ONG americana alerta para a falta de preparo dos dentistas em emergências

Tenho o hábito diário de saber através do YouTube Trends Dashboard quais os vídeos estão “bombando” na web. Nesse parte do YouTube você pode saber quais os vídeos no dia estão sendo mais compartilhados e vistos em diferentes países. Nessa semana, um vídeo esteve recebendo muitas visualizações e “joinhas” nos Estados Unidos. Era um desses vídeos campanha, estilo “We are the World” só que sem celebridades, apenas crianças cantando de uma tal Raven Maria Blanco Foundation. Veja:

 

O que me chamou a atenção e que me motivou a escrever esse post é o fato de que a tal Raven Maria Blanco Foundation é um tipo de ONG (como chamamos aqui no Brasil) que busca alertar as pessoas de que muitos consultórios odontológicos nos EUA não tem equipamentos de primeiros socorros em casos de emergências.

Raven Maria Blanco era uma menina saudável de 8 anos de idade que ao ser levada ao dentista para um check-up de rotina e profilaxia passou mal e faleceu. As causas foram complicações durante o atendimento com sedação consciente. É informado também que “as condições médicas que levaram ao ocorrido são complexas, mas o consultório odontológico não estava preparado para um caso de emergência”.

O site da fundação contabiliza estes tipos de casos em crianças (já são 19 de 1996 até hoje…) e com o auxílio destas famílias busca chamar a atenção da comunidade odontológica da importância do preparo dos dentistas para poderem lidar melhor com esse tipo de caso.

Isso nos leva a refletir e a questionar: E você caro colega? Está preparado para atender um paciente em situação de emergência? Seu consultório particular ou posto de saúde dispõe de equipamentos necessários para manter uma pessoa com vida até ser encaminhada a um hospital?

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 13 de março de 2012

    […] esse vídeo pela primeira vez no odontoBLOGia, blog dos colegas Frank Botega e Alexander Müller, lá de Criciúma (SC). Confesso que, ao […]

  2. 15 de março de 2012

    […] saw this video for the first time in odontoBLOGia, my colleagues’ blog Franklin Botega and Alexander Müller from Criciúma (SC), in southern […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *