Símbolo da Odontologia

Download Símbolo Oficial Odontologia

O símbolo da odontologia é constituído por um bastão com uma serpente amarela que se enrosca da direita para a esquerda, circunscrito em um circulo.

O grande responsável por este modelo foi o dentista Benjamin Constant Nunes Gonzaga em um artigo publicado na Revista Odontológica Brasileira (atual Revista da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) em 1914.

Já que utilizar somente o bastão e a serpente ficaria muito parecido com o símbolo da medicina, Benjamim resolveu aplicar o círculo ao redor que significa a medicina circunscrita, ou seja, a odontologia como área de atuação específica a cavidade oral.

No VII Encontro dos Sindicatos de Odontologia do Brasil, ocorrido em 6 de novembro de 1973, sob os auspícios da Federação Nacional dos Odontologistas foram feitas pequenas modificações, definindo que o bastão será marrom e o círculo terá cor grená. Anos mais tarde foi definido que a serpente deveria ter estrias pretas.

Para fazer o Download do símbolo da odontologia clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois em “Salvar imagem como…”

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

1 Response

  1. rafael gonçalves lima disse:

    Apesar de embasado em simbologia tão interessante, faltou censo artístico ao “desenhista” que demonstrou não ser dentista pois não teve noção de proporcionalidade.O bastão é grosseiro e assemelha-se a um mourão ou uma clava pré-histórica.A serpente tambem é grosseira, pobre em impressão visual e, por isso mesmo causa péssimo efeito. Semelhante ao minhocão,ela não afina no sentidol cabeça / cauda ,apresentando tamanho e espessura desproporcionais.
    Cabe a nós darmos um toque artístico na nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>