Como montar seu consultório odontológico! (Parte 2)

Não leu a primeira parte da Trilogia “Como montar seu consultório odontológico“? Clique AQUI

Parte física: montando o consultório e a sala de espera

Sala de espera

Para a sala de espera ou recepção, fique atento em utilizar, sempre que possível, apenas poltronas para individualizar cada usuário. Banco de alvenaria contínuo, alternando-se um assento/encosto com um revestimento também é interessante. Repare na importância de variações necessárias para odontopediatria.

Como montar consultório odontológico Parte 2

A iluminação deve proporcionar um ambiente agradável, por isso, é importante que haja incidência de luz natural, ou então luz artificial de lâmpadas comuns (luz amarela).

Consultório

  • Iluminação

Uma boa iluminação do consultório é fundamental para a avaliação da cor do dente do paciente. Por esta razão, a luz natural, juntamente com luz de lâmpada tubular fluorescente (G.E Duramax super luz do dia 40 W 5.500 K), deixa o ambiente adequado à prática odontológica. Em um consultório de 10 m² você irá utilizar 6 lâmpadas deste tipo.

  • Cores

O consultório deve apresentar, sempre que possível, cores frias (verde, azul). Os tons pastéis em verde são especialmente recomendados para obter-se uma atmosfera repousante, complementada pela harmonia das cores do piso, equipamentos e ornamentos.

IMPORTANTE: a cor branca ou gelo deve ser evitada, pois devido ao fato de ser extremamente reflexiva, leva à fadiga visual, globo ocular injetado, tendência a esfregar os olhos. A cor branca é aceita no máximo para o teto.

  • Praticidade

A altura recomendada para a bancada, por exemplo, é de 87 centímetros ou até 92 centímetros para pessoas de maior estatura. É interessante deixar uma distância de 80 centímetros a 1 metro entre a cadeira(encosto da cabeça) e a bancada, suficiente para a movimentação e o acesso à bancada apenas esticando o braço.

Como montar seu consultório odontológico Parte 2
Clique na imagem para ampliar


Exemplos de consultórios, documentação legal  e mais algumas dicas:

… leia a terceira parte da Trilogia “Como montar seu consultório odontológico!”.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Libia Borges disse:

    Tenho uma dúvida caro colega…é necessário baritar as paredes do consultório ou ter o avental, biombo e protetor de tireóide já basta??
    Obrigada

  2. Alexander Müller disse:

    Cara Líbia, normalmente o biombo e o avental de chumbo são suficientes. Quando for feito o laudo radiométrico, será observado os ambientes que se encontram ao lado da sala que se encontra o aparelho de raios x. A não ser que do outro lado tenha uma creche ou uma maternidade, fique tranquila, não será necessário baritar suas paredes.
    Gratos pelo contato.

  3. rogerio disse:

    muito bom este blog.
    ótimas orientações!!!

  4. Ana Ribeiro disse:

    Olá!
    Tenho uma dúvida, quanto a cor da parede do meu consultório, estou precisando de ajudas e sugestões!
    A cor da cadeira do meu equipo e mocho são azul cobalto (um azul bem escuro, quase um petróleo).
    Vale lembrar q estou mudando os móveis também!!!
    Obrigada : )
    Aguardo respostas….

  5. Edjorge disse:

    Bom dia amigos!
    Gostaria de saber como faço para financiar um consultor? (Equipamentos)
    Quem financia?
    Grato.

  6. MELO disse:

    Sou investidor, penso em montar uma clínica odontológica e alugar salas com equipamentos e toda estrutura, em CAMPINAS. SP.
    Encontrarei com vai querer alugar?

  7. rosimeri disse:

    Olá,gostaria de saber se preciso baritar a parede de gesso acartonado que divide a sala de procedimentos com a recepção,visto que as cadeiras onde os pacientes ficam sentados ficam encostadas nesta parede.
    grata

  8. BEATRIZ ALVES disse:

    Estou com dificuldades para encontrar cadeiras
    para um consultório de odontopediatra,pois o tamanho seria 150mm comprimento.Isto procede?Gostei muito deste site,muito bom,parabéns.

  9. Marilda Silva disse:

    Estou pensando em investir umas economias num consultório dentário . Meu marido é protético . Temos percebido que a maioria dos profissionais não sabe lidar com a administração do consultório . Ja trabalhei com alguns e constatei isso . Por isso eu estou pensando em montar um . Esse blog foi o mais completo e objetivo que encontrei em todas as minhas pesquisas . Eu, mesmo não sendo dentista, posso abrir e colocar profissionais para trabalhar ? Existe algum critério ? Obrigada. Marilda

  1. 11 de fevereiro de 2011

    […] leia a segunda parte da Trilogia “Como montar seu consultório […]

  2. 3 de março de 2011

    […] Não leu a primeira e a segunda parte de “Como montar seus consultório odontológico”? Clique em parte 1 ou parte 2. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *