Perda de dentes pode causar perda de memória

Um novo estudo foi realizado com mais de 4.000 participantes japonêses, de 65 anos, submetidos a um exame dentário e uma avaliação psiquiátrica. Comparado com os participantes que ainda tinham muitos dos seus dentes naturais, aqueles com poucos ou nenhuns dentes eram muito mais propensos a ter problemas de perda de memória ou estar em estágios iniciais da doença de Alzheimer.

Os participantes com sintomas de perda de memória tendem a relatar que visitam o dentista raramente, no entanto o Dr. Nozomi Okamoto, pesquisador chefe do estudo, disse que esta pode ser uma explicação para os resultados do estudo, mas sugeriu que pode haver outros elos entre a perda de dentes e problemas de memória.

“Infecções na gengiva que podem levar à perda do dente podem liberar substâncias inflamatórias, que por sua vez vão aumentar a inflamação no cérebro que causam a morte neuronal e aceleraram a perda de memória”.

Portanto, cuide muito bem dos seus dentes!

[via Doctors Lounge]

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Ana Tokus disse:

    Ou eles, por terem uma memória ruim, esqueceram de ir ao dentista a vida toda, e hoje tem menos dentes do que quem tem memória boa. Pode ser, né?! Abraço! 🙂

  2. leonor disse:

    deve ser a brincar! a minha mãe tinha 2 próteses completas (cima e baixo) e uma memória na ponta da língua. o meu marido tem os dentes quase todos (tem 49 anos) e nenhuma memória. eu até que tenho muitos postiços, e uma memória, graças a Deus, como tinha a minha mãe. Portanto: é a brincar?

  3. Frank Botega disse:

    Não, é sério mesmo.

  1. 14 de janeiro de 2011

    […] Perda de dentes pode causar perda de memória […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *