibiótico, antiinflamatório e analgésico, além de um produto enxaguante após as refeições.Esse procedimento ocorreu ontem e hs depois passei a me sentir muito bem. Só que a duas horas atrás as dores voltaram, bem menos intensas, mas voltaram e estou assustada pq hoje é sexta feira a noite e ela só estará de volta á clinica na segunda feira.
    Por se tratar de uma profissional jovem e recém formada (apesar de gostar e me sentir segura com o atendimento dela) gostaria de saber sua opinião.
    Tenho tbm uma pergunta….Qto tempo leva para a recuperação da alveolite?
    Antecipadamente lhe agradeço.

  35. Débora paz disse:

    Oi doutor, mandei extrair um dente parece que o N25. Faz 14 dias que extrai, na primeira semana senti muita dor, mas depois já não sinto dor nenhuma so quando vou limpar que doi um pouquinho e logo passa, estou preocupada porque fica saindo pus, o medico não deu pontos no buraco então nos primeiros dias doia muito ai eu passava uma pomada para feridas na boca, agora vejo que pelo arredor do buraco ta crescendo uma carninha e ta ficando estreito o buraco, gostaria de saber se é normal sair pus e se é normal essa carninha? Lembrando q não sinto dor deixo o buraco aberto passo pomada antes de comer para não entrar alimentos e retiro depois. Estou preocupada com esse pus.

  36. Ana Paula disse:

    Dr.
    Fiz a extração do ciso inferior esquerdo a exatamente uma semana, e no terceiro dia comecei a sentir dores, na segunda fui ao consultório, meu dentista abriu os pontos e constatou alveolite. Colocou medicação, fiquei na terça em repouso com bem menos dor, terça a noite voltou a doer, uma dor insuportavel que nem se quer dormir consegui. Retornei ontem ao consultório, e ele constatou que nada melhorou, então ele optou por fazer uma limpeza no local, anestesiou novamente, raspou, forçou o sangramento, colocou os pontos novamente e manteve a medicação que eu estava tomando, amoxilina, paracetamol 750, toragesig, e spidufem. Mesmo anestesiada sentia dor ontem, quando passou a anestesia, se tornou insuportavel. Mais uma noite sem dormir, fui ao consultorio novamente hoje, e ele fez aplicação de laser e receitou mais um remédio, o tylex, que segundo ele cortaria minha dor. Ja tomei o segundo comprimido de tylex, seguido de toragesig, e nada da dor passar.. Estou entrando em desespero, não sei mais o que fazer para passar esta dor, esta insuportavel.
    Os procedimentos seguidos pelo meu dentista estão corretos? Devo procurar outro cirurgião? O Dr tem algum outro remedio que possa indicar que possa ao menos dar um alivio para essa dor?

    Agradeço desde já os esclarecimentos!

  37. Lu disse:

    Ola Dr.
    Fiz a extraçao de 2 sisos do lado direito no dia 08/07.. Após a extração minha dentista deu pontos e ela me aconselhou removê-los uma semana depois…
    Voltei no dia 15/07, conforme combinado… Informei a minha dentista que senti muitas dores durante esses dias de recuperacao… Ela me disse que era normal e que a cicatrizaçao estava ok…
    Porém hoje, dia 18/08 (40 dias após) ainda sinto dor… o buraco de cima esta fechado, mas ainda sinto latejar de vez em quando…
    O buraco de baixo ainda está aberto e neste ainda sinto muita dor…
    Principalmente quando vou fazer a limpeza com a agulha (sem ponta)…
    Jogo agua internamente para tirar a sujeira, mas é uma dor insuportável e após a limpeza essa dor permanece umas horas…
    Será que meu problema pode ser alveolite? Faço a limpeza somente com água, e nao muito gelada, pq coisas geladas doem mais!! Devo utilizar algum enxaguante bucal para ajudar a não inflamar?!
    Posso voltar tomar algum anti-inflamatório e antibiótico para ajudar nesse processo?!
    Minha preocupação maior é o fato de eu estar estudando nos EUA, e não poder voltar ao meu dentista que fez a minha extração no Brasil…
    Agradeço sua ajuda antecipadamente!

  38. Edson disse:

    Por favor alguém me ajuda essa dor não para não passa com nenhum analgésico nenhum até analgésico controlado estou tomando e não para socorro….quanto tempo dura?

  39. Lígia Delfino disse:

    Fiz cirurgia para retirada do III molar inferior esquerdo… No 3º dia pós-cirúrgico comecei a sentir dores insuportáveis, que se irradiavam para toda lateral da face e ouvido… Dor latejante… Não teve analgésico que resolvesse, fazia coquetéis de medicações a cada 3 horas, antiinflamatórios e analgésicos, até tramal EV tomei sem resposta. Voltei ao buco no 6º dia e ele disse se tratar de alveolite seca. Não existe sinais de infecção, apenas o coágulo q não estabiliza, dissolve. Ele realizou limpeza c SF e clorexidina e provocou formação de novo coágulo. Alívio durou cerca de 10 horas. No entanto a dor voltou com tudo. Retornei ao consultório no dia seguinte e ele fez uma limpeza menos agressiva e formação de novo coágulo. Prescreveu o toragesic 6/6h e o calculam, antibiótico. O toragesic segura o alívio da dor por 4 horas. Estou usando nesse intervalo. O buco tem sido bastante atencioso, pergunta por mensagem como estou, pede q eu o mantenha informado de manhã e à noite, e pediu p eu ficar indo ao consultório diariamente para fazer irrigaçào no local. Já me preparou dizendo q a dor dura em média 14 dias. Estou no 9º dia pós-operatório e com muita dor ainda. Fico deitada o dia inteiro, sem trabalhar, só levanto p comer e fazer higiene…quando preciso sair, andar ou conversar p resolver algum assunto, percebo que a dor volta mais rápido.

  40. Marina disse:

    Eu estou tratando de alveolite seca. Fiz uma extração do 3º molar há 11 dias e sofri muito comas as dores. O dentista fez dois procedimentos, no primeiro anestesiou, lavou e fez curetagem…no outro dia anestesiou novamente e colocou um medicamento e suturou. Os pontos soltaram, e o alvéolo está aberto de novo e o medicamento saiu. Eu olho pelo espelho e vejo um tecido branco por dentro, será que está cicatrizando? Ainda dói, porém os analgésicos têm feito mais efeito agora. É uma sensação estranha e o dentista só vai poder ver na segunda-feira. Tenho medo de não estar melhorando. Estou usando periogard.

  41. Camila disse:

    Uma dúvida quanto a alimentação.
    Tive alveolite 3 dias depois da extração de um siso. Fui ontem a noite na dentista e ela teve que anestesiar, limpar e suturar de novo.
    me receitou só paracetamol…
    mas fiquei com mtas duvidas quanto a alimentação.
    e oque posso aplicar no local…
    por exemplo apos cada refeição estou bochechando levemente agua com sal.
    há algo mas que posso fazer?

  42. Priscila disse:

    Minha filha de 2 anos e 6 messes fez a extração do dente 41 devido uma fratura após 24horas ela começou a referir dor de cabeça isso pode ser alveolite. I que devo fazer pois o dentista disse que é normal, estou muito preocupada.

  43. Frank Botega disse:

    Água e sal não é indicado. Utilize um anti-séptico bucal a base de clorexidina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *