Candidíase Oral

O que é a Candidíase Oral?

A candidíase (sapinho) é uma lesão de origem fúngica (C. albicans, C. tropicalis entre outras). O fúngo esta presente na flora bucal normal mas só se manifesta na forma patogênica por certas condições do indivíduo como baixa resistência do organismo ou uso prolongado de antibióticos e corticóides.

Quando os fungos estão em um ambiente favorável para sua proliferação, acabam adquirindo uma forma patogênica, filamentosa e com a produção de certas enzimas queratolíticas penetram a mucosa.

Aspectos:

Normalmente a candidíase oral se mostra como uma lesão ulcerada recoberta por membrana branca extensa, em forma de manto ou puntiforme, destacável com surgimento de área cruenta.

Muitas vezes a membrana não está presente (forma atrófica) ou como placa não destacável (hiperplásica ou leucoplásica) em casos mais persistentes ou de longa data. A queilite angular na comissura labial pode se formar graças a candidíase.

Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento:

Pelo próprio exame clínico, citológico e principalmente pela biópsia. Uma manobra obrigatória para o diagnóstico é a raspagem que visa destacar a membrana que recobre a lesão. O prognóstico é bom. Identificando e eliminando os fatores que deprimem o sistema imunológico.

O tratamento da candidíase oral se dá através da utilização de antifúngicos tópicos ou via oral. Os mais utilizados são a Nistatina e Fluconazol que revertem o quadro em uma semana a dez dias.

 

 

Comments

  1. By kellen

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>