Erosão Dentária – Pesquisa da USP desenvolve géis que a inibem em 100%

A professora Marília Buzalaf, do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, através de uma pesquisa descobriu que géis de três substâncias, inclusive o popular chá verde, são eficientes na prevenção da erosão dentária, a perda do tecido do dente pela ação do ácido oriundo da alimentação ou do suco gástrico.

erosão dentária - gel inibe 100% da erosão dentária

Ela explica que o problema tem origem no consumo de bebidas e frutas cítricas, refrigerantes e bebidas alcóolicas, além de indivíduos com refluxo, bulimia ou doenças que causam vômito constante.

erosão dentária

Como agem os géis:

Os géis (chá verde, clorexidina e sulfato ferroso )foram aplicados sobre a dentina, posteriormente exposta a substâncias ácidas como refrigerantes. Enquanto o bochecho com o chá inibiu 30% da corrosão, a utilização do gel, de todos os inibidores, garantiu 100% de inibição em uma única aplicação.

A Agência de USP de Inovação já patenteou os géis que logo estarão sendo comercializados.

Fonte [link]

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 9 de agosto de 2011

    […] Odontologia de Nova Iorque (New York University College of Dentistry) adverte sobre os perigos da erosão severa e rápida do esmalte dentário pelo tipo de manutenção feita nas […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *