Transformando madeira em osso

Cientistas na Itália, desenvolveram uma maneira de transformar madeira em osso que é quase idêntico ao do tecido humano.
No laboratório Istec de biocerâmica em Faenza, perto de Bolonha, um rebanho de ovelhas já foram agraciadas com implantes de ossos.

O processo começa pelo corte da madeira (um tipo de vime) longa e tubular em pedaços. É, então, cortado em pedaços ainda menores, prontos para um complexo processo químico. As peças são colocadas em um forno e aquecidas. Em termos simples, carbono e cálcio são adicionados. A madeira é depois aquecida sob intensa pressão em outro forno e uma solução de fosfato é introduzida.


Preparem-se para uma revolução? foto: Site BBC

Após cerca de 10 dias, a madeira modificada foi transformada em osso. A equipe é liderada pela Dra. Ann

a Tampieri. “Tem se revelado muito promissor”, diz ela. “Este novo material é forte, por isso pode levar cargas pesadas que eventualmente os ossos sofrem. “Também é durável, por isso, ao contrário dos substitutos ósseos atualmente existentes, não vai precisar de substituição.”

Dra Tampieri disse que é o mais próximo que os cientistas já conseguiram che

gar a uma réplica do osso humano: “Eventualmente, se funde com o osso real, assim com o tempo, você nem sequer vê a diferença.” Os raios-X das pernas dos carneiros mostra o progresso que eles estão tendo.


Raio X: O que é osso natural e o que é implantado? foto: Site BBC

As pesquisas estão sendo financiadas pela União Europeia. Implantes em humanos devem ser testados em cinco anos. Ossos originados de madeira poderão em breve estar abrindo um novo ramo da ciência médica.

E na odontologia, os periodontistas e implantodontistas podem esperar mais um material para auxiliar na resolução dos mais complexos casos.

Traduzido e adaptado do site da BBC.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *