Boqueira ou Queilite Angular: O que é e como tratar

O QUE É QUEILITE ANGULAR ou Boqueira?

A Queilite Angular é uma dermatose caracterizada por processo inflamatório localizada no ângulo da boca de um dos lados ou em ambos. Apresenta-se como uma área edemaciada levemente, com descamação, erosão e fissuras.

Os sintomas podem ser de secura ou ardência nos cantos da boca potencializados quando do contato dessas áreas com alimentos ácidos.Acomete principalmente idosos mas também é comum em crianças.

Boqueira ou Queilite angular em idoso

Queilite Angular: Idoso

COMO SURGE A BOQUEIRA OU QUEILITE ANGULAR?

Existem diversos fatores que causam essa patologia. O acúmulo de material salivar ou ação irritante de medicamentos e dentifrícios.

Normalmente no exame clínico o dentista observa algum tipo de alteração oclusal (perda de dimensão vertical) do paciente ou alterações nutricionais e imunológicas. Exames bacteriológicos e micológicos também são frequentemente solicitados.

TRATAMENTO:

Os fatores desencadeantes da patologia devem ser corrigidos mantendo-se a higiene e desinfecção das próteses dentárias que são as fontes potenciais de contaminação.

A aplicação de antimicóticos e antibióticos também é utilizada. Em casos extremos é feita cirurgia plástica para elevar os ângulos da boca evitando o acumulo de saliva.

Boqueira ou Queilite angular

Boqueira ou Queilite Angular

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

47 Responses

  1. Ana Melo disse:

    Prezado(as)
    Há um bom período venho sofrendo com dores, ardência e fístulas nos cantos da boca. Procurei a dentista e ela falou que se tratava de queilite angula, pois tenho muitas próteses fixas na boca e me encaminhou para um clínico. O clínico mandou que usasse Oncilon ora base à noite e filtro solar de dia… Nada melhorou.
    Tomo muitos medicamentos devido ao Transtorno Bipolar e de Ansiedade, somam 14 diários, que fazem minha salivação aumentar muito e de vez em quando secar por completo. Tomo muita água, como pouco, por falta de apetite, não sou portadora de nenhuma doença específica, tenho 39 anos, casada há 20. Não sei mais o que fazer, estou sofrendo muito, não posso nem beijar meu marido, só mesmo quando a dor passa e nisso já constatei que não é contagiosa, pois ele não tem nada.
    Venho perguntar: Qual especialista devo procurar?
    Estou desesperada, incomoda horrores…
    Grata

  2. Frank Botega disse:

    Tente buscar um dentista estomatologista. Em alguns casos pacientes procuram dermatologistas também. Obrigado..

  3. helena fatima zanette disse:

    De uns quatro mese pra cá estou tento fissura na lateral da boca ,ora sara um lado ,abre no outro;foi me receitado oncilon-base-,como estou entramento dentário,tenho a esperança que melhora quando acabar o tratamento,mas isto me imcomoda muito, me sinto ecluida,(é pequena quase não aparece)mas eu percebo e isto me deixa aflita.
    Como vi nocomentaria anterio a pegunta se averia outra patologia,pois é eu estou com um compressão medular com estenose de canal e uma hernia de disco tocando raizes nervosa ,sem possibilidade de cirugia,tomo muito remedio,para melhora as dores.preciso emagrecer e não comsigo,mesmo que coma pouco eu desconto nos doces,quer saber uma pesssoa inutil ,pois é essa pessoa so eu.

  4. Sabina disse:

    Helena fátima, minha querida vc diz que é uma pessoa inútil, quero te dizer que vc não é, pois jesus te ama muito, peça a Deus para falar ao seu coração e verá que experiência incrível, quanto ao tratamento da queilite angular, acredito que não é tão complicado assim não.

    Até mais…

  5. Samara disse:

    Tenho fissuras no canto da boca á algum tempo, possuo aparelho dentario e queria saber se esse é o motivo dos cortes.
    E qual o tratamento

    Aguardo contato pois é irritante esses cortes, que aparecem geralmente após uma noite de sono. Logo pela manhã.

  6. Frank Botega disse:

    Existe uma pomada chamada Oncilon-A em orabase que pode te ajudar com as fissuras no canto da boca.
    Para saber se o motivo é o aparelho ortodôntico pergunte para o seu dentista que faz a manutenção do seu aparelho todo mÊs.
    Obrigado.

  7. Viviane Viana disse:

    Fui questionada em uma prova,sobre a eiologia da queilite angular, que seria uma condição inflamatória das glandulas salivares menores. Desconheço que seja , pois a bibliografia que recorri, REGEZI&SCIUBBA nada cita no capítulo de doenças das glândulas salivares. Gostaria de esclarecer. Aguardo resposta . Obrigada.

  8. Frank Botega disse:

    Viviane será que não está ocorrendo uma confusão entre Queilite Angular e Mucocele? Leia este post: http://www.odontoblogia.com.br/o-que-e/mucocele-tratamento/

  9. Fernanda Rabelo disse:

    Para tratamento de queilite angular NÂO deve ser usado omcilon, pois este medicamento é um corticóide, inibe as reações inflamatórias, mas não combate o fungo. Deve ser usado, nesse caso, um anti-fúngico como nistatina, limpando antes o local com bicarbonato diluído em água, usando algodão. Vitaminas do complexo B também costumam funcionar em alguns casos crônicos.

  10. Frank Botega disse:

    Obrigado pelas dicas.

  11. Moisés Tizotti disse:

    Bebidas de alcool fazem com que a Queilite piore?

  12. mauro júnior disse:

    Pimenta pode piorar a ferida?Pois quando faço o uso de molho de pimenta tenho a sensação de piorar a ferida.atenciosamente.aguardo o retorno.

  13. Frank Botega disse:

    Sim.

  14. jobson disse:

    o tratamento da queilite angular utilizando
    a terapia fotodinâmica evidenciou ausência de lesões clínicas
    e citológicas, reforçando fácil aplicabilidade, sem a
    presença de efeitos colaterais adversos, tornando-se um
    método alternativo de tratamento efetivo e recomendado.

  15. jobson disse:

    pode passar NISTATINA, OU ENTÃO OMCILON -A ORABASE, pode intercalar , o melhor é NISTATINA embora seja um creme vaginal, realmente melhora, pode acreditar!! Passe 3 ou 4 vezes por dia, de preferencia depois das refeições!! um abraço! Quando melhorar me avise 😉

  16. comecei a ter boqueira quando eu comecei a usar fixador de protese eu que é isso que esta provondo isso.valeu…………………

  17. ailton henrique disse:

    eu tenho uma doença que meumedico nem sabe o que direito o que é, faz uns cinco anos que comecei a tomar isotretinoina hoje tenho 24 anos, sarei das acnes, mas o rececamento da boca ta mais forte e insuportavel que chega a queimar tudo os labios, passo diversos protetores labiais e bepantol a pelo menos uma vez a cada dez minutos, meus cantos da boca estao como o que parece boqueira e só ta piorando e esta se formando umas bolinhas bem feias, eu estou passando pomada chamada triancinolona acetonida.
    isso compromete minha vida social por que fica muito estranho a boca fica tudo esquisita, e não suo na parte da buchecha, dai o meu derma ja até receitou óleo de borragem pra mim toma mas nao adiantou, dai ele ja disse que nao sabe por que to assim, ele ja fez varios exames e nao detecta nada de errado nesses exames, dai eu to sem o que fazer, estou pensando em até parar com a faculdade por motivos de constrangimento.
    peço por favor se conhecer mais casos desse, dar umas dicas de como proceder

    obrigado!

  18. paulyn dias disse:

    eu me alimentava de varios tipos de alimentos acidos ai surgiu uma mancha no canto da boca. eu sou moreno estou com boqueira faz tempo tem como passar alguma pomada para tirar essa mancha do canto boca por favor.

  19. tenho boqueira ja faz tempo quando eu penso que esta sarando ela volta nos 2 cantos da boca uso proteses superior e inferior tomo anti depressivo passei pomada e nao resolveu nada estou ficando com medo de ser alguma doença ruim o que eu faço por favor alguem me ajude eu tambem uso sazon na comida sera que pode ser isso.obrigado.

  20. lohana disse:

    Minha amiga tem boqueira ela usou meu brilho labial queria saber que se eu usar eu posso pegar tambem?

  21. Frank Botega disse:

    Se for boqueira não há problema. Mas será que você não está confundindo com “cobreiro” que é a herpes que é muito fácil de passar de uma pessoa para outra? De qualquer forma o ideal é não compartilhar com uma pessoa que tenha problemas bucais esse tipo de produto.

    Obrigado

  22. olivia disse:

    ailton henrique,
    ja tentaste verificar se não tens alergia a alguns desss produtos que tu usas? ate msm a pasta de dente pode dar alergia; msm que seja um produto que usa a muito tempo e nunca te deu nenhuma reação. é bom verificar.

  23. olivia disse:

    estomatite angular tbm pode ser sinal de anemia ferropriva

  24. olivia disse:

    é importante procurar um hematologista ou um bom clinico geral, pois não adianta só repor ferro. É essencial investigar a causa da anemia e corrigi-la: BAIXA INGESTA associado a situações de maior demanda de ferro (crianças e adolescentes); MÁ ABSORÇÃO: Acloridria gástrica, Cirurgia gástrica,
    Doença Celíaca, Sprue, Dça de Crohn; PERDAS : ulcera duodenal, parasitose intestinal, alergia alimentar, menstruação….

  25. Ana disse:

    Tenho rachaduras no canto da boca, estou usando daktarin gel oral, essa pomada serve pra curar essas feridas no canto da boca? E outra pergunta, quanto tempo em média vou ter que usar essa pomada até essas feridas curarem??

  26. camila disse:

    Olá, muito esclarecedora a matéria. Tenho 31 anos e eventualmente me aparecem fissuras nos cantos da boca. Sempre dos dois lados ao mesmo tempo. Como há muito tempo, sempre passava a pomada Gingilone por no máximo 2 vezes e o problema se resolvia, caso não desse atenção só piorava. O meu filho de 5 anos, também tem eventualmente e fazia o mesmo com ele sem suspeitar que se tratava de um problema catalogado e com nome! Hoje fui a farmácia e não pude comprar Gingilone pois é antibiotico!!!! Eu fiquei surpresa, não fazia idéia disso. Então a farmacêutica me indicou a pomada “Triancinolona Acetonida”, está correto? Gostaria de saber também se pelo fato de eventualmente, e noto que sempre acontece quando o clima está bem frio, pode ser sintoma de algum problema. Repetindo que , desde muito nova como meu filho, sempre tive este problema e nunca dei importância, achava que era ressecamento somente. Está ligado a baixa imunidade?

  27. Abilon Cabilon disse:

    É muita ‘genti iguinorantiaaaa’ deve ser tudo da família do seu CREYSSON, olha as perguntas… Se eu comer pimenta vai piorar a dor na minha ferida?
    Naããão! imagina! é gostoso inclusive taca querosene em cima você vai ver que é literalmente tiro e queda!

  28. Patricia disse:

    Olha ando tendo boquiera desde da minha gestacao, ja faz dois anos. Sempre que cura de um lado aparece do outro, o que pode ser? Uso nistatina e seca mais sempre volta… estou muito incomodada

  29. Filipe disse:

    pelo visto não é so eu que estou com esse problema, já faz uns 4 meses, melhora de um lado piora do outro incomoda mto mesmo. já fui em clinico geral, já fui em dermatologista, já usei nistatina, aciclovir, fluconazol, oncicrem, e outros que não lembro, de momento estou tentando deixar o mais seco possível os cantos da boca mas não sei, na mesma época surgiram minúsculas bolinhas brancas na parte superior do lábio a dermatologista disse q era glândulas em local errado mas isso não incomoda, mas pra alguém de vcs apareceu tbm? e as feridas continuam nos cantos da boca, se eu achar um remédio aviso vcs valeu

  30. Thaynara disse:

    Gostaria de saber como cuidar em casa pois não sei se é boqueira ?

  31. ariana disse:

    olá gostaria de saber ! eu estou com muita ardencia na lingua e na região dos labios internos e minha boca inchou muito tomei allegra e desinchou mais a ardencia continua não consigo me alimentar de nada o que podes er dr?

  32. Estava com as pequenas fissuras na laterais da minha boca. Fiz um pequeno arranhão com a unha, lodo da boca. Passei a pomada da queilite no arranhão, a pequena ferida infeccionou e agr esta cheia de bolinhas q coçam e ardem. Fui ao Clinico geral, logo de cara ele me disse que era Herpes. Se eu contaminei a ferida com a bactéria da queilite, como virou uma hespes ?

  33. emily brasil disse:

    no tratamento de boqueira pode se usar a pomada gigilone?

  34. lucimar soares disse:

    ha un s seis meses estou com um ponto branco na parte de dentro da boca do lado direito da buchexa estou muito preocupada . oque sera e quais as providencias que tenho a tomar? muito obrigado pela atencao

  35. Frank Botega disse:

    Não adianta se preocupar por antecipação. Procure seu dentista e tenha um diagnóstico e tratamento adequados para seu caso.

  36. Frank Botega disse:

    Talvez um dentista possa te dar respostas mais precisas quando o assunto é cavidade bucal.

  37. Frank Botega disse:

    Procure um dentista para um diagnóstico preciso.

  38. Angela disse:

    Aconteceu de aparecer algo assim em mim, fiquei apavorada pois na realidade não gosto de nada que venha aparecer como um transtorno, doí, ficou um pouquinho inchado , quase não da para perceber, estou usando a pomada Aciclovir, o rapaz da farmácia disse que é herpes, falei com ele : Não tenho ninguém, não sou casada, não namoro , nem faço nada a mais de um ano. Ele disse: pode se pegar ao ar.
    Beleza , mas disse a ele: Não saio ha 4 meses a não ser hoje.
    Então baixa imunidade.
    Não pode ser, acabei de cortar a mão , saiu muito sangue e em questão de segundos cicatrizou, alias minha cicatrização é ótima.
    Conclusão: estou usando esta pomada, quando abro a boca dói o canto, apenas gostaria de saber se é herpes como peguei? não saio, não fico com ninguém, não tem ninguém próximo de mim que tenha.

  39. Filipe disse:

    Angela, mantenha o canto da boca seco por uns 3 dias usando papel ou qualquer coisa o importante é manter o mais seco possível se melhorar é a tal da boqueira, não pega e nem passa de forma alguma apenas aparece, todos os farmacêuticos falaram q eu tava com herpes e não tem nada a ver, a pomada nova corte é mto boa, valeu!!!

  40. iracema fg disse:

    estou com o canto da boca sempre cortado t em 5 anos isso ja usei varias pomadas nao aguento mais essa situaçao passo base para disfarçar mas fica muito feio oque devo fazerrrrrrrrrrr///

  41. Emanuelle disse:

    A ” Boqueira ” er contagiosa minha cunhada esta com isso e esta desesperada e me ofereci a ajudala ela passo a pomada ” cortitop ” ela pode continuar passando ou deve parar pffv me ajudem ! Ela já esta com isso a 3 dias e só ta um bolinha ao canto da boca , ela passa pasta mais não vemos diferença ! E essa ” boqueira ” e contagiosa ?
    Obg ela esta muito desesperada me AJUDEM !!

  42. geovani disse:

    boa tarde precisamos de muita atenção, antes e depois de dormir

  43. geovani disse:

    É COM MUITA PACIÊNCIA PARA COM A NOSSA SAÚDE

  1. 5 de maio de 2011

    […] não destacável (hiperplásica ou leucoplásica) em casos mais persistentes ou de longa data. A queilite angular na comissura labial pode se formar graças a […]

  2. 5 de novembro de 2012

    […] Durante o exame clínico, o dentista pode diagnosticar alguma alteração na altura de mordida, por exemplo. Também pode solicitar exames complementares. Para saber mais do assunto você pode ler o texto do OdontoBlogia “Boqueira (Queilite Angular): O que é e como tratar? […]

  3. 22 de novembro de 2012

    […] o tratamento é remover a causa da boqueira. Se a razão é uma dentadura desgastada (o efeito de perda de dimensão vertical é o mesmo […]

  4. 22 de abril de 2013

    […] não destacável (hiperplásica ou leucoplásica) em casos mais persistentes ou de longa data. A queilite angular na comissura labial pode se formar graças a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>