Proteínas salivares poderiam ajudar na detecção de câncer oral

Cientistas conseguiram detectar o carcinoma de células escamosas, uma forma de câncer oral, usando um simples teste que detecta proteínas na saliva, de acordo com uma matéria publicada em 1 de outubro de 2008, no jornal da American Association for Cancer Research. Este trabalho foi liderado por David T. Wong, doutor da Universidade da California (Escola de Odontologia).

Estudos anteriores mostraram que a saliva pode ser uma ferramenta importante no diagnóstico, mas este é o primeiro estudo para avaliação total dos níveis de proteínas na saliva de pacientes com câncer oral. Até hoje, é muito simples coletar e processar os fluidos salivares, a descoberta de biomarcas devem se tornar uma importante ferramenta clínica para um diagnóstico não-invasivo de câncer oral no futuro.

“Este teste não esta disponível atualmente, mas nos estamos desenvolvendo componentes para detectar estas biomarcas que podem ser usadas em testes clínicos,” disse Shen Hu, Ph.D., e professor assistente da Oral Biology and Proteomics da Universidade da California.

Wong, Hu e colegas tem trabalhado como integrantes do Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial (NIDCR), Human Saliva Proteome Project, com foco em identificar e catalogar o componente proteomico da saliva em substratos saudáveis. Este trabalho, com suporte da NIDCR, demonstrou a primeira utilidade do proteoma salivar para a detecção do câncer oral.

Os pesquisadores coletaram amostras de saliva de 64 pacientes com carcinoma oral de células escamosas e 64 pacientes saudáveis.Cinco biomarcas foram validadas: M2BP, MRP14, CD59, profilina e catalase.

American Association for Cancer Research (2008, October 1). Saliva Proteins Could Help Detection Of Oral Cancer. ScienceDaily. Retrieved October 1, 2008.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 30 de abril de 2013

    […] Fonte: Odontoblogia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *