Muitos pessoas tem dúvidas quanto aos tipos de prótese dentária existentes atualmente. Os pacientes tem uma certa dificuldade de diferenciar as próteses dentárias pois utilizam a nomenclatura popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.
A utilização das próteses acontece quando você perde um ou mais dentes ou até quando resta somente a raíz do mesmo. A perda de dentes é uma situação muito desagradável pois pode causar a movimentação dos dentes adjacentes, reabsorção óssea e vários outros problemas.
As próteses dentárias servem para reestabelecer a função mastigatória, fonética e estética das pessoas. Os tipos de prótese dentária são:
Prótese Total ou Dentadura
Prótese total é aquela que só é utilizada caso o paciente não possua mais nenhum dente em boca. Os dentes de “mentira” são feitos em acrílico e existem diversas cores, formatos e tamanhos que o cirurgião dentista escolhe conforme referências passadas pelo paciente.
A prótese total ainda faz parte da rotina de trabalhos do cirurgião dentista. Muitos brasileiros são desdentados totais e por não terem condições de realizarem uma prótese dentária com auxílio de implantes acabam optando pela mesma.
Existem vários fatores que são decisívos para que a prótese total tenha sucesso. A técnica de confecção, condição dos rebordos remanescentes e habilidade do profissional. O passo-a-passo na confecção da prótese total é fundamental tanto da parte do dentista como do técnico no laboratório de prótese.
Prótese Parcial Removível (PPR – Roach)
A prótese parcial removível é aquela que é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes em boca. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos e fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso.
Conforme a disposição dos dentes em boca existe uma classificação específica que determina o desenho que a prótese parcial removível terá. A liga metálica mais utilizada nestes tipos de prótese são as de cobalto-cromo (Co-Cr).
Prótese Flexível
A prótese flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética. As principais indicações das próteses flexíveis são para pacientes idosos, como prótese provisória em casos de reabilitações, mantenedores de espaço etc. Somente uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista vai definir se o paciente está apto a utilizar uma prótese flexível.
Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)
Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa. O dentista é obrigado a realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) e utilizar um pino intraradicular para depois cimentar a prótese unitária.
Existe a prótese unitária que não necessita do trataemento de canal. Casos em que o paciente possui muitas restaurações em um dente que acaba ficando estéticamente feio pode ser desgastado e feito uma coroa totalmente nova com um material cerâmico.
A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Quando você perde um ou mais dentes completamente, os dentes ao lado que sobraram são desgastados e vao servir para sustentar os que vão substituir o que você perdeu.
Implantes Dentários
As próteses sobre implantes seguem praticamente a mesma idéia das próteses fixas. A única diferença é que você não tem raiz e sim um implante. A prótese total também pode ser utilizada fixada com implantes. Já falamos mais sobre implantes dentários aqui.
Tirou todas as dúvidas? É importante que o dentista e o paciente não tenham dúvidas ao escolher o melhor tipo de prótese dentária para realizar e obtenham sucesso tanto na função, mastigação e estética.
Veja este post e outros destaques no odontofoguia.













[...] Conheça todos os tipos de prótese dentária do mundo! #exageromodeon –> OdontoBLOGia [...]
amei as informações gostaria de ter novas informações quando houvesse novidade.
Ola, Gostaria de saber se é possivel confeccionar uma Protese total, porem sem o palato.Uma protese total mas com “cara” de PPR para deixar mais conforto no palato e paladar do paciente. Sera que isso é possivel sem causar danos ao paciente?
Aguardo.
Att
Cristiane
Prótese total superior sem palato nunca fiz e nunca ouvi falar. A área do palato é fundamental para a retenção da prótese por isso acho improvável que se tenha como confeccionar uma PT sem palato.
Obrigado.
GOSTEI MUITO DAS FOTOS BRIGADO MESMO JESUS TE PAGUE.
PREÇO TOTAL DA PRÓTESES SOBRE IMPLANTES
OLA AMIGO! EU OPTEI POR UMA PROTESE FLEXIVEL, E A DENTISTA ME DISSE Q NAO SE USA MAIS ISSO, QUE CALSA MAU HALITO, EM FIM ENVENTOU UM MONTE DE DEFEITOS! EU PRECISO SABER SE É VERDADE? E QUAIS OS BENEFICIOS E MALIFICIOS DESTA? DES DE JA OBRIGADO PELA ATENÇAO! AGUARDO RESPÓSTA VALEU!!!.
olá por favor me ajude, perdi 5 dentes na boca e tá me fazendo uma falta danada na parte superior perdi o nº5 e 14 e na parte de baixo perdi os nº 30,18e 19 quando eu era bem pequena,na parte de cima foi um canal errado q foi feito nos dois dentes ,ai usei o aparelho 5 anos para fecharo buraco mas não adinhatouo buraco continua a mesma coisa eos dois dentes da frentes continua abrindo mais,socorroeu não seimais com quem falar para dar uma solução definitiva nesse pobrema já q não posso sorrir mais tenho 35 anos me ajude o que eu devo fazer????
Procure um profissional, principalmente um especialista em reabilitação oral. Ele poderá resolver seu caso como um todo. Se em sua cidade ou região existe alguma universidade você pode aproveitar o serviço de profissionais de alta qualidade para resolver seu caso. Obrigado.
Fiz enxert no maxilar, foi feito 10 implantes(perdi um) e no inferior fiz 6. Gostaria q me dissesse qual o melhor material p a protese e se ela deve ser uma peça só ou pode ser dividida .E quais são os preços? Tenho 58 anos.
Que me aconselha fazer??
Agradeço a tenção.
gostaria de saber se tem como num Roach colocar ferrinho na frente do Roach,como se desse a impressão de ser um aparelho dentario,pode ser so o ferrinho na frente dele sem ter aqueles pininhos colorido,muito obrigada.
estou precisando trocar minha protse mais ´n sei qual melhor opção tenho muita vontade de fazer implantes mais tenho medo.como é o procedimento dessa protse sobre emplante