Conheça todos os tipos de prótese dentária

Muitos pessoas tem dúvidas quanto aos tipos de prótese dentária existentes atualmente. Os pacientes tem uma certa dificuldade de diferenciar as próteses dentárias pois utilizam a nomenclatura popular e é importante o cirurgião dentista orientá-los ao máximo sobre seus tipos, vantagens e desvantagens.

A utilização das próteses acontece quando você perde um ou mais dentes ou até quando resta somente a raíz do mesmo. A perda de dentes é uma situação muito desagradável pois pode causar a movimentação dos dentes adjacentes, reabsorção óssea e vários outros problemas.

As próteses dentárias servem para reestabelecer a função mastigatória, fonética e estética das pessoas. Os tipos de prótese dentária são:

Prótese Total ou Dentadura

Prótese total é aquela que só é utilizada caso o paciente não possua mais nenhum dente em boca. Os dentes de “mentira” são feitos em acrílico e existem diversas cores, formatos e tamanhos que o cirurgião dentista escolhe conforme referências passadas pelo paciente.

A prótese total ainda faz parte da rotina de trabalhos do cirurgião dentista. Muitos brasileiros são desdentados totais e por não terem condições de realizarem uma prótese dentária com auxílio de implantes acabam optando pela mesma.

Prótese Total

Dentadura ou Prótese Total

Existem vários fatores que são decisívos para que a prótese total tenha sucesso. A técnica de confecção, condição dos rebordos remanescentes e habilidade do profissional. O passo-a-passo na confecção da prótese total é fundamental tanto da parte do dentista como do técnico no laboratório de prótese.

Prótese Parcial Removível (PPR – Roach)

A prótese parcial removível é aquela que é utilizada caso o paciente ainda possua um certo número de dentes em boca. As principais vantagens são a relação custo-benefício, reduzido desgaste em dentes hígidos e fácil manutenção. Ela funciona com grampos, apoios, conectores e selas que tem desenhos e formatos específicos para cada caso.

Conforme a disposição dos dentes em boca existe uma classificação específica que determina o desenho que a prótese parcial removível terá. A liga metálica mais utilizada nestes tipos de prótese são as de cobalto-cromo (Co-Cr).

PPR - Roach

Prótese Parcial Removível - PPR

Prótese Flexível

A prótese flexível surgiu como uma alternativa as próteses parciais removíveis. A utilização de uma resina flexível tira a necessidade dos grampos e demais estruturas feitas em metal o que melhora muito a estética. As principais indicações das próteses flexíveis são para pacientes idosos, como prótese provisória em casos de reabilitações, mantenedores de espaço etc. Somente uma avaliação criteriosa do cirurgião dentista vai definir se o paciente está apto a utilizar uma prótese flexível.

Prótese Dentária Flexível

Prótese Flexível

Próteses Fixas (conhecidas também como coroas ou pontes)

Este tipo de prótese pode ser unitária quando ocorre um processo de cárie muito destrutivo ao dente ocasionando a inutilização da coroa. O dentista é obrigado a realizar o tratamento endodôntico (tratamento de canal) e utilizar um pino intraradicular para depois cimentar a prótese unitária.

Prótese Fixa

Prótese Fixa Unitária

 

Existe a prótese unitária que não necessita do trataemento de canal. Casos em que o paciente possui muitas restaurações em um dente que acaba ficando estéticamente feio pode ser desgastado e feito uma coroa totalmente nova com um material cerâmico.

A prótese parcial fixa utiliza dentes pilares. Quando você perde um ou mais dentes completamente, os dentes ao lado que sobraram são desgastados e vao servir para sustentar os que vão substituir o que você perdeu.

Ponte Fixa

Prótese Parcial Fixa - Ponte

Implantes Dentários

As próteses sobre implantes seguem praticamente a mesma idéia das próteses fixas. A única diferença é que você não tem raiz e sim um implante. A prótese total também pode ser utilizada fixada com implantes. Já falamos mais sobre implantes dentários aqui.

Prótese sobre Implantes

Prótese Total sobre implante

Prótese Total sobre Implantes

Tirou todas as dúvidas? É importante que o dentista e o paciente não tenham dúvidas ao escolher o melhor tipo de prótese dentária para realizar e obtenham sucesso tanto na função, mastigação e estética.

Veja este post e outros destaques no odontofoguia.

Frank Botega

Cirurgião Dentista formado pela UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina. Trabalha no PSF de uma pequena cidade no interior de Santa Catarina e em consultório particular. Criou o odontoBLOGia e escreve desde 2008.

Talvez você se interesse por...

70 Responses

  1. maria de Lourdes souza Teixeira disse:

    amei as informações gostaria de ter novas informações quando houvesse novidade.

  2. Cristiane Croti disse:

    Ola, Gostaria de saber se é possivel confeccionar uma Protese total, porem sem o palato.Uma protese total mas com “cara” de PPR para deixar mais conforto no palato e paladar do paciente. Sera que isso é possivel sem causar danos ao paciente?
    Aguardo.
    Att
    Cristiane

  3. Frank Botega disse:

    Prótese total superior sem palato nunca fiz e nunca ouvi falar. A área do palato é fundamental para a retenção da prótese por isso acho improvável que se tenha como confeccionar uma PT sem palato.
    Obrigado.

  4. LUIS BEZERRA disse:

    GOSTEI MUITO DAS FOTOS BRIGADO MESMO JESUS TE PAGUE.

  5. WELLINGTON disse:

    PREÇO TOTAL DA PRÓTESES SOBRE IMPLANTES

  6. FLAVIO disse:

    OLA AMIGO! EU OPTEI POR UMA PROTESE FLEXIVEL, E A DENTISTA ME DISSE Q NAO SE USA MAIS ISSO, QUE CALSA MAU HALITO, EM FIM ENVENTOU UM MONTE DE DEFEITOS! EU PRECISO SABER SE É VERDADE? E QUAIS OS BENEFICIOS E MALIFICIOS DESTA? DES DE JA OBRIGADO PELA ATENÇAO! AGUARDO RESPÓSTA VALEU!!!.

  7. adriana maria da silva disse:

    olá por favor me ajude, perdi 5 dentes na boca e tá me fazendo uma falta danada na parte superior perdi o nº5 e 14 e na parte de baixo perdi os nº 30,18e 19 quando eu era bem pequena,na parte de cima foi um canal errado q foi feito nos dois dentes ,ai usei o aparelho 5 anos para fecharo buraco mas não adinhatouo buraco continua a mesma coisa eos dois dentes da frentes continua abrindo mais,socorroeu não seimais com quem falar para dar uma solução definitiva nesse pobrema já q não posso sorrir mais tenho 35 anos me ajude o que eu devo fazer????

  8. Frank Botega disse:

    Procure um profissional, principalmente um especialista em reabilitação oral. Ele poderá resolver seu caso como um todo. Se em sua cidade ou região existe alguma universidade você pode aproveitar o serviço de profissionais de alta qualidade para resolver seu caso. Obrigado.

  9. amelia disse:

    Fiz enxert no maxilar, foi feito 10 implantes(perdi um) e no inferior fiz 6. Gostaria q me dissesse qual o melhor material p a protese e se ela deve ser uma peça só ou pode ser dividida .E quais são os preços? Tenho 58 anos.
    Que me aconselha fazer??
    Agradeço a tenção.

  10. patricia disse:

    gostaria de saber se tem como num Roach colocar ferrinho na frente do Roach,como se desse a impressão de ser um aparelho dentario,pode ser so o ferrinho na frente dele sem ter aqueles pininhos colorido,muito obrigada.

  11. cleiuza disse:

    estou precisando trocar minha protse mais ´n sei qual melhor opção tenho muita vontade de fazer implantes mais tenho medo.como é o procedimento dessa protse sobre emplante

  12. Carol disse:

    Tenho uma dúvida sobre a classificaçao de Kennedy para PPR.
    Qndo a classe nao dofrer modificaçao, porque nao posso escrever a frase “sem modificaçao” ???
    Exemplo: Classe II sem modificaçao.

  13. cleide disse:

    BOA TARDE…..GOSTARIA DE INFORMAÇÕES SOBRE UMA PROTESE QUE ENCAIXA SOBRE OS DENTES, NÃO SEI QUAL É O MATERIAL, NEM COMO SE CHAMA….POR FAVOR ME INFORME.

  14. ezio disse:

    eu sofrir um acidente e quebrei partes dos meus dentes ,
    e vou ter q usar protes total na parte superior ,
    eu queria q vc me informace qual seria a melhor dentadura com os menhores dentes, tipo assim mais parecidos com dentes naturais, por favor me ajuda

  15. Frank Botega disse:

    Peça pelos dentes TRILUX.

  16. adilson disse:

    quem usa aprelho tem que tirar para poder passar por uma cirurgia ?

  17. Frank Botega disse:

    Depende muito do caso Adilson. Se o local onde for feita a cirurgia os braquetes atrapalharem será necessário remover pelo menos dos locais próximos ao local da cirurgia.

  18. GOSTARIA DE SABER FIZ UMA PROTESE FIXA COM 4 DENTE E USANDO OS MEUS DOIS CANINOS E COM 10 dias quebrou e a minha dentista falou que não pode se responsabilisar quero saber se tem garantia!!!!

  19. Roseli disse:

    Olá,Boa tarde, gostaria de saber se possível a confecção de prótese inferior e superior em silicone ?
    se houver probabilidade quais os prós e os contras (se fica bem ajustada se fixando com conforto,se causa mal hálito,se ao comer e beber pode haver infiltração ).
    Grata pela atenção,

  20. Frank Botega disse:

    Qual prótese você fala? A flexível? A flexível tem dado bons resultados e agradado a muitos pacientes.

  21. Enza disse:

    Boa tarde.
    Fiz uma protese provisoria na parte superior. Minha dificuldade é falar, parece que tenho bala na boca.
    A flexivel superior apresenta a mesma dificuldade? sabe me dizer a média de preços da flexivel.
    Muito obrigada.

  22. Elaine Felipe disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se quem perdeu vários dentes da frente, pode usar esta prótese flexível?
    Grata

  23. Diogo disse:

    Perdi muitos dentes o que me causou problemas no maxilar ele fica estalando e os meus dentes estão tortos queria saber se posso usar protese flexível?

  24. vera viana disse:

    Boa Noite,
    eu uso aparelho para correção dos dentes neste mes vou retirar depois de 3 anos e pretendo colocar um Rouch por uma ausensia de um dente de mastigação no lado direito a pergunta é se eu colocar este provisorio depois posso colocar um implante pq esta caro demais agora abraço!!

  25. Rosário disse:

    Boa tarde, minha mãe pôs a prótese com grampos, é normal doer no começo? pois ela não está conseguindo comer, e neste caso quanto tempo dura, em média, esse incômodo?

  26. Ana disse:

    Perdi um dente e gostaria de saber em media quanto custa para fazer um implante.E qual procedimento é o melhor ja que colocarei aparelho?

  27. sandra disse:

    preciso de uma dentadura e não tenho dinheiro.. onde posso ter uma gratuita?

  28. sandra disse:

    quero um implante!! :(

  29. SILVESTRE disse:

    OLA BOA NOITE SOU PROTETICO E FIZ UMA PT FLEXIVEL E SEM PALATO COM METAL FICOU MUITO CONFORTAVEL E BEM FIRME

  30. arnaldo silva vieira disse:

    ola Frank eu perdi um dente do meio E esta se fechando qual Protese você me recomendaria

  31. Denise Campos Victorino disse:

    Olá!
    Quero saber quanto fica essa prótese flexivél?E se posso usá-la,já que me falta quatro dentes superior e três inferior,e estéticamente fico com um pouco de vergonha de sorrir por causa dos ferrinhos que aparecem.Obrigada.

  32. angela disse:

    Boa noite estou fazendo um tratamento dentario e tenho que colocar uma protese total so tenho 2 dentes e aconselhavel colocar uma protese flexivel, so com 2 dentes? Qual o valor? obrigado desde já

  33. Frank Botega disse:

    Com poucos dentes assim eu não recomendaria. Obrigado.

  34. Marcela Romão disse:

    ola boa noite!!
    eu tenho 28 anos, perdi 3 dentes da frente da parte superior aos 14 anos e recentemente perdi mais um, todos da parte superior da frente entre os caninos, vc me aconselha a fazer uma protese fixa usando os caninos?? qual melhor material?? tenho medo de perder meus caninos ou que eles quebrem como os da amiga acima!! me ajude por favor! obrigada

  35. Tays Dias disse:

    Boa noite,perdi 2 dentes que fica do lado da boca e aparece quando dou um sorriso um pouco mais largo,queria que me dissesse qual das próteses e a mais indicada detalhe e menos aparente possível desejo que fique o mais natural possível.Obrigada

  36. Frank Botega disse:

    Implantes são a melhor escolha para repor dentes mas existem outros tipos… procure seu dentista de confiança.

  37. Frank Botega disse:

    Pode fazer a prótese fixa usando os 2 caninos sim. Procure também por implantes dentários que vão preservar os caninos.

  38. Frank Botega disse:

    Procure um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em sua região.

  39. Frank Botega disse:

    Difícil dizer somente pelo que você escreveu. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  40. Frank Botega disse:

    É normal doer no começo. Em 7 dias já se acostuma melhor, mas caso as dores não passem procure o dentista para aliviar um pouco os grampos.

  41. Frank Botega disse:

    Pode. É importante preservar o espaço para a posterior colocação do implante.

  42. Frank Botega disse:

    Procure seu dentista. Existem alternativas melhores para seu caso.

  43. Eduarda rosa disse:

    Essas proteses de metal são detectadas nos aparelhos do aeroporto? vou ter q mostrar q uso?

  44. cleusa naximiano disse:

    gostaria de saber se quem tem4 dentes na parte superior 2 de um lado e dois do outro e usa ponte movel, tem com fazer umplante sem tirar esses dentes , e qual a diferença de pino curto para outros pinos
    obrigada

  45. Frank Botega disse:

    Sim, é possível.

  46. thomas disse:

    Bom dia, to com perda óssea avançada nos dentes de cima meu dentista falou que vou perder esses dentes e não vou poder colocar implantes e alguns dentes precisa de correção ortodondica o que fazer com essa situação complicada queria uma solução segura e satisfatória o brigado

  47. renata rodrigues disse:

    para quem retirou todos os dentes superiores é viável dentaduras flex ou de acrilico?

  48. ROSEMARY SOUZA disse:

    boa noite frank,meu nome e rosemary tenho41 anos estou com um grave problema nos meus dentes.pois posso perdelos um a um estou com uma bacteria na gengiva que esta fazendo os meus dentes cairem.estou com 4 ja balançando um esta para tirar que e o 32,nao tenho osso na gengiva por isso nao dar para fazer nada.a minha dentista orientou colocar uma ppr provisoria.vai resolver onde posso fazer uma que nao precise pagar,pois estou desempregada nao tenho condiçao de pagar.moro no espirito santo consigo em universidade.obrigada

  49. tamara araujo disse:

    bom dia doutor pq perdie oito dentes de cima gostaria que vc mim desse uma resposta qual melhor resultado protese fixa ou a movel.

  50. shirley disse:

    ola dr. tenho 53 anos ,tenho que extrair meus dentes todos, devido periodontite,mais a maioria e pivô, estão moles,sempre tive dificuldade com rothc apesar de usar. mais vou precisar de uma pt. quais as melhores opções em relação a conforto e estética. melhores dentes, ouço falar sobre prótese com cacterização.obrigada posso extrair seis no mesmo dia? shirley

  51. Frank Botega disse:

    Procure universidades ou numa unidade básica de saúde que te encaminhe para um Centro de Especialidades Odontológicas.

  52. Frank Botega disse:

    acrílico com certeza

  53. alexssandra disse:

    oiie gostaria de saber se tem como fazer uma prótese para colocar um dente canino que eu não tenho e se fica perfeito aparentemente? obg

  54. marcos disse:

    tenho só os 2 caninos da parte superior , quero fazer uma prótese mais não quero q aparasse os grampos , quero estéticas, qual e a melhor prótase q faço ?

  55. iara disse:

    Preciso saber qual a protrese mais indicada para o meu caso.Passei 3 anos num tratamento ortodontico.Como faltava alguns dentes usei uma protese provisoria.Agora q retirei o aparelho ortodontico preciso fazer uma nova protese qual a mais indicada? Ponte ou roach?

  56. Pedro disse:

    Boa tarde !! Tive a perda de um dente só que no momento não tenho condições financeiras de colocar um implante . Gostaria de saber se posso colocar coroa ou ponte? Tenho um plano odontológico que cobre a coroa posso colocar essa tal coroa?

  57. Vera disse:

    Tenho apenas 4 dentes superiores. Os dois da frente 1 vizinho do da frente e pula o canino o próximo. Gostaria de saber se é possível fazer uma prótese fixa sobre os pinos pois os 3 dentes da frente já possui tratamento de canal e o quarto poderia desgastar para cimentar a dentadura. Será que é possível?
    Grato

  58. almir disse:

    Ola fiz um tratamento de canal e depois de 3,meses meu dento começou a quebrar e acabou q hoje nao twnho mais ele so sobroj o buraco do mesmo teria como por um outro dente no local q seja preso nos meus outros q eu tenho ???

  59. Rachel disse:

    Devido a problemas de saúde, precisei extrair todos os dentes superiores e inferiores, isso ocorreu ha um mês e, ainda estou usando prótese total superior e inferior, (dentaduras) provisória. Sinto muito incomodo ao mastigar, falar e sinto dores quando preciso removê-las para higienização e repô-las à boca. Após o período de mais um mês (período estipulado pela cirurgiã dentista) terei que fazer as próteses “definitivas”. Gostaria de saber se no meu caso é recomendado o uso das próteses flexíveis ou semiflexíveis com os “dentes” em porcelana (porcelanato), levando em consideração o que disse anteriormente (dores, incomodo, etc) e a minha idade, pois tenho trinta e seis anos.
    Desde já agradeço e aguardo a resposta.

  60. silas souza eustaquio disse:

    perdir alguns dentes superiores em um assindente qual a melhor protese q vc me indica

  61. Karen disse:

    Passei por uma cirurgia onde foram feitas vinte e duas exodontias – superior e inferior – ainda estou usando próteses superior e inferior “provisórias” acrílicas há trinta e dois dias mas, não estou conseguindo me adaptar, pois a rigidez machuca a gengiva.
    Quero saber se no meu caso, aos trinta e seis anos, seria melhor, para adaptação, mastigação, para a fala e até mesmo por uma questão de estética o uso das próteses totais em silicone?
    Uma vez que não tenho condições para colocar próteses sobre implantes.
    Desde já agradeço pela resposta.

  62. Frank Botega disse:

    A adaptação às próteses para muitos pacientes não é nada fácil. Procure seu dentista e procure a melhor alternativa para o seu caso. Abraço.

  63. Frank Botega disse:

    Talvez sim. Procure um dentista para verificar a possibilidade da utilização de prótese fixa.

  64. gostaria de saber se tem como colocar uma ponte sem o ceu da boca,ou se tem outra maneira

  65. Marcia disse:

    Boa Noite Dr. Frank. Eu estou extraindo os dentes de cima ainda e só restarão 4 dentes em cima. Gostaria de saber qual a prótese mais indicada no meu caso pois só me restarão 3 molares e um canino. Estou perdida, conversei com o dentista que esta fazendo a exodontia e ele desaconselhou a Flexível, que eu achava ser a mais confortável. Não sei o que fazer agora… Tem como voce me orientar? Obrigada!

  66. Silvio Porfirio disse:

    Extrai um dente e vou colocar uma prótese removível flexivel, quanto tempo tenho que esperar para colocar esta prótese e cicatrização da região do dente extraído ???

  67. Tania Rocha disse:

    Gostaria de saber a respeito da prótese flexível , tenho muitas duvidas. É confiável?

  68. LAERTE disse:

    Perdi um dente da frente posso quais são as soluções neste caso sem implantes°

  69. Frank Botega disse:

    Difícil responder sem te examinar. Procure seu dentista. Obrigado e boa sorte.

  1. 31 de agosto de 2011

    […] Conheça todos os tipos de prótese dentária do mundo! #exageromodeon  –> OdontoBLOGia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>