Problemas com a raiz do dente? Tire suas dúvidas!

Muitas pessoas procuram o dentista com dúvidas relacionadas com a raiz do dente. A principal delas diz respeito as exposições radiculares. Você sabe por que a raiz fica aparecendo?

Raizes Expostas dos dentes

A raiz do dente fica exposta (também conhecida como recessão / retração gengival) por vários motivos:

  • Técnica de escovação inadequada: Provavelmente a força utilizada no momento da higiene bucal esta forte demais ou as cerdas da escova de dente são muito duras;
  • Acúmulo de placa bacteriana e tártaro: Placa bacteriana acumulada gera inflamação e problemas periodontais. Consequentemente você terá a raiz do dente exposta;
  • Restaurações com excessos;
  • Movimentação ortodôntica incorreta;
  • Apinhamentos dos dentes;
  • Dentes com sobrecarga oclusal (bruxismo / apertamento);

Existe tratamento para a raiz exposta do dente?

Infelizmente a perda óssea ocasionada pelos fatores irritantes mencionados anteriormente não pode ser revertida mas controlada. Remover todos estes fatores são fundamenais além da recomendada profilaxia (limpeza) realizada em consultório no mínimo a cada seis meses. Existem algumas técnicas cirurgicas que recobrem a raiz exposta e só um dentista pode indicar se essa alternativa dará resultados satisfatórios.

A sensibilidade causada por estas exposicões de raiz do dente geram muita dor. Atenção: A dor acomete todo o dente e não apenas a raiz! Se você sente dor apenas na região da raiz quando apalpa o local pode ser sinal de problemas endodonticos (abcessos, cistos…).Provure seu dentista!

 

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

29 Responses

  1. ESTOU COM DENTES MOLES E NÃO SEI O QUE FAZER, NÃO TENHO A ARCADA COMPLETA. disse:

    Gostei da explicação, foi útil, mas o meu problema, os dentistas daqui da minha cidade não sabem ou não querem me ajudar.

  2. Lucinete alves dos santos disse:

    Sinto muita dor na gengiva o que fazer?

  3. vanessaluzfaria disse:

    estou comperda ossea sinto dores na raiz do dente eos dentes estao ficando expostos

  4. Frank Botega disse:

    Procure seu dentista de confiança e tire todas as suas dúvidas.

  5. jean carlos neves de souza disse:

    tenho um problema nos dentes inferior amoleceu ta saindo um negocio não muito agradavel mais os medicos da minha cidade não liga muito tem que ter muito dinheiro para fazer um serviço no dente que tanto min preocupa eu tenho um plano ABS e mesmo que nada eu queria fazer um implante mais e muito caro.

  6. kelly lezinho disse:

    eu kelly tenho um dente que estra mole e tem uma bolha na sua frais e ele doi muito

  7. Maria Alice Rodrigues Braga disse:

    Bom dia .
    Cuias as formas que tem pra tratar os dente de uma pessoa deficiente que não fica quieto, e nem deixa mexer em sua boca pra escovar, tratar …E esta com os dentes praticamente todo podre? e além diste problema essa pessoa esta com o rosto todo cheio de verrugas de todo tamanho e de varias qualidades esta muito triste a situação desta pessoa e de família, pobre, que parece não ter muito esclarecimento pra buscar ajuda e eu também, não tenho dinheiro pra arcar com o tratamento desta pessoa mas estou pesquisando de que forma pode resolver o problema desta pessoa. por favor se você puder me ajudar pelo menos me passado informações ou discas dez de já muito obrigada , Deus que continue abençoar ricamente seu trabalho. D. Alice

  8. Frank Botega disse:

    Procure uma unidade de saúde básica da sua região. Lá ou eles irão atender este paciente ou encaminhá-lo para um centro de especialidades odontológicas. Boa Sorte.

  9. By Maria Alice Rodrigues Braga disse:

    Não sei recentemente mais até a alguns anos atrás fiquei sabendo de um caso parecido e se os dentes já não tem mais recuperação como parece ser o caso, existe (pelo menos foi assim que fiquei sabendo) indicação cirúrgica para extração de todos os dentes já que é uma pessoa mentalmente deficiente que não se cuida e nem deixa se fazer a higienização correta. Não é uma opção muito legal mais caries e falta de higiene também causa muitas doenças inclusive a endocardite (inflamação do revestimento interno das câmaras cardíacas e válvulas do coração).Tem de ser feito sob anestesia geral dentro de um hospital. Procure um posto de saúde para orientações.

  10. Thaiane Pereira disse:

    Fiz uma obturação e agora ele de vez enquanto dói. Será preciso fazer canal?

  11. Frank Botega disse:

    Sensibilidade após fazer uma obturação é normal em alguns casos. Se as dores se tornarem mais agudas procure seu dentista para um exame mais detalhado.

  12. Francine disse:

    Olá. Há uma semana estou de aparelho, e ontem sofri um acidente, levei uma pancada nos dentes da frente. Fiz um exame, e deu uma pequena fratura na raiz de um dos dentes da frente. Meu dentista disse pra esperar pra ver como esse dentinho reage. Será que tem cura, ou vou ter que retirar e colocar implante ? Agradeço se puder responder.

  13. Frank Botega disse:

    Depende muito do tipo de fratura.Sem uma radiografia fica muito difícil eu dar qualquer opinião. Obrigado e boa sorte.

  14. mariana neris disse:

    ola dr . bom dia . Gostaria de saber se vc pode me indicar um periondontista bom para fazer uma gengivoplstia , pois tenho excesso de gengiva meus dentes quase nao aparece , mais tenho medo de fazer com qualquer profissional e acabar ficando pior . moro em itaquera sao paulo zona leste , gostaria de saber se o dr sabe se e caro o valor e como funciona , obrigada

  15. Gisele Carla Gonçalves disse:

    Meu nome é Gisele. Gostaria de saber o seguinte: __ Estou com quarenta anos e acabei de perder todos os meus dentes. Estou me sentindo muito bem nesta nova situação e, se possível, gostaria de não usar prótese (banguela assumida). A colocação de prótese total é apenas uma questão de estética, ou a não mastigação de alimentos prejudicará a minha saúde?

  16. MARIA DA GUIA disse:

    FIZ UM IMPLANTE HÁ 4 ANOS ATRÁS, E HÁ DOIS MESES APARECEU DOR NA GENGIVA AO REDOR DO IMPLANTE E SENSIBILIDADE A QUENTE E FRIO, FUI A DENTISTA QUE FEZ O IMPLANTE E ELA DISSE QUE ERA UM TRAUMA, RETIROU INICIALMENTE A COROA DE PORCELANA E MANDOU QUE EU RETORNASSE E OBSERVASSE, AS DORES CONTINUARAM, VOLTEI E E PEDI QUE ELA RETIRASSE O PINO. DEPOIS QUE ELA RETIROU A DOR DESAPARECEU, O QUE PODE ESTÁ ACONTECENDO?

  17. Mauri disse:

    Ola. Dr. Estou com dente com raiz exposta, mas o que é curioso é a língua na parte lateral dela sinto dor também … são dores (choques) que fico com dificuldade para falar. Conversei com a minha dentista disse com questão da língua nunca ouviu falar a respeito. Sr. acha que esta dor faz parte de todo processo inflamatório da raiz exposta ou é outra coisa. ??????

  18. [email protected] disse:

    Meu dente comer sou a sai tipo com se fosse a primeira vez com aos sete ano ele simplesmente começou a amolecer como se fosse dente de leite sinto muito icomodo

  19. Angelica Santana disse:

    Boa tarde!! Existe algum tipo de creme dental que amenize e protege, a raiz exposta do dente???

  20. Frank Botega disse:

    Tem certeza que era implante?

  21. Vicente disse:

    Estou com a raiz dos dentes expostas, mas não tenho dor. Existe alguma cirurgia para cubrir a raiz dos dentes?

  22. ceberlina disse:

    estou com muita dor no meu segundo molar dor de enlouquecer oque deve ser

  23. edileuza silva de lima disse:

    boa tarde estou sentindo uma forte dor na raiz do dente a mais de um mes ja noa sei mais o q fazer.

  24. Thaís Silva disse:

    Dr. Usei aparelho durante 6 anos, porém tirei, mas precisava colocar para arrumar a mordida, fui em 2 especialistas os mesmos me informaram que não posso voltar a usar o aparelho devido a minha raíz esta pequena. Isso ocorre? No caso há outro tipo de solução?

  25. Frank Botega disse:

    Sua raiz está pequena devido a reabsorção radicular que ocorre durante o tratamento ortodôntico. Se é muito severo não é recomendado nova movimentação ortodôntica. Procure um outro ortodontista para maiores esclarecimentos ou possibilidades de tratamento.

  26. Frank Botega disse:

    O que acha de procurar um dentista Edileuza?

  27. Frank Botega disse:

    Pulpite. Procure seu dentista.

  28. Frank Botega disse:

    Existem técnicas para recobrimento radicular. Procure um dentista especialista em cirurgias de gengiva: periodontista

  29. Frank Botega disse:

    Incrível você dizer que esta muito bem sem todos os seus dentes. Como você faz para mastigar os alimentos? Sorrir? Se comunicar?
    Sem a mastigação adequada dos alimentos você terá sérios problemas digestivos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>