Bruxismo. O que é?

O que é Bruxismo?

 

O bruxismo é o ato de ranger e ou apertar os dentes voluntária ou involuntariamente. Este hábito costuma ocorrer durante o sono, estado de vigília, ou quando a pessoa está concentrada em alguma tarefa ou desempenhando algum trabalho que exija muito esforço físico. Lembrando que o bruxismo pode acometer tanto em adultos quanto crianças (bruxismo infantil).

Quais danos o bruxismo pode causar nos dentes?

O bruxismo gera o desgaste oclusal e incisal dos dentes (alteração da sua forma), afeta os tecidos de suporte dentários (retração da gengiva e mobilidade dos dentes), causa dores nas articulações, dores de cabeça, dores nos músculos da face e ombros.

 

Quais as causas do bruxismo?

As principais causas do bruxismo são: alergias respiratórias, maloclusão dentária, e principalmente o estresse. Esses fatores podem ocorrer em conjunto ou isoladamente.

 

 

Qual o tratamento para o bruxismo?

Se a causa principal do bruxismo for uma maloclusão dentária, a correção ortodôntica é indicada. Nos casos de bruxismo em decorrência do estresse, uma avaliação psicológica pode ser importante. O nível de estresse é diretamente proporcional à intensidade do bruxismo noturno. Para a diminuição do desgaste oclusal e relaxamento dos músculos da face o indicado é a confecção de uma placa de acrílico que o paciente utilizará para dormir.

 


Você pode gostar...

2 Resultados

  1. guilad weil disse:

    sou dentista, descobri um aparelho muito interessante pra prevenir efeitos nocivos do bruxismo,

    o aparelho se chama NTi , é um aparelhinho de acrilico pre fabricado q encaixa
    somente nos dentes da frente,

    qdo há esse contato anterior apenas, alem de nao haver como desgastar os dentes posteriores, a musculatura se relaxa muito mais do que com aparelhos q cobrem todos os dentes
    mais informaçoes no meu website http://www.guidental.com

    abraço

    guilad

  1. 30 de agosto de 2010

    […] dias me defrontei com algumas questões inerentes ao tratamento do bruxismo excêntrico noturno em crianças. Então resolvi postar aqui alguns […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *