Pênfigo Vulgar

O pênfigo vulgar é de etiologia imunológica.

Os principais aspectos clínicos do pênfigo vulgar são bolhas múltiplas, subepiteliais, com conteúdo transparente e límpido, às vezes hemorrágico principalmente na gengiva, simulando gengivite marginal crônica.

Estas bolhas rapidamente se rompem deixando áreas extensas ulceradas e extremamente doloridas ou ainda ardência e queimação intensa, dificultando a mastigação, deglutição e fonação. O epitélio destaca-se com facilidade quando traumatizado mecanicamente.

É prevalente em mulheres acima dos 40 anos de idade. Pode ocorrer posteriormente na pele com evolução grave e rápida.

Existe uma manobra semiotécnica chamada “Sinal de Nikolsky” onde após o profissional encostar um objeto apropriado (tipo espátula de madeira) na mucosa bucal próxima a uma lesão de pênfigo vulgar surge uma bolha de sangue que se rompe em poucos segundos.

Na citologia esfoliativa existe a presença de celulas características de “Tzanck”. Na biópsia, mostra um “descolamento” do tecido epitelial do tecido conjuntivo, através de bolhas subepiteliais. Avaliação imuno-histoquímica.

O tratamento do pênfigo vulgar é feito com uso de corticóides e imunossupressores.

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

47 Responses

  1. Fernanda Leão disse:

    minha amiga ta com essa doença, mas ela tá perdida sem saber o que fazer,gostaria de ajudá-la. Como é feito esse tratamento? Tem cura? por favor me ajude!

  2. Frank Botega disse:

    O que podemos lhe informar está no post. Procure um dentista para que ele passe o tratamento e a prescrição do medicamento para sua amiga. obrigado.

  3. Edson jesus disse:

    Fernanda
    Acredito que sua amiga tera uma resposta amis rapida se procurar um ” DERMATOLOGISTA”
    Descobri o problema a mais de tres anos e o meu tratamento e corticoide ( em doses altas) e alimentação controlada ( evitando algumas coisas, vinagres,limão, pimenta, etc…).
    Tambem tenho curiosidade em saber sobre tratamentos alternativos, pois o corticoide tem alguns inconvenientes ( rubror nas bochechas, e inchadinho). Porem as ulcerações ja sumiram e a dose do corticoide ja e metade do inicio do tratamento

  4. Adriana disse:

    Penfigo Vulgar não tem cura. Estou em tratamento ha dois anos. Comecei com doses altissimas de corticoide (100mg) hj estou em 40mg, faço uso de dois imunosupressores. Dapsona e ciclofosfamida. Faço meu tratamento no Hospital Huniversitário de Florianopolis/SC, lá tem uma equipe de dermatologistas especializadas em doenças bolhosas.

  5. simone disse:

    tive essa terrivel doença quando tinha apenas 11 anos tomei corticoides durante 15 anos e sempre tive recaidas para medicos nao tem curas,mas tem 15 anos que nao tenho mais nada nem remedios tomo mais.sou de belo horizonte mg,tive que ir pra mato grosso do sul na epoca,eu estava morta viva.em belo horizonte no hospital santa casa tem otimos medicos dermatologistas foi la que fiz meus retornos e graças ao meu maravilhoso DEUS hj nao tenho mais nada .vcs tem que ter muita fe que so o senhor DEUS pode curar essa terrivel doença.se precisar de mais informaçoes meu himail e [email protected].

  6. Marli Carvalho disse:

    Eu descobri hoje que estou com essa doença é muito ruim estou desesperada e nao passei ainda em nenhum dermatologista vou passar na segunda descobri hoje no pronto-socorro estou assim a duas semanas

  7. clea disse:

    minha mae teve esta doença, e hoje graças a Deus ela esta bem, mais foi muito sofrimento, mas teve cura

  8. clea disse:

    mas tem cura sim minha mae daz tratamento no HDT GOIANIA E tem cura sim

  9. Gildo Alves disse:

    Existe cura para esta doença? e qual o procedimento tomar para que isso dessapareça.
    Sua familia esta desespera.
    Aguardo.

  10. Cristiani disse:

    Descobri a menos de 01 ano que tenho essa doença, tomei corticoides por 6 meses e parei, com menos de 1 mes as lesões voltaram, Na proxima sexta-feira farei nova Biopsia, dessa vez por imunofluorecencia para tentar confirmar pois as outras duas que fiz não foram conclusivas. Alguem sabe me informar onde fica o Hospital do Penfigo no Mato Grosso?

  11. sandra disse:

    Meu pai teve essa doença, e graças a Deus já está curado…
    Fez o tratamento em Botucatu.
    Aqui na minha cidade, nem sabiam o q era, só descobriu indo em um médico em São Paulo, q o encaminhou pra Botucatu-SP

  12. Eduardo Faria disse:

    Sou de Ribeirão Preto e tenho esta doença, é cronica, e faço o meu tratamento com Mabthera em São Paulo, conseguido através do SUS.

  13. celina disse:

    meu marido tem essa doença, ele faz tratamento no hospital adventista do penfigo. fica no mato grosso do sul, la vc tera o tratamento certo. essa doença ñ tem cura, somente pela fé…..

  14. Michelle disse:

    Minha mãe descobriu esta doença em maio deste ano(2012). Mas foi desencadeada, segundo exames a partir de uma profilaxia dentária realizada em Agosto de 2011.
    Depois desta profilaxia (limpeza) – Apareceram alguns machucados, foi então feita uma raspagem. O que piorou ainda mais o quadro. Em resumo, em Dezembro de 2011, dia 17/12 fomos obrigados a interná-la pois, sem sabermos o que era (depois de ter passado por 5 otorrinolaringologistas, 1 infectologista, 1 reumatologista) – ela estava com 10kg a menos(perdeu em 2 meses praticamente) sem comer, ou beber água, pois a boca estava tomada por “Pênfigos” (malditos!!)…
    Quase perdemos minha mãe. Até que internada por 1 semana tomando glicose na veia, fluconazol,corticoide ela começou a melhorar, a língua já estava sem pênfigos, a garganta já estava conseguindo engolir água! (sim, pasmem, ela chegou a um estágio que água não passava pela garganta)…

    Enfim, em janeiro apresentou melhoras, e em fevereiro o quadro começou de novo. Aí levamos ao hospital universitário –
    Aonde fizeram uma biópsia e o diagnóstico deu: “pênfigo vulgar” – Hoje ela está melhorando lentamente, a única coisa ruim disto, é o efeito que o Corticóide faz na vida dela. “Um mal necessário” – Minha mãe está com pouca disposição, pois está muito inchada (engordou praticamente 20kg) – os ossos doem, está com a face (full moon – lua cheia) .

    Estamos apoiando no que podemos, dando força a ela para que os pênfigos diminuam, pois qq tipo de “stress” pode aparecer mais… Os remédios (no total de 9 caixas de medicamentos que ela toma)… o humor muda de hora em hora.

    Não sabemos o que fazer quanto a isso, mas a doença está praticamente controlada. O ruim, realmente agora são os efeitos colaterais que os medicamentos acarretam no físico e emocional dela.
    Além de estar fazendo tratamento psicológico em grupo, tem sessões de laser para a secagem dos machucados e consultas com dermatologista oral para a manutenção do corticóide que ainda não acabou…parece que terá 1 ano ainda pela frente com corticóides.(antes desta doença eu nem sabia que existia um especialista dermatológico para boca!!)… Mas mesmo assim, parece que isso não vai acabar nunca!!.. Tudo demora… Ela está tão inchada, que parece que vai explodir!

    Gostaria de saber, se há algum outro tipo de recurso, ACUPUNTURA ajudaria? Algum medicamento homeopático?

    Gente, é uma doença muito chata. Agradeço se alguém puder ajudar.

  15. Ronie Shelton disse:

    Tenho esta doença a mais de 10 anos, hoje estou com 37 anos e sofrendo com as lesões causadas pela doença. Comecei tomando 200mg e mantenho 40mg diariamente sem sucesso total. Os efeitos colaterais são devastadores. Recentemente fiz uma cirurgia no quadril devido à uma necrose avascular femoral. Colocação de prótese total no quadril direito e estou me recuperando para fazer do lado esquerdo. O que vocês puderem fazer para não utilizar o corticoide “Faça”….

  16. Rafaela de Andrade disse:

    Em mim o penfigo se manifestou também na boca e garganta, quando tinha 22 anos. De início os medicos não sabiam do que se tratava, foi um infectologista que diagnosticou. Emagreci também 10 kg, fiquei sem comer, sem falar, somente babando na cama. Tomava apenas soro na veia. Fiz biopsia e o tratamento c corticoide. Tomei corticoide por 5 anos, os medicos na minha cidade não se interessavam mto por meu problema, desta forma as vezes passava uns meses apenas tomando remedio por conta propria, so quando agravava q eu procurava o medico. Bom foi mta oração dos meus pais, muito esforço da minha parte, pois eu diminuia as doses do remedio mesmo c/ a boca ferida, ficava mesmo so c a dose necessaria para comer, pois nosso organismo também se acostumda c/ as altas doses. E o principal, mudei meus habitos alimentares, e de vida, eu era sedentaria, passei a pedalar 80 km p/ semana. Hoje 8 anos apos o inicio da doença, jas tem 3 anos q não tomo corticoide, nao vou ao medico. Trabalho, estudo, vou a academia e procuro ser mais tranquila, mais feliz. Qualidade de vida é o mais importante pra se ver livre, eu creio. PRATIQUEM ESPORTES, ATIVIDADES FISICAS, isso vai mudar tudo. E creiam que o Sr Jesus já levou nossas dores na Cruz. Deus abençoe!

  17. Rafaela de Andrade disse:

    So pra complementar, na minha biopsia, as causas do penfigo são: estresse, angustia e depressão, por isso eu dou creditos as atividades fisicas, o ESPORTE ainda que nos limites de cada um, tem efeitos que so quem pratica sabe.

  18. ivanilda gonçalves disse:

    em novembro do ano passado aparesei pequena aftas i o que eu achava que seria gengivite na boca i garganta nao conceguia comer comei a perder peso hoje tenho 51 kilos perdir 12 sem saber o que estava acontecendo com migo fui passando de madico em medico na busca de resposta alguns medicos chegou a mim dezer que eu estava com aides so por que eu avia pedido um indoscopia pois esta sentindo muita asia fiz a indoscopia do estomago eu tenho gastrite refluxo ate ai td bem depois e que vei triste moticia por causa das bolhas q aparecia no meu corpo fiquei enternada ih fui encaminhada a uma dermato. votei ao dentista ih fiz uma biopsia na ih a dermato pedio tbm do corpo pra minha tristeza estou com penfigo volgar ate ai eu nem saia de casa pois nao podia vestir roupa nem calcinha pois estava em carne viva com muita dor tive que ir ao medico ih acabei desmaindo na rua pois estava mt fraca mais foi bom pois deus mim enviou um anjo do ceu que mim enternou por 3 dias mim medicou pois ele mim disse q ja avia estudado essa doença na unicamp em campinas interior de são paulo sai do hospital milagrossamente sem ferida foi ou não foi um anjo envido por deus não vou dizer que não tenho medo pois continuo tomando muitos remedios de ter uma recaida tenho mt pois ainda tenho lesões na boca mais eu acredito no meu deus quero dezer talves não tenha cura para os medicos mais pra deus esse sim podemos apostar eh cré fiquem com o pai de tds no´s

  19. Regiane Amaral Rodrigues disse:

    Eu gostaria de saber de provem o pênfuco vulgar nas pessoas se alguêm soube gostari que mim enformacen

  20. Regiane Amaral disse:

    pois eu também sofro com amesma doença,mas estou fazendo tratamento na UEPA aq em belém do pará,mas acima de todas as coisas existe um medico maravilhoso, que alpera milagres na vida das pesoas, basta você ter fé que ele está pronto a te socorrer , obrigado senhor por tudo que tens feito na minha vida teamo Deus!!!!……..

  21. Frank Botega disse:

    Parabéns pela sua força de vontade e por estar realizando um tratamento adequado. Fique com Deus e obrigado!

  22. Marlete disse:

    Gostaria de saber se estas bolhas acabam saindo em outras partes do corpo, ou é só na boca ??

  23. Geraldo disse:

    Á todos que sofrem desta doença podem manter a calma, não tem cura, mas tem controle, não espere só pelo o milagre. Tente achar um bom medico no seu tratamento. Sofro desta doença a 9 anos, fiz tratamento no hospital das clinicas a 5 anos não tomo corticoide estou muito bem, sem lesões! mas infelizmente ficou consequências como diabetes, stress e osteoporose, mas tudo controlado a família pode ajudar muito, tendo paciência, o nervoso faz a doença aumentar o corticoide e a própria doença altera o nervosismo do paciente.

  24. Geraldo disse:

    no caso do milagre e deus coloca um bom medico no seu tratamento fiquei 64 dia enternado mas grasas a deus estou m bem fiquem cal a vide e m boua

  25. ELIZABETE QUEIROGA DOS ANJOS disse:

    Tento me curar do pênfigo vulgar desde de 2004,quando fui internada praticamente “desinganada”dos médicos daqui da minha cidade(Guanhães ,mg).Fiquei internada 07 dias depois de piorar o quadro com medicação para catapora Prescrita por um endocrinologista besta.Graçã tambem a um médico de plantão que suspeito da doença e me encaminhou´para o Dr. Aguinaldo Aguilar de BH,e posteriormente ao Hospital das clinicas onde faço controle,mas toda vez que a dose fica entre 10 e 15 mg tenho recaídas.Gostaria imensamente de me livrar deste mal, pois já engordei 20 quilos e estou hipertensa.

  26. maria aparecida disse:

    Bom eu li todas as mensagens,a minha historia nao é diferente internei em agosto fiquei 10 dias sem poder falar,comer e engolir nada nem agua essa doença acaba com a gente pensei que ia morrer,pois tb ela afeta a sua mente emagreci muito tb,faço tratamento tb mas parei de tomar o corticoide por conta graças a DEUS as bolhas nao voltaram,mas as vezes nasce uma aqui outra ali mas nada igual qdo eu me internei. abraços a todos fiquem com DEUS.

  27. cristina disse:

    eu tbm tou sofrendo com esse mal ha 3 meses tou sofrendo muito e muito doloroso que especialista trata esse tipo de mal

  28. Silene disse:

    Boa tarde tbm descobri essa semana que tenho essa doenças, depois de tres médico me tratando com aftaa, e não resolvendo, passei em quetro dentista até que o último me fe uma biops e levelou a doenças, então fui até o HC de São aulo, começei a fazer o tratamneto. Tenho fé que vou ficar boa, mas doe muito a minha boca, não consigo comer nada, e pra ajudar os remédios não me deixam fazer nada, tenho muita canseira e dor nas pernas e nos braços. Tanho medo, choro muito de dor, e de medo, mas prefiro pensar que tudo vai dar certo, abraços

  29. Fernanda disse:

    Oi pessoal! Alguém conhece um medico em Porto Alegre/RS que trate dessa doença? Minha mae esta com penfigo vulgar há dois anos e as feridas ainda nao sumiram. As vezes diminuem, mas logo aparecem outras. Por favor, me ajudem pois nao sei mais como ajuda-la. Obrigada!

  30. Luciane disse:

    Olá, adquiri essa doença no começo de 2012, tratei com prednisona e azatioprina, fiquei dois meses sem nd, agora a doença voltou a se manifestar principalmente na boca, gostaria de saber se alguém conhece outros medicamentos ou outra terapia alternativa, pois os remédios além de caros, tem os efeitos colaterias indesejáveis.

  31. maria disse:

    VC PODE PASSAR COM UM DERMATOLOGISTA ELES QUE CUIDAM DE DOENÇAS DA PELE,VC PODE PEDIR PARA FAZER UMA BIOPSIA PARA CONFIRMAR,ASSIM PODE SER TRATADA CORRETAMENTE COM CORTICOIDE,MAS FICA UM ALERTA O CORTICOIDE TEM MUITA REAÇAO COMO CANSAÇO,IRRITABILIDADE,DORES NA PERNA E OUTROS MAS MESMO COM TUDO ISSO TEMOS QUE TOMAR POIS SEM ELE O PENFIGO NAO REGIRDE,E TB ALIMENTAÇAO SAUDAVEL MUITO AGUA E FRUTAS,TB PASSEI A TOMAR O PANTOGAR QUÉ UMA VITAMINA P ,O CABELO AJUDOU TB,NO PENFIGO POIS O CABELO CAI MUITO,POR FALTA DE VITAMINAS QUE PERDEMOS.ESPERO TER AJUDADO .MARIA ATE MAIS.

  32. ANDREZA MIGUEL disse:

    Estou com minha mae há 4 anos sofrendo dessa doença, ja passamos em varios medicos mas nada resolve, por favor se alguem conhecer algum especialista aquim em SP ou interior que pudessemos passar, agradeçeria

  33. carla disse:

    meu pai tem penfigo descobriu em fevereiro 2011 passou por varios medicos ate descobrir. Toma coticoides dapisona, ficou bem durante 6 meses agora teve una recaida saiu bolhas de novo teve que almenta a dose do corticoide de novo e ai ja vil o efeito colateral e grande, e começa tudo de novo, si tiverem alguna novidade sobre penfigo mi manda um email serei grata [email protected]

  34. duce disse:

    Eu descobrir que estou com pênfigo vulgar,mas começei a tomar corticoide ontem(30-04)fez dois meses q estou sofrendo muito c bastante lesões na boca e no esôfogo,ja perdi mais omeno ums 10kg,meu dermatologista falou que não tem cura mas sei que é muito difício de lhe da com esse tipo de doença.Mas tenho muita FÉ QUEM VAI MIM CURAR É O PODER DE DEUS E O DIVINO PAI ETERNO,porque só através da FÉ QUE FICAMOS CURADA.

  35. iraci do carmo de oliveira disse:

    OI TENHO 60 ANOS E TEM UNS 3 MESES K DESCOBRI K EU TENHO ESSE VIRUS GENTE É DESEPERADOR A ARDENCIA TEM HORA K IAGINO K N VOU FICAR BOA ESTOU EM TRATAMENTO AQUI EM VITÓRIA NO HC + É MUITO TRISTE TENHO FÉ K VOU FICAR BOA SE ALQUEM SOUBER DE ALGO K AJUDA NA CURA ENVIA MENSAGEM PARA MIM E VAMOS TER FÉ POIS PARA Deus nada é impossivel

  36. diogo disse:

    Boa noite a gostaria de saber como faz para a cura ddo perfugo vugar , a minha mae faz 4 anos que esta com esta doenca e nao cura e agora esta muita atacada e esta entrando em depresao por gentileza me de um resposta

  37. Catla caldeirs siqueira disse:

    ;meu pai tem penfego a 2 anos hoje ele ta bem mais foi muinto
    Dificio mais conseguimos com a forsa ddeus com u
    Muintas pesquisa ele usa uma mestura de varias semuuentis;
    Como quinoa chia linlhaça granola elas ajuda na imunidade
    E nao deixa engorda ele ainda usa coticoide mais ele nao
    Esta mais inchado
    mais esta sempre acompanshado pelo
    Dermatologista moramos nua cidade onde ainda nao tem
    Muintos recursos mais em maraba encontrei um medico q
    Ajudou muinto
    Com tratamento

  38. ana paula disse:

    eu tenho penfego vulgar ha11anos estou bem tenho37anos

  39. Roberta disse:

    PÊNFIGO NÃO MATA!!!!!! TENHA FÉ! EU TENHO NA FAMÍLIA ESTE EXEMPLO. NÃO SE DESESPERE COMO EU ME DESESPEREI…O PÊNFIGO MATOU VÁRIOS DIAS QUE PODERIAM TER SIDO ALEGRES…MAS SEI QUE MUITOS, AINDA MAIS ALEGRES, VIRÃO! MINHA MÃE ESTÁ CURADA!!! E TENHO FÉ QUE SEGUIRÁ BEM…TORÇAM POR MIM E POR MINHA FAMÍLIA!

  40. elayne silva oliveira disse:

    meu pai ja teve essa doença ,imagreseu muito muitos medicos vieram a diagnosticar que ele possívelmente estaria com HIV

  41. veronica disse:

    tenho penfigo a 5 anos faço tratamento no hospital das clinicas em sp mas ainda nao fiquei boa tenho lesoes na boca e é doloroso mastigar o alimento quando fico nervosa acabo piorando ja nao sei mas como lidar com isso

  42. darlly disse:

    tenho essa doença a 2 anos e meio…sofri muito no inicio..comecei tomando 60 mg de corticoide, mas meses depois tive uma recaída…faço tratamento com um dermatologista, hoje tomo 5 mg de corticoide e 1500 mg de micofenolato por dia…estou quase boa, tenho apenas uma lesão pequena no rosto q parece uma espinha infeccionada e um ferimento na boca, as vezes quando fico nervosa aparece alguma na garganta….gente vamos nos poupar, nada de stress e façam atividade física, pois foi isso q me ajudou a emagrecer bastante, e tb baixar minha pressão….ainda estou um pouco inchada..mas com fé em Deus vamos melhorar….muita força pra todos, principalmente p família que tem q ter muita paciência…

  43. ronaldo disse:

    o meu começou na boca e fiquei com noventa porcento do corpo coberto por feridas, engordei 40 quilos e hoje estou otimo.

  44. ELIZABETE disse:

    FUI DIAGNOSTICADA Á 7 ANOS COM ESSA DOENÇA,ESTOU EM TRATAMENTO COM DERMATO
    OFTTALMO E VÁRIOS OUTROS MÉDICOS NO HOSPITAL DAS CLINICAS DE SÃO PAULO.
    MEUS MÉDICOS SÃO MUITOS DEDICADOS NO MEU PROBLEMA, MAS MESMO ASSIM AINDA É MUITO SOFRIDO,TOMO PREDNISONA E AZATIOPRINA PARA COMBATER, AMENIZOU BEM DURANTE ESSES ANOS ,TENHO ACOMPANHAMENTO PELO MENOS 2 VEZES NO MÊS COM EXAMES DE SANGUE PARA SABER COMO ESTÁ REAGINDO MEU ORGANISMO, TENHO MUITA FÉ EM DEUS ,POIS FIQUEI COM ESSA DOENÇA SEM DIAGNOSTICO DURANTE SEIS MESES,QUASE MORRI, CHEGUEI A FICAR DOIS MESES INTERNADA TOMANDO COQUITEL DE CORTICOIDES,E OITO MESES SEM PODER SAIR NA RUA DEVIDO A GRAVIDADE DOS FERIMENTOS.
    HOJE PELA GRAÇA DE DEUS POR TER COLOCADO PROFISSIONAIS TÃO DEDICADOS,HOJE TRABALHO NUM SERVIÇO SUPER ESTRESSANTE QUASE DOSE HORAS POR DIA ,POIS TENHO CARGO DE CHEFIA QUE NÃO É FÁCIL,SÓ QUERIA ME LIVRAR DO ECESSO DE PESO QUE É MUITO INCOMODO,MAS O EFEITO COLATERAL EXISTE INFELISMENTE,QUEM SOUBER DE ALGUMA DIETA PARA ESSE INCHAÇO ME ENVIE FICAREI MUITO GRATA MAIS DO QUE JÁ SOU.
    FIQUEM COM DEUS E NÃO PERCAM AS ESPERANÇAS PORQUE DEUS É MARAVILHOSO,E ELE TE AMA.
    BJS A TODOS
    BETE

  45. ana alice disse:

    descobri que tenho penfigo vulgar depois de muitas lesoes na boca , depois no corpo e na cabeça , meus oçhos fiaram vermelhos e doem muito , minhas unhas infecionaram e doem demais , tomo corticoide estou inchando muito , sou de taubate . tenho facebook ana fonseca , se alguem tem essa doença gostaria que me add pra gente conversa . obrigada

  46. Lina Pereira de Sã disse:

    Meu marido tem esta doença e começou dia 7 de fevereiro de 2014 .Ela apareceu primeiro na cabeça dermatite ceboreica depois com espinhas nas duas palmas das mãos que cocavam muito e depois uma coceira no corpo desesperadora.No dia 19 apareceu uma bolha no dedo do pe que. parecia um capacete no dia 21 estorou nas solas dos 2 pes e no resto do corpo menos dentro da boca.Fez 2 biopsias e resultado Penfico Vulgar.Foi nos indicado a dermatologista Dra Adriana Porro em São Paulo começou dia 28 o tratamento no final de Maio já estava tudo seco não esta de alta mas esta ótimo apezar de inchado e acompanhado por uma Nefrologista em Santos

  47. Herminia disse:

    Descobri o pênfigo a 3 anos, sofri bastante antes da descoberta, muitas dores, perda de peso grande e sem poder comer após a biopsia comecei tomar corticóides e imunossupressores, hoje estou bem em relação a doença em si graças a Deus, claro que fica algumas coisas que é preciso se adaptar como fazer controle de sangue pois os remédios abaixam a imunidade, comida muito condimentada também evito , levo vida normal . Hoje tomo 30 mg de Deflazacort 1 vez por semana só tenho que agradecer á Deus e minha família por estarem sempre ao meu lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>