Atenção: Dentista não vai mais poder bater Raio X?

Fiquei surpreso ao receber um e-mail do CRO-SC sobre um plano de lei que tramita na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da câmara dos deputados de Brasília o PL 3661/2012. Tenho certeza que os colegas dentistas não tinham a menor ideia de que tal projeto de lei esteja prestes a ser aprovado e que afetará muito o dia a dia dos dentistas e clínicas odontológicas.

Dentista não vai mais poder bater radiografias?

O PL 3661/2012 trata da normatização da profissão de técnico de radiologia. Até aí tudo normal. A questão principal (e polêmica) diz respeito ao fato de que estes profissionais teriam a ação privativa sobre a realização de qualquer exame radiológico. Portanto, você dentista não estaria mais autorizado a bater uma simples radiografia periapical em seu consultório e teria que contratar um técnico em radiologia para realizar este procedimento. Parece piada, mas não é.

Inclusive no site do CFO está disponibilizada uma entrevista com o atual presidente da CSSF o deputado federal e médico ortopedista Luiz Henrique Mandetta. Segundo ele o PL 3661/2012 “É merecedor de uma audiência pública e poderá ter seu texto aprimorado”.

Assim esperamos, pois a aprovação desta lei sem levar em consideração que dentistas realizam a muitos e muitos anos este tipo de exame com qualidade e segurança é no mínimo um desrespeito.

Não se assustem se daqui a pouco exigirem que contratemos um piloto de avião para acelerar nossa turbina de alta rotação.

Você pode gostar...

26 Resultados

  1. Alex disse:

    Lembrando aos menos avisados que “bater” radiografia é coisa de criciumense. Kkkkkkkkkkk
    Não é fácil. Além de não fazerem merda nenhuma lá em cima, quando fazem, só sai bosta.

  2. Gustavo disse:

    Típica lei dos nossos Deputados.
    Não sabem de nada e ainda atrapalham nossa vida.
    Ridículo!!!

    Abraço!

    @GusBelli

  3. Ana Tokus disse:

    Não há como esse projeto de lei ser aprovado nesses termos. Isso simplesmente inviabilizaria a Odontologia. Seria como, numa analogia absurda (eu sei), não fosse mais permitido às mães cuidarem dos próprios filhos, sendo obrigatória a contratação de babá. Sem contar que nós dentistas temos formação acadêmica e técnica pra realizar, no mínimo, as tomadas radiográficas intrabucais. Acho legal a regulamentação da profissão de técnico em radiologia, mas peraí, né?!

  4. Doraly Suzuki disse:

    Olha pessoal, eu sou técnica em radiologia e não vejo nada de errado um dentista, dentro de sua clínica executar as tomadas radiológicas (bater raio x, não, né), sempre que for necessário. Sendo o profissional dentista, pessoalmente, poderia sim fazer a tomada radiológica. Numa clínica radiológica que existe na minha cidade, existe um responsável técnico, que é um dentista, mas,quem opera os aparelhos são qualquer um dos funcionários, sem preparo técnico. Isso sim, ao meu ver está errado.

  5. Kellen disse:

    Acho difícil esta lei pegar.
    Primeiro, ter no consultório um profissional apenas para esta finalidade é inviável. O salário de um técnico é de 4 salários mínimos + insalubridade de 40%. Quem vai pagar? E se o consultório ou clínica funcionar mais que 6 horas deverá contratar 2 profissionais, já que é permitido ao trabalhador desta área exercer a função por 4 horas com tolerância de 6.
    Sem contar que muitas clínicas radiológicas por aí,as quais deveriam ter técnicos, não possuem. E se possuem não registram como tal. Justamente porque a fiscalização é rara ou inexistente.
    Se o dentista não puder fazer exames radiográficos deverá haver mudança na grade curricular dos cursos de Odontologia. Sendo que na Universidade se aprende realizar as técnicas e interpretar as imagens.
    Valorizar os técnicos é uma coisa, mas acabar com um direito do dentista é outra.

  6. Ricardo Goulart disse:

    Os Odontologistas tem treinamento para este tipo de procedimento em sua formação acadêmica?

  7. Maria Clara Almeida disse:

    Com certeza Ricardo. Passamos pelo menos um semestre aprendendo uma tomada radiográfica, seja intrabucais e extrabucais. E mais de ano para a interpretação da radiografias, sua aplicabilidade inclusive manutenção. Concordo com kellen ao dizer ‘Valorizar os técnicos é uma coisa, mas acabar com um direito do dentista é outra’, caso contrário todo esse conhecimento seria em vão. Estarão fazendo uma abaixo assinado contra esse lei, acho válido e justo.

  8. Leo Augusto disse:

    Eu sempre vou bater raioX!

  9. Ana Tokus disse:

    Sim, Ricardo. Realizamos tomadas radiográficas diariamente, desde a faculdade. Quase todo procedimento odontológico precisa de radiografia: uma restauração mais profunda, tratamentos de canal, preparos para prótese fixa, etc.. É nosso dia a dia. A radiografia é essencial, também, como auxílio diagnóstico.

  10. joice disse:

    Pelo visto, na odontologia tudo pode, o protético faz prótese, o prático extrai dente,e ninguém fiscaliza esse tipo de coisa, negligenciam nossa profissão. Se nossa classe fosse mais unida teríamos força pra evitar esse tipo de coisa, mas a partir do momento que o profissional se fecha em quatro paredes e começa a ganhar seu dinheiro, ele esquece de lutar, de se importar com a odontologia e o quanto a profissão é prejudicada. Não é pq odonto não mexe com risco iminente de morte que a população não precisa de saúde bucal. Quero ver um dia os dentistas fazerem greve pra reivindicar seus direitos, pra ter maior fiscalização sobre outros profissionais que insistem em fazer o nosso trabalho. Se deixássemos de cobrar tão barato pelos procedimentos, estaríamos ganhando melhor salário. Só vejo médico fazer greve, dentistas, se estou sendo ignorante, me desculpem, mas nunca vi.

  11. marcos disse:

    ahh bater radiografia eu num faço isso fazem mtotos anos,
    porque pode espirrar revelador e fixador pra tudo quento é canto e provocar manchas ! Tá certo eles di proibirem os dentistas de baterem radiografias!

  12. Frank Botega disse:

    Está na hora de aprender a escrever em amigo…

  13. André Santos disse:

    Acho muito mais que correto a aprovação dessa lei, uma vez que odontólogos não detém conhecimentos técnicos e físicos suficientes para lidar com radiações ionizantes. Não se pode comparar o conhecimento técnico de um profissional que cursa mais de 2 mil horas de radiologia com um profissional odontólogo que muitas vezes estudam apenas 60 ou 120 horas dessa cadeira em muitas faculdades. Aprovo esse projeto de lei e espero que seja aprovado, pois vamos dar a cada profissão o valor e o respeito que cada uma merece.

  14. Tiago disse:

    Bom essa discussão já é antiga, a PL discute e sim como toda magistratura a execução das técnicas radiológicas, pois a Lei Lei 5081 de 66 Regula o Exercício da Odontologia,Art. 6º Compete ao cirurgião-dentista: VII – manter, anexo ao consultório, laboratório de prótese, aparelhagem e instalação adequadas para pesquisas e análises clínicas, relacionadas com os casos específicos de sua especialidade, bem como aparelhos de Raios X, para diagnóstico, e aparelhagem de fisioterapia;
    MANTER e não executar, porém o MEC autoriza em sua grade de curso superior a cadeira na área da radiologia, mas a grande briga é que a lei q regulamenta a profissão do TSB e ASB n autoriza a realização de radiografias e sim tomadas de uso odontológica que é uma coisa muito diferente, n podemos esquecer q estamos falando de radiação ionizante q tem efeito estocástico 😉

  15. Tiago disse:

    Essa notícia é mentirosa. O PL n.º 3661/12 resguarda as especialidades e prerrogativas dos dentistas e médicos, categorias-irmãs, profissionais por quem o Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia (CONTER) nutre uma relação de cooperação e respeito.
    Vale lembrar que a audiência pública já foi realizada. Sobre ela, sugerimos a seguinte leitura: http://conter.gov.br/?pagina=noticias&id=379
    Aos profissionais da Odontogia, deixamos claro que a única preocupação do CONTER, neste sentido, é a realização de exames de imagens por ASBs ou TSBs, simplesmente, pela competência não estar no currículo do curso. Somente por isso.
    Toda tentativa de nos atribuir bairrismos será rebatida a altura. Por isso, repudiamos a matéria.

  16. Sérgio de Sá disse:

    Olha:
    1° lugar , a PL 3661/2012 regulamenta o profissional de nível superior o Tecnólogo em Radiologia.
    2º toda profissão é corporativista e os senhores TAMBÉM o são.
    Outra coisa o que não dá é os senhores pegarem auxiliares dos seus consultórios para realizarem estes exames e sem nenhum conhecimento técnico científico. Está na hora dos senhores entrarem no 3º milênio e se alinharem com o resto do mundo.

  17. Sérgio de Sá disse:

    Outra coisa.
    Ninguém bate Raios X!
    Raios X são um feixe de radiação que se propaga na velocidade da luz! Qual dos senhores(as) é capaz de realizar tal proeza!?
    Vamos com calma porque em Radiologia tudo é Física. É melhor recomeçar este diálogo com embasamento científico.
    Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 ångström (5 pm) até dezenas de ångström (1 nm).
    A energia dos fótons é de ordem do keV (kilo elétron-volt), entre alguns keV e algumas centenas de keV. A geração desta energia eletromagnética se deve à transição de elétrons nos átomos, ou da desaceleração de partículas carregadas.
    Na realidade, o Tecnólogo em radiologia tem 3 anos de muita : Física, Biofísica, proteção radiológica e matérias específicas das Especialidades da Radiologia. Ou seja, é um profissional mais do que capacitado para exercer as técnicas radiológicas.

  18. Frank Botega disse:

    Sr. Sérgio estou ciente que o termo “bater” raio x não é o mais correto. Mas concordemos que é o mais utilizado na comunicação dentista – paciente.
    Em nenhum momento questionei que o técnico em radiologia não é capacitado para este tipo de procedimento.
    Agora eu não posso admitir é ser obrigado a contratar alguém para isso enquanto eu como dentista estou habilitado.
    Dentista que manda auxiliar realizar este procedimento esta sim errado.

    Abraço.

  19. Frank Botega disse:

    “uma vez que odontólogos não detém conhecimentos técnicos e físicos suficientes para lidar com radiações ionizantes”

    você só pode estar de palhaçada né?

  20. Sérgio de Sá disse:

    Sr Botega
    É inadmissível que um profissional com o seu conteúdo técnico científico, se expresse, como é? Ah “Bater Raios X”!
    Nenhum profissional das técnicas radiológicas cometeria tal gafe,como também a usual bater chapa ou fazer uma chapa.
    Bom bater chapa, quem o faz é o chapeiro que trabalha em lanchonetes, confeccionando deliciosos sanduíches!
    E quanto à fazer uma chapa, penso que deva ser uma prótese dentária.
    Radiologia é uma ciência deveras séria para que confundam, alhos com bugalhos pois a mesma envolve o conhecimento de Física, Biofísica, proteção radiológica sem falar em anatomia, fisiologia, patologia e posicionamento. Sem falar nas técnicas de Radiodiagnóstico, radioterapia, Medicina Nuclear e etc, etc. por 3 longos anos de pura radiologia!
    Nós como profissionais das técnicas radiológicas temos MUITAS atribuições dentro da Radiologia e acredito que ninguém do lado de cá queira tomar o lugar de ninguém, temos o nosso campo e áreas de atuação específicas.
    O que não dá, como todos nós estamos fartos de saber que muitos dos seus colegas, utilizão auxiliares de odontologia ou recepcionistas para realizarem radiologia odontológica e isto é corriqueiro de norte a sul no Brasil! E isto é colocar estas pessoas numa situação de marginalidade, pois estão à margem da Lei!
    Então qual seria a solução para esta radiomazela?

  21. Fatima disse:

    Talvez essa fosse a solução mais viável para pararem com essa folga dos senhores dentistas, que colocam as suas auxiliares para realizarem as tomadas radiológicas…

  22. Alessandra disse:

    Acho que o dentista não tem tempo para esta realizando tomada radiográfica, para isso tem clinicas de radiologia odontológica
    para esta realizando essa tarefa, Com técnicos em radiologia Capacitado e habilitado para essa função. Sou a favor dessa lei

  23. Frank Botega disse:

    Como assim? Dentista não tem tempo de realizar uma simples radiografia periapical??

  24. Frank Botega disse:

    Não generalize, Fátima. A maioria dos dentistas fazem as tomadas radiográficas.

  25. sintaresp disse:

    Caro Companheiro!

    O Estrago da radiação ionizante de quem a opera sem as qualificações especificadas trazem danos irreversíveis a saúde deste profissional que não esteja habilitado.(NR 32)

    Não estamos comparando a radiografia peri apical que por sua vez estabelece um índice seguro a saúde do profissional e do paciente.

    A nossa preocupação é com profissionais que operam os equipamentos que precisam de um alto kv para realização dos exames.

    sem mais

    A saúde é direito de todos e dever do estado.

  26. Hadel Rachid Daher Junior disse:

    Sou técnico em radiologia, mas neste caso, eu defendo os dentistas! Eles sim são autorizados para fazer qualquer procedimento radiográfico em suas clinicas, pois têm a formação necessária para tomar decisões e responsabilizarem-se pelos procedimentos intervencionistas ou de grande complexidade. Os técnicos em radiologia deveriam ser apenas empregados em Hospitais de grande e médio porte, no qual a demanda de pacientes é maior. Nas policlínicas odontológicas, talvez, o técnico seria indispensável por ser tratar de demanda maior. Para um odontólogo e sua clínica, os técnicos já são dispensáveis e desnecessários. Enfim, os técnicos em radiologia são necessários onde a demanda requer mais agilidade, flexibilidade e praticidade. Não vamos colocar os técnicos como entraves às profissões cuja graduação está acima dos requisitos técnicos aplicáveis a uma área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *