Bruxismo Infantil

bruxismo infantil

Últimos dias nos defrontamos com algumas questões inerentes ao tratamento do bruxismo infantil ou, bruxismo excêntrico noturno em crianças. Então resolvemos postar aqui alguns esclarecimentos.

Clinicamente, o bruxismo infantil causa o desgaste da superfície dentária e desconfortos musculares e articulares. Além disso, devido às forças não axiais geradas nos dentes, o bruxismo excêntrico pode atuar como um coadjuvante na progressão da doença periodontal destrutiva em crianças1.

Pode também contribuir para o desenvolvimento de falsa classe III, acelerar a rizólise de dentes decíduos e provocar alterações na cronologia de erupção dos permanentes, bem como favorecer os apinhamentos dentais2. Segundo WIDMAN3 existe uma correlação significativa entre bruxismo, onicofagia, sucção do polegar e desordens temporomandibulares.

Em grande parte dos casos, o bruxismo infantil está relacionado com alguma alteração de rotina da criança. Os aspectos psicológicos tais como agressão reprimida, frustrações, problemas escolares, familiares ou com amigos são objetos de uma atenção particular, pois se observa um aumento considerável da tensão e pode estar relacionado a dificuldades psicológicas da criança em assimilar e exteriorizar o problema.bruxismo infantil

Em um informe publicado pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro é citado que a homeopatia, em seus parágrafos §3; §7: §186; §252; §260; §261, defende a não supressão, pois se impedirmos o bruxismo infantil estaremos interferindo na correta troca dos dentes e no adequado desenvolvimento do sistema estomatognático. Lógico, a homeopatia leva em conta que esse bruxismo não seja patológico.

bruxismo infantilTratamento:

Um passo importante para tentar curar ou pelo menos diminuir o bruxismo é cortar a tensão psicológica. Isto pode ser feito através de esportes, ioga e exercícios de relaxamento. Um tratamento psicológico pode ser associado. Já distúrbios psiquiátricos, como depressão e ansiedade, devem ser aliviados e medicados se necessário. A psicoterapia identifica e trata as dificuldades emocionais associadas ao bruxismo.

E não esqueça: em muitos casos o bruxismo é uma condição normal e passageira no desenvolvimento da criança.


1. AHMAD, R. Bruxism in children. J Pedodont, v.10, p.105-125, 1986.

2. MACIEL, R. N. Oclusão e ATM: procedimentos clínicos. São Paulo: Santos, 1996. p.195-231.

3. WIDMALM, S. E. et al. Prevalence of signs and symptoms of craniomandibular disorders and orofacial parafunction in 4-6-year-old African-American and Caucasian children. J Oral Rehabil, v.22, p.87-93, 1995.

Talvez você se interesse por...

22 Responses

  1. Vagner jose selestino da silva disse:

    meu filho nao ta me deixando dormir, o bruxismo é forte,e ele pratica futebol todo dia mais a noite é aquela agonia por favor me de alguma resposta. Obrigado.

  2. Alexander Müller disse:

    Vagner, se você está preocupado com os efeitos do bruxismo nos dentes de seu filho, o interessante seria você levá-lo para uma avaliação com um dentista. Existem placas de mordida que ele poderá usar enquanto dorme.
    Se a sua preocupação é com suas noites mal dormidas devido ao barulho do ranger de dentes do seu filho, existem tampões auriculares excelentes que facilitarão o seu sono.

  3. cida disse:

    Minha filha é muito ansiosa ,falta o ar qdo respira e range muito os dentes á noite e mas tiga muito. O que faço para ajudá-la com a homeopatia?
    me ajudem por favor . Me escrevam por emailpor email. O brigada desde já.

  4. Fernanda Loiola disse:

    Olá, minha filha tem 1 ano e meio e range muito os dentes a noite, independente de mudança da rotina. Não tinha dado muita atenção a isso, mas agora resolvi pesquisar e fiquei preocupada. Que causas será possíveis para esse quadro em tão pouca idade?
    Desde já agradeço.

  5. Alexander Müller disse:

    Fernanda, o que podemos ajudar com relação a este problema está escrito neste post. Dê mais uma lida.

  6. PRISCILA disse:

    Meu filho tem somente 3 anos e apresentou bruxismo, a dentista disse q devido a sua arcada ser ainda de leite, ela não recomenda colocar a placa para ele dormir, alias ela indicou algo para ele morder, optmaos por voltar a chupeta. Fizemos bem?
    Outra coisa, esse ano engravidei meu outro bebe ja esta para nascer sera devido a essa mudança q ele desenvolveu bruxismo?

  7. viviane disse:

    Olá bom adia! meu filho tem 4 anos e o bruxismo dele é noturno, ele
    quase n me deixa dormir, sera que pode ser pisicologico?

  8. Alexander Müller disse:

    Sim Viviane, provavelmente é psicológico. Procure saber como é o dia do seu filho: se é muito agitado, se está tendo algum problema na creche onde estuda, etc.

  9. fabiana disse:

    oi minha filha tem três anos e esta apertado tanto os dentes durante a noite que já fraturou alguns dentes.socoro.

  10. Alexander Müller disse:

    Fabiana, fique tranquila. Leia o texto por completo. Abraço!

  11. Patricia disse:

    Bom dia!
    Meu filho de 6 anos range muito os dentes quando dorme, de modo que seus dentes já estão entortando. Já o levei a dentista, que me disse que teria que descobrir o motivo de sua ansiedade. Fiz o que pude, mudei de escola, mudei a cama de lugar, tudo que ela me indicou, e nada. Há algum tempo nasceu apenas um dente permanente. Estou com muito medo que este seja danificado ou que meu filho acabe tendo algum outro problema. Se puder me ajude.
    Grata desde já!

  12. Amanda disse:

    Oi minha filha tem 9 anos e vem apresentando esse ranger dos dentes(bruxismo)e ela é uma criança muito nervosa,agitada,rebelde.Será q isso pode ser a causa da doença,devo procurar quem para fazer um tratamento certo?

  13. Alexander Müller disse:

    Amanda, em alguns casos um acompanhamento psicológico pode ser importante.
    Abraço

  14. Amanda disse:

    Obrigada!!!

  15. Evelyn Lorena disse:

    Boa noite!!

    Minha filha range os dentes durante a noite, assim como o meu marido tambem o faz. Acretido que possa ser genético , pois descobri que toda familia do meu marido(por parte de mãe), os tios, primos, seu avô e sua mãe possuem os dentes curtos por causa do bruxismo.O que posso fazer?

  16. Kátia disse:

    Olá, minha filha vai fazer 5 aninhos e rangia os dentes durante o dia e a noite, um médico me disse que poderia ser vermes, ela tomou o vermífugo, deu uma melhorada não sei se por coincidência, mas ela parou de ranger os dentes durante o dia, mas continuou durante a noite. A pediatra dela disse que, é por ela ser muito nervosa, e me aconselhou dar chá de camomila antes de dormir,pra ver se melhora, e posteriormente procurar um dentista para colocar uma plaquinha para proteger os dentes. Olha posso dizer que melhorou MUITO ela dorme super tranquila e poucas vezes ranges os dentes, estou mais tranquila. Obrigada pelo espaço, só queria dividir isso com vocês.

  17. Adriana disse:

    Estou muito preocupada, meu filho tem 4 anos, e tem rangido muito a noite, as vezes, parece que vai quebrar os dentes. Uma amiga dentista, falou que isso e normal, e deve passar. Mas gostaria de saber se tem algo para que suavize esse rangido. Obrigado.

  18. betiane disse:

    tenho me preocupado muito com minha filha ela tem apenas 2 anos e ela range muito os dentes durante o dia nao sei se e por causa dos dentes que sao muito tortos e ela ainda chupa dois dedos .me ajude por favor ja nao sei mais o que faço!!!

  19. tatiane de cerqueira lima disse:

    olá, meu filho é portador da SINDROME DE DONW E TEM BRUXISMO CONSTANTE,NOITE E DIA, NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO, ELE TEM 4 ANOS.ME AJUDE!OBRIGADO!

  20. Talita disse:

    Ola meu filho tem 2 anos e chora por tudo, chora ao acordar ou dormir, para trocar fralda e tudo mais.Não sei mais o que fazer ele se assusta com barulhos diz que é estranho, microondas, liquidificador , areia estava quente ele ficou com medo de pisar.Sera que isso pode ser grave ? o que pode estar acontecendo ? me ajudem por favor

  21. taiane disse:

    ola ,boa noite , tenho ma filha de 6 anos levei ela a alguns dentista e odontopediatria uns me falarao que nao posso colocar a placa para que ela pare de range os dentes a noite e outros ja me recomendarao a fazer, nao sei mais o que fasso , porque ela ja roi unha ela durante o dia e uma criaca mmito tranquila , mais se chamar ateca dela ela ja roi a s unha , gostaria se possivel que me ajudase nessa questao ja nao o que fazer e quero resolver isso logo para que ela fique bem obrigada

  1. 17 de março de 2012

    […] caso a caso, por fim, saibam mais informações sobre o Bruxismo Infantil Noturno acessando o site (www.odontoblogia.com.br). Veja Também:Mochila do Patati Patatá: Onde ComprarReceita para Tratar o Mau […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>