O impacto da dieta moderna no alinhamento dentário

Novas pesquisas sugerem que muitos problemas ortodônticos estão associados à dieta moderna em países industrializados.

O estudo da universidade de Kent mostra que uma dieta com alimentos mais leves ou macios faz com que a mandíbula tenha um crescimento menor em relação ao tamanho dos dentes.

Os pesquisadores testaram em várias partes do mundo a teoria da transição dos hábitos alimentares do homem-caçador para o homem-agricultor que resultou em mudanças no desenvolvimento craniano e mandibular.

Dr von Cramon-Taubadel, professor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia e Conservação, pesquisou a forma do crânio e mandíbula de 11 populações distribuídas globalmente  e comparou com diferentes modelos genéticos, diversas posições geográficas, diferenças climáticas e alimentares.

Ele descobriu que a forma da mandíbula, e até mesmo o formato do palato, estava relacionada com o comportamento alimentar das populações, enquanto que a forma do crânio estava fortemente relacionada com a genética destas populações.

Em particular, a forma da mandíbula reflete principalmente as populações que são caçadores ou agricultores, independentemente de qual parte do mundo eles vêm.

 Isto sugere que o comportamento de mastigação cresça e se desenvolva de forma diferente em grupos com tipos de subsistência diferentes, enquanto que o crânio não é afetado da mesma maneira.

Resumindo: os grupos onde a caça era a principal fonte de alimentação, a mandíbula possuía um formato mais longo e estreito, enquanto que nos grupos onde a agricultura predominava, a mandíbula era mais curta e larga, aumentando o apinhamento dentário.

Nota do autor do post: se voltarmos a caçar, confeccionando nossas lanças e flechas, e sairmos por aí, em uma busca frenética por um animal que nos alimente, dentro de uns 300 mil anos o mundo estará livre de problemas ortodônticos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *