Enquanto algumas pessoas pensam apenas em colocar piercings nos dentes ou fazer clareamento dental, os cientistas vêem nos dentes um sensor adesivo indescritível para a saúde dos seres humanos.
Graças a sensores feitos de Grafeno (um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos, um tipo de folha de carbono) seria possível detectar quando micro-organismos nocivos entrassem em contato com os seres humanos.
Grafeno: Muito prazer!
Detectando bactérias
Segundo o pesquisador Mike McAlpine “É preciso um número muito pequeno de bactérias para deixá-lo doente. Detectá-las o mais rápido possível é o nosso objetivo”.
O vídeo abaixo exemplifica o sensor em um dente de vaca quando alguém expira sobre a superfície de grafeno.
O supersensores de Grafeno poderiam ser utilizados em guerras (não me surpreendem esses americanos…) para detectar quando soldados estão expostos a gases nocivos, em hospitais para detectar superbactérias, em alimentos para detectar se estão adequados para o consumo, verificar a correta esterilização de materiais, as bactérias envolvidas no processo de cárie e doença periodontal etc..
Os sensores de grafeno são colocados sobre um filme de seda e implantado sobre uma superfície. O filme de seda que é feito de proteínas se dissolve, deixando o sensor de grafeno indolor colado no lugar.
A idéia dos pesquisadores é diminuir ainda mais o tamanho dos sensores para que possam efetivamente serem “colados” em dentes humanos.
[…] Um adesivo dentário que avisa quando você vai ficar doente! –> OdontoBLOGia […]