Personagens da Odontologia (parte 8): Edward H. Angle

Edward H. Angle nasceu no dia 1 de junho de 1855, em Herrrick, Pensilvânia.

Edward H. Angle

Angle, como não gostava das lidas do campo, onde morava, tornou-se aprendiz de Odontologia, matriculando-se, em 1876, na Faculdade de Cirurgia Dentária da Pensilvânia, onde se formou em 1878. Depois de praticar Odontologia por alguns anos em Minneapolis, interessou-se pelo alinhamento dos dentes mal colocados e na correção de deformidades dos maxilares.

Atraindo atenção com seu trabalho neste campo inusitado que era a ortodontia daquela época, foi convidado em 1886 para participar da escola dentária da Universidade de Minnesota. Em 1887, apresentou um artigo intitulado “Irregularidades dos Dentes” ante o 9º Congresso Médico Internacional. Este artigo sempre foi considerado a primeira edição de seu livro didático, que passou por sete edições, com tradução para muitas línguas estrangeiras.

Em 1899, publicou na Dental Cosmos um artigo intitulado The Classification of Malocclusion, o qual continha sua definição de maloclusão.

Em 1900,  quatro jovens dentistas passaram três semanas no consultório de Angle aprendendo seus princípios e foram considerados como sendo a primeira classe treinada em uma escola de Ortodontia ou em qualquer especialidade dentária. Eles eram Thomas B. Mercer, Henry A, Lindas, Milton T. Watson e Herbert A. Pullen.

Angle continuou fazendo história até 1930, ano em que veio a falecer. Hoje é considerado o pai da ortodontia.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *