In Ceram – Cerâmica sem metal

O sistema In Ceram / Vita (alumina, spinell e zircônio) é um sistema livre de metal e foi desenvolvido a partir da metade dos anos 80 baseando-se no princípio em que duas ou três fases de óxido de alumínio e uma de vidro são dimensionalmente combinadas por difusão para formar um compósito. No caso, um coping confeccionado em alumina porosa é infiltrada por vidro de lantânio alumínio-silicato e sobre esta subestrutura é aplicada a cerâmica feldspática pela técnica de estratificação convencional.

Coroa em In-Ceram Spinell / foto: cdeworld.com

Entre as vantagens de se utilizar sistemas livres de metal podemos citar a estética, biocompatibilidade, estabilidade de cor e alta resistência de compressão e adesão.

Conheça os modelos de In Ceram e suas variações / indicações em prótese:

Infiltrado de Vidro:

VITA In-Ceram SPINELL (MgAl2O4) possui a translucidez mais elevada de todas as cerâmicas de óxido, o que a converte no material ideal para a confecção de estruturas de coroas de dentes anteriores de cerâmica sem metal, especialmente no caso de raízes vitais e pacientes jovens.

VITA In-Ceram ALUMINA (Al2O3) pode se empregar em múltiplas aplicações e permite confeccionar estruturas de coroas e pontes de dentes anteriores com um máximo de três peças.

VITA In-Ceram ZIRCONIA (Al2O3-ZrO2) é a cerâmica de óxido com o maior poder de máscara (« masking power » em inglês). Por este motivo é especialmente indicada para o caso de troncos muito descolorados, combinando a resistência à rotura do ZrO2 e a elevada resistência à flexão do Al2O3. Seu âmbito de aplicação inclui coroas e estruturas de pontes com um máximo de três peças, tanto de dentes anteriores como posteriores.

Sinterização:

VITA In-Ceram AL (Al2O3): Os blocos de cerâmica se sinterizam à densidade máxima em forno especial de alta temperatura (VITA ZYrcomat), a uma temperatura superior a 1500 ºC. A cerâmica pré-sinterizada se utiliza para confecção de estruturas altamente resistentes de coroas e pontes de dentes anteriores com um máximo de três peças, bem como de componentes primários para a técnica de coroas duplas.

VITA In-Ceram YZ (Y-TZP): Os blocos, pré-sinterizados industrialmente, são fabricados em ZrO2 parcialmente estabilizado com ítrio. O resultado é uma resistência (claramente superior a 900 MPa) e uma resistência à rotura superior à média (5,9 MPa * m 1/2). VITA In-Ceram YZ é ideal para a confecção de coroas esbeltas de grande estabilidade e de estruturas de pontes de várias peças para dentes anteriores e posteriores.

Quadro com as indicações da utilização do sistema In Ceram:

Comments

  1. By Célia Regina de Almeida Amorim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>