Personagens da Odontologia (Parte 6) – Horace Wells

O Dr. Horace Wells foi um dentista norte americano nascido em Hartford, Vermont, que começou a pesquisar as propriedades anestésicas do óxido nitroso (1840) pois não aguentava mais ver seus pacientes sofrendo com tanta dor. Assistindo a uma apresentação pública de um circo, observou que Samuel Cooley, um dos participantes, sob a ação do óxido nitroso, sofrera um ferimento extenso na perna, mas não demonstrara qualquer sinal de dor. Logo depois, o dentista convidou Gardner Colton, o empresário do circo, para realizar uma experiência em seu consultório.

No dia seguinte, em 11 de dezembro (1844), pediu a seu colega Riggs, que extraisse um de seus próprios dentes, para mostrar a eficiência do gás como anestésico, após inalar o gás. Em janeiro de 1848, Wells utilizou clorofórmio em si por uma semana. Ele se tornou viciado e cada vez mais enlouquecido. Um dia, delirante, Wells saiu correndo para a rua e jogou ácido sulfúrico sobre o vestuário de duas prostitutas.

Chegou a ser preso na horrível Tomb’s Prison. Quando a influência da droga diminuiu, a mente de Wells começou a limpar. Em desespero, ele percebeu o horror do que ele tinha feito. Wells, em seguida, cometeu suicídio, cortando uma artéria na perna com uma lâmina de barbear após a inalação de uma dose de analgésicos de clorofórmio para diminuir a dor. Para mais informações:

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. kellen disse:

    Frank,
    Adoro esta parte da história…rsrsrs
    Ah! Não estou conseguindo mudar sua URL no meu blog. Continua com o seu antigo.
    Bjssssssssss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *