Adesivo em seu dente avisa sobre doenças

Enquanto algumas pessoas pensam apenas em colocar piercings nos dentes ou fazer clareamento dental, os cientistas vêem nos dentes um sensor adesivo indescritível para a saúde dos seres humanos.

Graças a sensores feitos de Grafeno (um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos, um tipo de folha de carbono) seria possível detectar quando micro-organismos nocivos entrassem em contato com os seres humanos.

Adesivo no dente de grafeno

Grafeno: Muito prazer!

Detectando bactérias

Segundo o pesquisador Mike McAlpine “É preciso um número muito pequeno de bactérias para deixá-lo doente. Detectá-las o mais rápido possível é o nosso objetivo”.

O vídeo abaixo exemplifica o sensor em um dente de vaca quando alguém expira sobre a superfície de grafeno.



O supersensores de Grafeno poderiam ser utilizados em guerras (não me surpreendem esses americanos…) para detectar quando soldados estão expostos a gases nocivos, em hospitais para detectar superbactérias, em alimentos para detectar se estão adequados para o consumo, verificar a correta esterilização de materiais, as bactérias envolvidas no processo de cárie e doença periodontal etc..

Os sensores de grafeno são colocados sobre um filme de seda e implantado sobre uma superfície. O filme de seda que é feito de proteínas se dissolve, deixando o sensor de grafeno indolor colado no lugar.

A idéia dos pesquisadores é diminuir ainda mais o tamanho dos sensores para que possam efetivamente serem “colados” em dentes humanos.

via[]

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018