Bebidas esportivas podem causar danos aos dentes!


Pesquisadores dizem que estas bebidas causam erosão dentária. Empresas dizem que os métodos do estudo são irreais.

As bebidas energéticas consumidas por muitos atletas para aumentar a resistência, contem níveis de ácido que pode provocar a erosão dental, hipersensibilidade, e coloração, de acordo com as conclusões de pesquisadores da New York University.

As bebidas também podem causar desgaste excessivo do dente danificando e prejudicando a estrutura óssea adjacente. A bebida também pode eventualmente desencadear condições que conduzam a graves danos e perdas dentárias. Os resultados são apresentados na International Association for Dental Research, em Miami. “Esta é a primeira vez que o ácido cítrico em bebidas esportivas tem sido associada ao desgaste erosivo do dente”, diz Mark Wolff, DDS, professor e presidente do departamento de cardiologia do New York University College of Dentistry.

Ele diz que as pessoas que usam bebidas energéticas não devem escovar os dentes imediatamente após beber. Os ácidos acabam deixando o esmalte altamente suscetível à abrasão. Para evitar a erosão dentária, Wolff diz:

* Beba com moderação bebidas esportivas.
* Aguarde pelo menos 30 minutos antes de escovar os dentes para permitir que diminuam os ácidos sobre os dentes.

* Se você beber uma grande quantidade de bebidas esportivas, pergunte ao seu dentista se você deve usar um creme dental com ácido neutralizante remineralizante para ajudar.

No estudo, dentes bovinos foram cortados ao meio. Metade dos espécimes foram imersos em uma bebida esportiva, a outra metade em água e, em seguida, foram comparadas as duas metades. Cinco bebidas esportivas foram testadas: Vitamin Water, Life Water, Gatorade, Powerade, e Propel Fit Water.

Todos os cinco causaram desmineralização, Gatorade e Powerade, também causaram “significativos” efeitos de coloração, de acordo com um resumo do estudo. Os dentes bovinos foram utilizados devido à sua estreita semelhança com dentes humanos. De acordo com um comunicado, Craig Stevens, porta-voz da American Beverage Association, diz que tais estudos são injustos e não apresentam “uma imagem exata ou real da forma como são consumidas as bebidas esportivas.”

“Os procedimentos de testes que são utilizados estão fora do domínio do que acontece na vida real”, diz ele. “Bebidas passam direto através da boca, e estas bebidas têm um propósito, e são comprovados para melhorar o desempenho físico”.

Ele acrescenta: “Para sugerir que as bebidas esportivas são a única causa da cárie e erosão dentária é demasiado simplista. A saúde bucal é determinada por uma variedade de fatores, incluindo os tipos de alimentos consumidos, bem como a duração do tempo em que os alimentos são mantidos na boca. “

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *