Conheça todos os tipos de prótese dentária

Muitos pessoas tem dúvidas quanto aos tipos de prótese dentária existentes atualmente. Os pacientes tem uma certa dificuldade de diferenciar as próteses dentárias pois utilizam a nomenclatura popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.

A utilização das próteses acontece quando você perde um ou mais dentes ou até quando resta somente a raíz do mesmo. A perda de dentes é uma situação muito desagradável pois pode causar a movimentação dos dentes adjacentes, reabsorção óssea e vários outros problemas.

As próteses dentárias servem para reestabelecer a função mastigatória, fonética e estética das pessoas. Os tipos de prótese dentária são:

Prótese Total ou Dentadura

Prótese total é aquela que só é utilizada caso o paciente não possua mais nenhum dente em boca. Os dentes de “mentira” são feitos em acrílico e existem diversas cores, formatos e tamanhos que o cirurgião dentista escolhe conforme referências passadas pelo paciente.

A prótese total ainda faz parte da rotina de trabalhos do cirurgião dentista. Muitos brasileiros são desdentados totais e por não terem condições de realizarem uma prótese dentária com auxílio de implantes acabam optando pela mesma.

Prótese Total

Dentadura ou Prótese Total

Existem vários fatores que são decisívos para que a prótese total tenha sucesso. A técnica de confecção, condição dos rebordos remanescentes e habilidade do profissional. O passo-a-passo na confecção da prótese total é fundamental tanto da parte do dentista como do técnico no laboratório de prótese.

Prótese Parcial Removível (PPR – Roach)

A prótese parcial removível é aquela que é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes em boca. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos e fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso.

Conforme a disposição dos dentes em boca existe uma classificação específica que determina o desenho que a prótese parcial removível terá. A liga metálica mais utilizada nestes tipos de prótese são as de cobalto-cromo (Co-Cr).

PPR - Roach

Prótese Parcial Removível - PPR

Prótese Flexível

A prótese flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética. As principais indicações das próteses flexíveis são para pacientes idosos, como prótese provisória em casos de reabilitações, mantenedores de espaço etc. Somente uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista vai definir se o paciente está apto a utilizar uma prótese flexível.

Prótese Dentária Flexível

Prótese Flexível

Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)

Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa. O dentista é obrigado a realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) e utilizar um pino intraradicular para depois cimentar a prótese unitária.

Prótese Fixa

Prótese Fixa Unitária

 

Existe a prótese unitária que não necessita do trataemento de canal. Casos em que o paciente possui muitas restaurações em um dente que acaba ficando estéticamente feio pode ser desgastado e feito uma coroa totalmente nova com um material cerâmico.

A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Quando você perde um ou mais dentes completamente, os dentes ao lado que sobraram são desgastados e vao servir para sustentar os que vão substituir o que você perdeu.

Ponte Fixa

Prótese Parcial Fixa - Ponte

Implantes Dentários

As próteses sobre implantes seguem praticamente a mesma idéia das próteses fixas. A única diferença é que você não tem raiz e sim um implante. A prótese total também pode ser utilizada fixada com implantes. Já falamos mais sobre implantes dentários aqui.

Prótese sobre Implantes

Prótese Total sobre implante

Prótese Total sobre Implantes

Tirou todas as dúvidas? É importante que o dentista e o paciente não tenham dúvidas ao escolher o melhor tipo de prótese dentária para realizar e obtenham sucesso tanto na função, mastigação e estética.

Veja este post e outros destaques no odontofoguia.

Comments

  1. By maria de Lourdes souza Teixeira

  2. By Cristiane Croti

  3. By Frank Botega

  4. By FLAVIO

  5. By adriana maria da silva

  6. By Frank Botega

  7. By amelia

  8. By cleiuza

  9. By Carol

  10. By cleide

  11. By ezio

  12. By adilson

  13. By Roseli

  14. By Elaine Felipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>