Dentistas: Um alerta para evitar acidentes

Mais uma vez notícias negativas envolvendo nossa profissão ganham destaque na mídia. O último caso foi de uma adolescente de 12 anos que durante uma consulta em um posto de saúde na cidade de Barro Preto, na Bahia acabou engolindo “um equipamento” usado pelo dentista para fazer uma restauração.

A Dentista encaminhou e ajudou financeiramente a garota com exames radiológicos que mostraram que a peça já esta no intestino e por orientação médica foi recomedado que a mesma seja eliminada naturalmente.

Fica o alerta para todos nós dentistas que muitas vezes não tomamos cuidado na realização de procedimentos odontológicos que consideramos muito simples.

Pelas imagens, me parece que o objeto é uma ponta aplicadora de ácido fosfórico ou ponta aplicadora de algum material restaurador (tipo resina flow).

Menina engoliu objeto durante procedimento odontológico

Por mais que muitos profissionais odeiem utilizar o isolamento absoluto neste caso teria evitado todo o stress tanto da família como do colega. Mesmo assim, alguns procedimentos ficam inviáveis para se utilizar o isolamento absoluto, portanto tomem cuidado e atenção.

Alguns colegas mais cuidadosos (e espertos) amarram pequenas peças ou instrumentais com fio dental para em caso de alguma deglutição acidental possa puxá-lo.

Seria esse o objeto que a menina engoliu? Todo cuidado é pouco.

O que nos resta saber é se o posto de saúde fornecia isolamento absoluto para a dentista fazer as restaurações, pois muitos por aí não fornecem.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 21 de fevereiro de 2011

    […] ;Impede a deglutição ou aspiração de materiais (Evita acidentes); […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *