Bactéria causadora de úlceras estomacais relacionada com mau hálito

A boca é o “lar” de mais de 600 tipos diferentes de espécies bactérianas, muitas destas podem nos causar doenças. A báctéria Helicobacter pylori foi descoberta a pouco tempo como sendo a grande causadora de ulceras e câncer no estômago.

Cientistas estimam que entre 20 a 80% das pessoas nos países desenvolvidos e 90% nos países em desenvolvimento apresentam esta bactéria.

“Recentemente, cientistas descobriram que H. pylori pode sobreviver na cavidade bucal,” diz o Dr Nao Suzuki da Fukuoka Dental College em Fukuoka, Japão. “Nós queriamos determinar qual bactéria poderia estar relacionada com o mau hálito, então testamos pacientes relacionando a halitose com a presença do H. pylori.”

Os pesquisadores encontraram a bactéria na boca em 21 de 326 japoneses com halitose (6,4%). Nestas pessoas, a concentração de mau hálito e nível de doença oral foi significantemente alta. Em pacientes com doença periodontal, 16 de 102 pessoas (15,7%) tinham H. pylori em suas bocas.

“Halitose é um problema comum nos seres humanos, e o mau hálito é mais frequentemente causado por periodontites, falta de higiene na língua e boca e máus hábitos,” diz Dr. Suzuki. “As bactérias produzem compostos voláteis que cheiram mal, incluindo gases sulfuricos, methyl mercaptanos e dimetil sulfitos. Médicos mensuraram os níveis destes compostos para diagnosticar o problema. Doenças gastrointestinais também estão fortemente relacionados com a halitose”.

Pacientes que apresentam H. pylori tem mais sangue em sua saliva e também carregam Prevotella intermedia, que é uma das bactérias principais nas doenças periodontais.

“Entretanto a presença de H. pylori na boca não causa diretamente o mau hálito, esta associada com a doença periodontal, que também causa mau hálito,” diz o Dr. Suzuki. “Nós agora precisamos analisar a relação entre a H. pylori da boca e do estômago. Nós esperamos descobrir o papel da boca em transmitir H. pylori nas infecções estomacais em um futuro próximo”.

Suzuki et al. Detection of Helicobacter pylori DNA in the saliva of patients complaining of halitosis. Journal of Medical Microbiology, 2008; 57 (12): 1553 DOI: 10.1099/jmm.0.2008/003715-0

Mais uma prova de que a boca não é um orgão separado do resto do corpo. 🙂

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *