Nomenclatura e classificação das cavidades dentárias

A classificação das cavidades dentárias pode ser dividida quanto a sua finalidade em duas: Terapêuticas ou Protéticas

Finalidade Terapêutica:

São realizadas nos casos em que a lesão cariosa, abrasão, erosão, abfração, fratura ou outras lesões dos tecidos duros dos dentes tenham comprometido a estrutura coronária parcial ou totalmente, cujo preparo é condicionado a uma restauração individual do dente, visando à reconstrução morfológica funcional e estética.

Finalidade Protética:

São as cavidades preparadas para servir como retentores ou apoio para prótese fixa e removível, podendo ser realizadas tanto em dentes afetados quanto em dentes hígidos. Black determinou outros dois tipos de classificação para as cavidades: uma etiológica que se baseia nas áreas dos dentes suscetíveis à cárie; e outra artificial, na qual reuniu cavidades em classes que requerem a mesma técnica de instrumentação e restauração.

Classificação etiológica de Black

Baseada nas áreas dos dentes sucetíveis à cárie, ou seja, regiões de difícil higienização, subdivididas conforme a localização anatômica em:

 

Classificação artificial de Black

Cavidades reunidas em classes que requerem a mesma técnica de instrumentação e restauração.

Cavidade Classe I: São cavidades preparadas em rigiões de má coalescência de esmalte – cicatrículas e fissuras na face oclusal de molares e pré-molar; 2/3 oclusal da face vestibular dos molares inferiores; e na face lingual dos incisivos e caninos superiores, 2/3 a face palatina dos molares inferiores.

Dentistica - Cavidade Classe I

Cavidade Classe II: Cavidades preparadas nas faces proximais dos pré-molares e molares.

Dentística - Cavidade Classe II

Cavidade Classe III: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos, sem remoção do ângulo incisal.

Cavidade Classe IV: Cavidades preparadas nas faces proximais dos incisivos e caninos com remoção e restauração do ângulo incisal.

Cavidade Classe V: Cavidades preparadas no terço gengival, não de cicatrículas, nas faces vestibular e lingual de todos os dentes.

Esta é a nomenclatura e classificação das cavidades dentárias em dentística restauradora. Fiquem atentos a novos posts sobre dentística!

Comments

  1. By wilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>