Escolas de Odontologia pelo mundo #1: Melbourne Dental School

Vamos iniciar uma série de posts falando sobre alguma faculdade de odontologia pelo mundo e conhecer suas principais características. Será que as universidades estrangeiras são muito diferentes das brasileiras?

Óbvio que o post tem uma visão superficial sobre estas instituições, portanto se você se interessou e quer saber mais detalhes clique em alguns dos links presentes no post. Boa leitura.

Universidade de Melbourne – Faculdade de Medicina, Odontologia e Ciências da Saúde – Escola Dentária de Melbourne

Universidade de Melbourne - Austrália

HISTÓRIA

Em 1884 um grupo de dentistas formaram a Sociedade Odontológica de Vitória com os objetivos de regulamentar e  ensinar dentistas no estado de Vitória (Austrália). O Sr. John Illife (1847-1914), um membro e, posteriormente, presidente da Sociedade Odontológica de Vitória, foi a força motriz nas negociações para a regulamentação da odontologia em Vitória e no estabelecimento de um hospital e da faculdade, em Melbourne.

Graças em grande parte aos seus esforços, o Melbourne Dental Hospital abriu as suas portas em 1890 e foi seguido em 1897 pela Faculdade de Odontologia da Austrália, dedicada exclusivamente à educação dos dentistas.

Em 1904 a Faculdade de Odontologia e Ciências Dentárias foi criada e o Colégio era afiliado com a Universidade de Melbourne. Em 1963, a Faculdade e os hospitais passou de 193 para 711 Spring Street Elizabeth Street, Melbourne.

A ESCOLA

Está na vanguarda da educação odontológica de pós-graduação e tem o maior programa de pós-graduação na Austrália. Também oferece uma variedade de programas contínuos de desenvolvimento profissional para os dentistas. Existe uma gama diversificada de estudantes australianos e estrangeiros de muitas origens sociais e étnicas.

Pré-Clínica

MUSEU ODONTOLÓGICO

A Escola de Odontologia de Melbourne possui um museu próprio rico em fotos e objetos. O museu foi criado em 1884!

Aliás, faltam museus de odontologia no Brasil e sobram universidades.

 

PESQUISA

A Faculdade de Odontologia de Melbourne tem uma forte tradição em pesquisa odontológica e uma reputação internacional em diversas áreas de pesquisa. A Escola publicou 70 publicações científicas em revistas e jornais e em 2007 atraiu cerca de US $ 6,4 milhões em doações externas de agências governamentais e da indústria.

É participante do Instituto Bio21 com investigações que abrangem uma ampla variedade de sub-disciplinas, incluindo a química estrutural, biofilme bacteriano e da tecnologia da vacina peptídica.

Laboratórios

Laboratórios

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *