Diabetes e a saúde bucal

Muitas pessoas com diabetes não têm conhecimento das ligações estreitas entre o estado de sua saúde bucal e seu risco de desenvolver complicações, alertam os pesquisadores  na última edição do British Dental Journal.

Os autores do artigo: “A conscientização da saúde bucal em pacientes adultos com diabetes: um estudo de questionário”, afirmam que a inflamação das gengivas pode aumentar a gravidade do diabetes, piorar a doença cardiovascular e aumentar a mortalidade por câncer oral e lesões pré-malignas.

A pesquisa realizada com 229 pacientes de uma clínica de diabetes constatou que apenas 13% dos indivíduos tinham conhecimento de que as gengivas inflamadas e sensíveis podiam ser afetados pelo diabetes, ou vice-versa.

O artigo relata também  que a diabetes mal controlada pode acelerar a progressão da doença periodontal que, se não tratada, pode resultar na perda de dentes.

Parece óbvio, mas é sempre bom ressaltar que escovar os dentes duas vezes por dia, todos os dias, com um creme dental com flúor, usar fio dental diariamente e visitar o dentista regularmente ainda são os melhores métodos para proteger os dentes e gengivas e, ao que parece, reduzir o risco de desenvolver complicações da diabetes.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Christiano gustavo disse:

    Bom dia, eu sou diabético e estou tendo complicações na gengiva,elas estão inflamadas e sai pus e alguns dentes estão moles, eu tenho feito a limpeza mais mesmo assim elas continuam inflamadas. O que Fazer?

  2. Frank Botega disse:

    Procure um dentista periodontista.

  1. 5 de outubro de 2011

    […] A estreita relação entre a diabetes e a saúde da sua boca. –> OdontoBLOGia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *