Download: Receita de controle especial

Recebi via e-mail o comunicado do CRO do meu estado (Santa Catarina) sobre a nova resolução da ANVISA sobre o controle de medicamentos, especificamente antimicrobianos isolados ou em associação. a prescrição de antibióticos deve obrigatoriamente ser feita mediante receita de controle especial em duas vias – COR BRANCA e a partir de 28 de novembro de 2010 as farmácias serão obrigadas a reter uma das vias.

No e-mail constava também um modelo adaptado aos dentistas deste tipo de receita que agora o odontoBLOGia disponibiliza para os outros colegas de todo o Brasil. Clique na imagem para ampliar e salvar:


Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

14 Responses

  1. Ana Tokus disse:

    A resolução é meio confusa no que diz respeito à necessidade do uso da receita especial de cor branca. Parece-me que ela sugere que se use, mas não obriga. Na dúvida, imprimam o modelo gentilmente sugerido pelo OdontoBLOGia e usem! :)

    Pelo que pude perceber nas minhas pesquisas pra escrever o post e conversando com conhecedores do assunto, basta que a prescrição seja feita em 2 vias, com os dados requeridos.

    Quando eu amamentava, tomei por um tempo um medicamento controlado destinado a aumentar a produção de leite, e ele fazia parte da categoria em que entraram agora os antibióticos, de venda apenas com retenção da receita. A prescrição que recebi só diferia da comum pelo fato de estar em duas vias. A folha de receituário era comum e a prescrição de próprio punho.

    Algum leitor já foi na farmácia comprar antibióticos? E aí? :)

  2. PEDRO HENRIQUE MARRQUES disse:

    eu ja tive pacientess q foram ao consultorio atras do receituario, para comprar amoxicilina!! pois foi barrado na farmacia qdo ia se automedicar!

  3. Roberta disse:

    Fiz uma prescrição de pp punho em duas vias pra uma paciente e não foi aceita!!! Aqui no RJ as farmácias só aceitam o receituário branco carbonado.

  4. roberto maciel de lima jr. disse:

    Gostaria de saber se é possível um cirurgião dentista,inscrito no CROSP, com todos os documentos e um carimbo portátil pode comprar no balcão de uma fármácia rifocina spray, utilizando um papel sulfite devidamente preenchido ?

  5. Lucas paz disse:

    como faço para conseguir a receita branca com o carimbo do medico e o endereço da clinica.(tibrado)

  6. Frank Botega disse:

    Você deve mandar imprimir em uma gráfica de sua preferência. Copie este modelo.

  7. Andre disse:

    Eu sendo dentista para comprar antibiotioco para o consultório tenho que fazer uma receita para mim em meu nome. kkkkk isso é ridiculo.
    Se vamos aos médicos e receitarem amoxicilina com clavulanato só ai vc umas 50 pratas!
    Coitado de quem nao tem grana para comprar, isso se conseguirem atendimento médico.
    Povo brasileiro é trouxa mesmo… Agora alem de ficarem doentes, não vao conseguir se curar e usarão as “ótimas” curas caseiras “fantasticas”.

  8. Adriano disse:

    Bom os medico so pq tem um acrimbo na mao acha que pode fazer o que quer o que custa faz\er um bloco de recita todo tibrado `proibido ate fazer prescriçao da proprio punho a nao ser letras de forma.É por isso que nosso pais esta como esta todos quer ter o direito sem fazer poronde…. Adriano..

  9. Antonio Carlos disse:

    Andre 20 de julho de 2011 at 4:12 #

    Esse cara é a favor de automedicação, se for dentista eu me envergonho em ser também. Antes dessa lei o povo tomava antibiotico pra qualquer coisa, era o fim.

  10. CLINICA CEDEQ disse:

    Bom eu acho seriíssimo ter esse cntrole.

  11. eu disse:

    Obrigadoo!!!! com essa receita consegui comprar meu antibiotico sem ir ao médico!!! vlw msm!!

  12. Frank Botega disse:

    Só conseguiu se o farmacêutico é um imbecil pois é obrigatório ter um carimbo do profissional que está receitando o medicamento, seu número de registro e outras informações. E este não é o objetivo do post e sim disponibilizar um modelo para que os profissionais imprimam e tenham em seus consultórios. Abraço.

  13. grazi disse:

    sou farmaceutica, e para comprar antibiotico a receita nao precisa necessariamente ser de controle especial., pode sem em receita comum sem data com com data de ate 10 dias corrido.

  1. 22 de abril de 2013

    […] por certas condições do indivíduo como baixa resistência do organismo ou uso prolongado de antibióticos e […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>