Vacina contra a doença periodontal a caminho

Ótima notícia no fim de 2009! Texto traduzido e adaptado por mim do release disponível no site da empresa.

A empresa CSL Limited, líder no setor biofarmacêutico na Austrália, anunciou em seu site que uma vacina contra a doença periodontal está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Sanofi Pasteur, líder mundial em fabricação de vacinas.

A CSL firmou uma parceria com a Sanofi Pasteur para financiar um programa para o desenvolvimento de uma vacina para prevenir e tratar a periodontite.

Mais de 30% dos adultos da Austrália sofrem de doença gengival generalizada levando aos graves problemas de sangramento gengival até a queda dos dentes. Ja é comprovado cientificamente a relação da doença gengival com doença cardíaca, acidente vascular cerebral, parto prematuro, demência e câncer.vacina vacine seringa doença periodontal

Depois de mais de dez anos de pesquisa, os cientistas da Universidade de Melbourne e da CSL, na Cooperative Research Centre for Oral Health Science identificaram antígenos candidatos à vacina para a periodontite.

“A periodontite é uma doença grave e dentistas enfrentam um grande desafio no tratamento, porque a maioria das pessoas não sabem que têm a doença até que seja tarde demais e a infecção progrediu para estágios mais avançados “, disse o Professor Eric Reynolds, um dos cientístas envolvidos no projeto.

“O tratamento tradicional para a doença, muitas vezes envolve a raspagem e limpeza, e mesmo a cirurgia, em um esforço para conter a infecção bacteriana”. Esta abordagem nova pela vacina tem como alvo principal a bactéria Porphyromonas gingivalis. “Estamos muito animados sobre esta nova abordagem para a doença”, disse o professor Reynolds. “Isso vai proporcionar a dentistas e pacientes um tratamento específico, que impede a progressão da doença, em vez de tratar os sintomas e danos da doença”.

“Levou mais de dez anos para desenvolvermos a vacina nesta fase,” disse o Dr. Andrew Cuthbertson. O programa de desenvolvimento de vacinas envolve a identificação dos peptídeos bacterianos e proteínas que desencadeiam a resposta imune, utilizados como base de
vacinas. As vacinas estão sendo testadas em ratos com doença periodontal e na sequência de uma resposta positiva, uma vacina irá avançar para ensaios clínicos.

Caso este programa seja bem sucedido, a Sanofi Pasteur tem uma opção para a exclusiva comercialização desses produtos.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 26 de maio de 2010

    […] Vacina contra a doença periodontal a caminho; […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *