O Robô que simula a mastigação

O Reino Unido investe cerca de 2,5 bilhões de Euros ao ano em materiais dentários para substituir ou fortalecer os dentes. O “Chewing Robot” é uma nova maneira de testar os materiais dentários e será mostrado ao público pela primeira vez no Royal Society Summer Science Exhibition, de 30 de junho a 4 de julho de 2009.

Pesquisadores da Universidade de Bristol do Departamento de Engenharia Mecânica em colaboração com o Departamento de Ciência Oral e Dental desenvolveram o “Chewing Robot” ou “Robo da Mastigação” para estudar a formação dos desgastes nos dentes humanos.

Os elementos dentais como coroas ou próteses parciais fixas, são feitos de metais ja conhecidos, polímeros e cerâmicas mas o seu comportamento na cavidade bucal são pouco compreendidos. Testes clínicos que examinam o comportamento dos dentes são caros e demoram muito tempo. No momento em que um novo material é testado, ele ja está obsoleto.

Os movimentos e as forças envolvidas na mastigação natural foram copiadas usando o robô simulador da mastigação. O robô foi criado baseado em um mecanismo tridimensional com seis atuadores lineares que reproduzem os movimentos e as forças feitas pelos dentes em uma boca humana. O robô tem o potencial de melhorar o processo de desenvolvimento e teste de novos materiais dentários.

RSwebsiteimage

CAD model of the Chewing Robot Photo by Daniel Raabe

CAD model of the Chewing Robot Photo by Daniel Raabe

The Chewing Robot concept Photo by Dr Kazem Alemzadeh

The Chewing Robot concept Photo by Dr Kazem Alemzadeh

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *