Luxação na ATM. Bizarro?

No canal de tv britânico BBC existe um programa chamado Bizarre E.R que mostra casos estranhos que aparecem nos hospitais de Londres. Num dos programas (que você pode assistir no vídeo abaixo) o caso bizarro foi o de uma luxação na ATM.

Vocês consideram uma luxação de ATM um caso tão estranho assim? Bom, eu diria que é pouco comum casos de luxação. Eu me deparei com apenas um caso de luxação no consultório e para minha felicidade (e a da paciente) ela retornou com a mordida ao normal em poucos minutos sem a necessidade de qualquer manobra, mas à primeira vista você leva um susto. Foi um típico caso de luxação atraumática em que os côndilos deslocaram para anterior pois a paciente ficou vários minutos com a boca bem aberta.

No vídeo, a garota sofreu o mesmo tipo de luxação atraumática graças a um bocejo. No hospital, foi submetida a técnica de redução de Watson Jones onde você coloca vários palitos de madeira na boca do paciente esperando que o côndilo vença a altura da eminência articular. No fim das contas, final feliz.

Bizarro para alguns, para nós dentistas nem tanto.

Querem mais informações sobre tudo relacionado a oclusão? Recomendo seguir estas feras: @bruxismo @dororofacial e @rgaranhani

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Grande Frank, obrigado por me citar no excelente post, ainda mais com autoridades como o @bruxismo e @dororofacial . Só lembro que tenho dupla personalidade no twitter. O odontológico é o @odontoprotese.
    Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *