Dispositivo intraoral ajuda tetraplégicos a se locomover com cadeira de rodas

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia (EUA) desenvolveram um dispositivo intra-oral, semelhante a um aparelho ortodôntico móvel, que auxilia tetraplégicos a movimentarem sua cadeira de rodas só com o movimento da língua. Chama-se provisoriamente “Tongue Drive System”.

Na língua do paciente é colocado um piercing e conforme o paciente a movimenta sua cadeira de rodas responde se locomovendo na direção solicitada (veja foto e vídeo).

Interessante, não??? (DTI/Photo courtesy of Georgia Institute of Technology)

Os comandos feitos pela língua do paciente são enviados via wireless a um iPod ou Iphone adaptado na cadeira de rodas elétrica. Este não é o primeiro dispositivo desenvolvido pela equipe. Anteriormente foi tentado o uso de headsets que com o movimento da cabeça movimentariam a cadeira mas os pesquisadores tiveram muitos problemas com a questão da calibração.

O dispositivo ainda está em fase de testes e vem apresentando excelentes resultados e espera-se que em breve esteja a disposição dos pacientes.

E o piercing na língua não prejudica os dentes ou outros tecidos? Por isso deve ser importante o acompanhamento  constante de um dentista 🙂

Vi [aqui!]

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 7 de março de 2012

    […] Tongue Driving System. –> OdontoBLOGia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *