5 materiais inúteis que compramos na faculdade de odontologia

O odontoBLOGia fez uma lista de 5 coisas que obrigam você a comprar na faculdade e que depois de algum tempo acabam ficando no fundo do armário, sem nenhuma utilidade. Na época da faculdade, ou você comprava, ou nem participava das aulas práticas. Uma puta falta de sacanagem. Vamos a lista:

1 – Seringa Centrix


Além de ser cara, mostrou-se útil apenas em um dos 200 mil procedimentos odontológicos que você ja realizou na vida. Dizem que é ótima para inserção de cimento de ionomero de vidro.

2 – Dedal de Borracha (amálgama)


Essa é o professor de Materiais Dentários que te manda comprar. Hoje em dia é artigo de museu de odontologia.

3 – Serra para troquel


Tirando os fanáticos por próteses que adoram fazer o próprio troquel, esse equipamento serve mais é para o protético.

4 – Mufla


Bigorna do protético. No seu consultório é um belo peso de papel ou serve para segurar a porta.

5 – Base de borracha para modelos de Gesso


Para os dentistas mais caprichosos que adoram um modelo perfeito, mas quem não sabe usar acaba gastando gesso demais.

E você, acabou comprando mais alguma inutilidade na época de faculdade?

Você pode gostar...

24 Resultados

  1. Seringa Centrix é ótima pra restaurações com ionômero de vidro em pediatria! Facilita muito o trabalho com as criOnças!

  2. Alexander disse:

    Exato Gustavo, um procedimento dentre 200 mil, hehehe! Abraço!!!

  3. Frank Botega disse:

    Minhas professoras na faculdade diziam que era ótima pra odontopediatria mesmo. Só acho essas pistolas que tem que trocar a ponta toda vida um baita caça níquel das empresas odontológicas.

    Abraço!

  4. Ana Tokus disse:

    Gosto bastante da centrix, só que uma caixinha com poucas pontas custa um absurdo de caro!

    A base de borracha, não sei porque, chamavam de “Terezinha” na faculdade. Tenho também, nao uso. Aprendi a fazer bases mais legais (e com menos gesso) à mão livre. Acho até mais divertido… 🙂

  5. Frank: me responsabilizo pela serra p/ troquel. Mas acredito que ela serviu para dar uma noção do procedimento..
    Abraço e parabéns pelo site.
    roberto

  6. @diegoperes disse:

    Ei, acho uma das coisas mais sensacionais na odontologia: seringa CENTRIX! Sempre que uso Ionômero, uso Centrix…

  7. Kalinka disse:

    Itens úteis para um site de compras coletivas oras..

  8. kellen disse:

    kkk, já tinha passado por aqui algumas vezes, mas nao tinha visto de onde era o dono do blog.
    Hoje quando vi isso, pensei “nossa! parece a lista da minha facul”
    e nao eh que era mesmo!!! kkk, coincidencia…
    teu blog eh massa, viu

  9. rachel disse:

    Como é que usa a seringa centrix? Nunca usei, não consegui. Dizem que é úitl, porém é muito caro.

  10. Marcelo Celin disse:

    A serrinha é muita boa para bucomaxilos na cirurgia de modelos da ortognática.. o resto só a centix é da minha época.. rsrs

  11. Julio de moura disse:

    KKKKKKKKK
    Pior que tinhamos que comprar senao era zero no laboratorio…
    Cai entre nós… esses professores são muito folgados,.. e nao tem um aluno para gravar quando eles pedem determinada marca comercial, senao é zero… se eu fosse estudande nos dias de hoje iria ganhar um bom dinheiro com processos em cima dessa gente…
    Aquele ditado continua valendo… quem sabe trabalha, atende em consultorio, quem nao sabe vai dar aula em faculadade…
    Tinha uns animais que queriam que a gente escrevesse artigo para publicar com o nome deles,,, acredita? e quem nao escrevesse era zero… absurdo.. outra oportunidade de processo,,,, rs

  12. julia disse:

    lembro de mais coisas inuteis, cadinho e pilao pra misturar amalgama, balança para prata, balança pra gesso….

  13. Didier Anzolin disse:

    Colegas… A seringa centrix é de utilização muito importante.
    Para quem faz restauração com ionomero é indispensável para teu um bom resultado…
    Restauração sem bolhas…
    A unica parte que complica são as ponteiras que tem elevado valor.
    Mas eu uso muito.

  14. Hugo Tarsis disse:

    Olha só sei que todo semestre é uma lista de material que não tem fim…e agente acaba usando uma ou duas vezes… Eu acho que coisas caras assim e que são usadas uma vez e nunca mais, a faculdade deveria ter disponível pro aluno usar…depois fica ali para outros! Porque vamos convir, se a faculdade quiser, ela pode!

  15. Adriano Kian disse:

    Discordo da seringa centrix. Realmente ela é bem carinha mas é indispensável na cimentação de pinos de fibra de vidro/quartzo, evita que se formem falhas ao longo da linha de cimentação. A mufla foi útil para ter noção de como se faz uma prótese, depois virou peso de porta hehe. Já as outras coisas nunca tinha visto gente… nem sabia que existiam.

  16. Wesley Goes disse:

    na boa pessoal temos que cobra mais do cro edo sindicato da nossas profissão eu vejo tanto um e tanto ou outro parado o ondotologo mecerecer ser mais valorizado chega de blá blá vamos agir salários menores e valorização da profissão bom fica a dica .
    Saudações
    Wesley Goes

  17. Paulo Cesar disse:

    A seringa Centrix é muito útil para inserção do c.i.v. O procedimento é muito mais rápido. Experimentem por exemplo aplicar o c.i.v. como forramento em cavidades muito profundas. Ele fica só onde queremos e não precisa tirar excesso. Depois que vc começa a usar a centrix não para mais. E outra, hj já vendem as pontas em um saquinho, de outras marcas. Bem mais em conta. Porque realmente aquela caixinha onde vem as pontas é mesmo muito cara.

  18. Renato disse:

    Não concordo com a seringa Centrix, quem não usa para ionômero certamente está fazendo errado. Dedal de borracha, é antigo, amalgama hoje geralmente é na forma de capsulas, mas vai saber onde vc vai trabalhar… Vc pode precisar, e tem de aprender, até pelo menos o amalgama parar de ser comercializado, em 2020. Mufla eh desnecessario mesmo, porem, quem sabe usar, encobtrará alguma utilidade no consultório. Serra pra troquel, só o dentista mais preocupado em atender bem, aquele q vaza o gesso, delimita o preparo e confecciona o troquel, não tem comparação com aquele que delega o serviço ao protético apenas, que não vê o paciente, portanto não vê o preparo e o término deste ao vivo e pode errar na peça a ser feita. Emfim, a faculdade ensina, quem quiser aplicar, aplica. Fica a critério das condições de trabalho ou da vontade do CD.

  19. Hugo Rama disse:

    Discordo da matéria porquê o professor não pode saber, qual será a especialidade que o estudante seguirá, cabe a ele indicar o que ele acredita ser o melhor produto para ensinar da melhor forma, mesmo assim maior crime comete o aluno, que mesmo tendo o melhor, não consegue aprender a utiliza-lo. Ainda digo, que se o aluno aprende a usá-lo e depois não precisa mais e só vende-lo, ou melhor. Dar- lo a estudantes mais carentes, mas nesse então o equipamento cumpriu seu cometido, que é ensinar.

  20. Dra Ju disse:

    Faltou a balança de amálgama…hahahha

  21. Mariana disse:

    Seringa Centrix?
    Não imagino minha vida sem ela. Otimiza o tempo e facilita muito a inserção do CIV.

  22. leo disse:

    Balança para amálgama! Usei 1 vez no laboratório!

  23. Márcio Aguiar - Cirurgião Dentista disse:

    Todos estes materiais a faculdade disponibilizou durante o curso. Não precisei comprar nenhum deles. Mas a centrix é fundamental para alguns procedimentos serem executados com excelência.

  1. 4 de julho de 2011

    […] 5 MATERIAIS INÚTEIS QUE COMPRAMOS NA FACULDADE – o odontoBLOGia fez uma lista de tudo que obrigam os pobres alunos de Odontologia a comprar e que nunca mais vão usar na vida […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *