Brocas cônicas, chama, especiais e cones invertidos

Brocas cônicas de topo em formato de Chama:

O formato em ponta de chama permite romper o ponto de contato proximal em preparos cavitários intra e extra-coronários e confeccionar o bisel da caixa proximal em cavidades para restaurações indiretas metálicas, de porcelana ou resina composta de laboratório. As pontas cônicas de extremo afilado e pequeno diâmetro podem ser adotadas para remover prismas de esmalte fragilizados durante a etapa de acabamento de cavidades conservadoras de classes I,II e III.

Brocas cônicas de topo Inativo:

Utilizadas para complementar a abertura coronária em endodontia (retificar e remover degraus na embocadura dos condutos).

Broca em formato de Chama:

Permitem a confecção de bisel côncavo em esmalte nas cavidades preparadas, tanto em dentes anteriores como posteriores. Opcionalmente, podem ser utilizadas girando em baixa velocidade para dar acabamento no ângulo cavo-superficial, a fim de remover prismas fragilizados. O tamanho e/ou diâmetro da ponta a ser utilizada deve ser determinado em função da extensão da cavidade. As pontas em forma de chama de granulação fina e extra-fina são úteis ainda para o refinamento das superfícies vestibular e palatina de restaurações nos dentes anteriores. Podem também ser utilizadas no desgaste para ajuste oclusal.

Brocas Especiais:

Indicadas para acabamento da mesa oclusal de restaurações de resina composta. Podem ser empregadas ainda no invadir cicatrículas e fissuras com lesões incipientes de cárie.

Brocas cones invertidos longos de bordas arredondadas:

Possibilitam o acesso inicial a lesões cariosas ao mesmo tempo em que preparam cavidades auto-retentivas, com paredes convergentes para oclusal e ângulos internos arredondados. Podem ser utilizadas no preparo de cavidades para amálgama ou na substituição de restaurações de amálgama por resina composta.

Fonte: Manual kg Indicações de Uso

Ja falamos sobre outros tipos de brocas:

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *