Praticando a implantodontia no mundo virtual

Uma equipe de cientistas criou um jogo de vídeo game para ajudar a formar estudantes na colocação de implantes dentários.
Roman Cibirka e colegas do Colégio Médico da Geórgia, E.U.A., desenvolveram um programa para orientar alunos através de diagnóstico, concepção e criação de um implante dentário. O software foi desenvolvido por cientistas, estudantes e pela empresa BreakAway Ltd.

“Existe um entusiasmo grande na comunidade médica e odontológica mundial para se usar a realidade virtual e simulação como uma ferramenta para transmitir e reforçar a informação e assegurar níveis de competência,” diz o Dr. Roman Cibirka.
Ele apresentou o jogo e os seus 18 meses de processo de desenvolvimento na quinta edição da Games for Health 2009, realizada em Boston.

O jogo que simula a colocação de implantes usa vários pacientes clínicos e cenários que podem ser selecionados aleatoriamente, deixando os alunos interagirem com pacientes virtuais perguntando sobre a sua história clínica, examiná-los e chegar a um diagnóstico.
Como seres humanos, os pacientes virtuais têm diferentes personalidades, e os alunos devem adequar o tratamento baseado nos aspectos mental, físico e necessidades emocionais do indivíduo.
Se o paciente é um candidato virtual para a implantoterapia os alunos decidem o tipo, localização e orientação dos implantes, o tipo e a localização de aparelhos de anestesia e instrumentos para a cirurgia.

“É realista. Se o aluno não aplicar a anestesia no local certo, o paciente da gritos, “diz o Dr. Cibirka.
Tão eficaz como ferramenta de aprendizagem é, que se destina a complementar – e não substituir – a atual formação clínica.

O programa está sendo avaliado quanto a sua funcionalidade e eficácia na instrução por mais de 20 escolas da dentárias pela Nobel Biocare University Partnership Program. Este Verão, será lançada em 25 universidades em todo o mundo, potencialmente alcançando 15.000 alunos, o diz o Dr. Cibirka.

Saiba mais: Games for Health 2009

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. roandin disse:

    Oi blz, muito bom sua vinda para o wordpress. Seja bem vindo. Sempre acompanho seu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *