Novo sistema óptico para detecção de cáries

Traduzi o abstract do artigo:

Este artigo descreve um novo sistema óptico para diagnóstico clínico do esmalte dental com base na sua elasticidade. Técnicas de exames atuais são normalmente destrutivas, e muitas vezes impraticáveis para a inspeção in vivo. Este trabalho descreve a primeira aplicação de um laser ultra-sônico não-destrutivo (EQM), um novo método para o diagnóstico clínico odontológico. Ele executa uma avaliação remota de elasticidade em amostras de pequena dimensão. Uma linha de laser focalizado de banda larga gera uma onda acústica de superfície (SAW), impulsos que são detectados com um interferômetro simplificado de fibras ópticas. A medida SAW de espectro de dispersão de velocidade por sua vez foi usada para caracterizar a elasticidade do espécime. Diferentes estruturas metálicas foram medidas para verificar o desempenho do sistema. Os resultados concordam bem com os teóricos valores e confirmam a confiabilidade e a precisão do sistema de EQM laser. Esta técnica foi então aplicada para avaliar a superfície do som natural no esmalte dental humano. A dispersão medida em espectros de partida e as influências no esmalte e da dentina subjacente sobre a propagação de ondas de superfície foram observadas. Esta é a primeira vez, que um laser baseado na técnica em dispersão SAW de velocidade tem sido aplicada com sucesso no esmalte dental humano. A técnica é aplicável in-vivo e abre o caminho para o diagnóstico precoce da cárie dental.

optical dental laser decay

Essa pesquisa foi liderada pelo Prof. Simon Fleming da Universidade de Sidney.O artigo foi publicado na revista Optics Express de Agosto de 2009. Se você gosta de física parece ser bem interessante.

É isso aí caros colegas, parem de twittar sem parar e vão fazer pesquisas científicas!! 🙂

Este artigo descreve um novo sistema óptico para diagnóstico clínico
do esmalte dental com base na sua elasticidade. Técnicas de exames atuais são
normalmente destrutivas, e muitas vezes impraticáveis para a inspeção in vivo. Este
trabalho descreve a primeira aplicação de um laser ultra-sônicos não-destrutivo para
avaliação (EQM) método para o diagnóstico clínico odontológico. Ele executa uma
avaliação remota de elasticidade em amostras de pequena dimensão. Uma linha de laser focalizado de banda larga gera uma onda acústica de superfície (SAW) impulsos que
são detectados com um interferômetro simplificado de fibras ópticas. A medida
SAW de espectro de dispersão de velocidade por sua vez foi usada para caracterizar a
elasticidade do espécime. Diferentes estruturas metálicas foram medidas para
verificar o desempenho do sistema. Os resultados concordam bem com os teóricos
valores e confirmam a confiabilidade e a precisão do sistema de EQM laser.
Esta técnica foi então aplicada para avaliar a superfície do som natural
no esmalte dental humano. A dispersão medida em espectros de partida e as influências no esmalte e da dentina subjacente sobre a propagação de ondas de superfície foram observadas. Esta é a primeira vez, que um laser baseado na técnica em dispersão SAW de velocidade
tem sido aplicada com sucesso no esmalte dental humano. A técnica é aplicável in-vivo e abre o caminho para o diagnóstico precoce da cárie dental.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *