Bebidas ácidas são mais prejudiciais aos dentes que clareamento, diz estudo.

Com a crescente popularidade dos clareamentos dentais, os pesquisadores da Eastman Institute for Oral Health, parte da University of Rochester

Bebidas ácidas são altamente prejudiciais aos dentes

Bebidas ácidas são altamente prejudiciais aos dentes

Medical Center, realizaram uma pesquisa para saber se existem efeitos negativos sobre o dente no uso dos produtos de clareamento.

Os pesquisadores descobriram que o efeito do peróxido de hidrogênio a 6%, ingrediente comum em produtos de branqueamento, são insignificantes comparados com sucos de frutas ácidas. Suco de laranja reduziu acentuadamente a dureza e o aumento de rugosidade do esmalte dentário.

Ao contrário do que se sabia, os investigadores puderam ver extensos detalhes da superfície do esmalte graças a um escaneamento via microscópio. “O ácido é tão forte que os dentes parecem estar literalmente lavados”, disse o pesquisador YanFang Ren, cujas conclusões foram publicadas recentemente no Journal of Dentistry. “O suco de laranja reduziu a dureza do esmalte em 84%”. Não ocorreu mudança significativa na dureza ou na superfície do esmalte no clareamento.

O enfraquecimento e erosão do esmalte podem acelerar o desgaste do dente e aumentar o risco de cárie dentária. “A maioria dos refrigerantes, inclusive refrigerantes e sucos de fruta, são ácidos por natureza”, afirmou Ren. “Nossos estudos demonstraram que o suco de laranja, como um exemplo, pode potencialmente provocar a erosão dos dentes.”

Ja se sabe que sucos e refrigerantes têm alto teor de ácido, e podem afetar negativamente a dureza do esmalte. “Existem também alguns estudos que mostraram que o clareamento pode afetar a dureza do esmalte dentário, mas, até agora, ninguém havia comparado os dois”, explicou Ren. “Este estudo nos permitiu compreender o efeito do clareamento sobre o esmalte em relação ao efeito de uma dieta diária, tais como beber sucos”.

Entretanto, o dr. Ren aconselha que o consumidor esteja ciente da natureza ácida de bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas, bebidas energéticas e desportivas. Quanto mais tempo os dentes estiverem em contato com este tipo de bebida mais severa será a erosão. Pessoas que saboreiam sua bebida lentamente, durante 20 minutos são mais susceptíveis de ter dente erosão do que aqueles que terminam a bebida mais rapidamente.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *