Diabetes Melito e a Doença Periodontal

Os pacientes com diabetes melito são mais suscetíveis a infecções. Infecções agudas e condições inflamatórias podem aumentar a taxa de glicemia e comprometer o controle metabólico do diabético.

É importante para o cirurgião dentista o conhecimento das alterações sistêmicas provocadas pelo Diabetes e suas manifestações bucais.
Manifestações bucais do diabetes melitus:

a) Menor queratinização do epitélio gengival;
b) Síntese lenta de colágeno;
c) Desenvolvimento de infecções secundárias;
d) Reabsorção óssea rápida e progressiva;
e) Osteoporose trabecular;
f) Microbiota de placas não aderidas e aderidas alteradas pelo nível de glicose;

A rápida perda de inserção em um paciente de média idade ou mais velho, associada a outras manifestações sistêmicas pode representar um dos primeiros sinais da instalação da diabetes no adulto.
O diabético bem controlado pode ser tratado como um paciente normal, na maioria das vezes. O tratamento periodontal em diabéticos não controlados é contra indicado.Leia mais sobre o Diabetes Melito e a Doença Periodontal neste excelente artigo científico, clique aqui e faça o download grátis!

MELGAÇO, C.A. Diabetes melito e a doença periodontal: revisão da literatura. JBE, Curitiba, v.3, n.9, p.100-104, abr./jun. 2002.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 3 de outubro de 2011

    […] pessoas com diabetes não têm conhecimento das ligações estreitas entre o estado de sua saúde bucal e seu risco de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *