Anquiloglossia: Qual o tratamento?

O que é Anquiloglossia?

A anquiloglossia é uma anomalia congênita que faz com que o frênulo fique aderido na face ventral da língua em graus variados.  Quando esta estrutura não é rompida naturalmente acaba trazendo problemas.

Sabemos que a língua é um órgão vital para a deglutição, sucção e fonação. Em bebês, acarreta numa dificuldade para a alimentação prejudicando o seu desenvolvimento.

Segundo a International Affiliation of Tongue-tie Professionals, anquiloglossia é uma anomalia oral congênita, que ocorre quando restos remanescentes de tecido, que deveriam ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento embrionário, permanecem na face inferior da língua, limitando seus movimentos.

O tratamento é multidisciplinar e envolve então profissionais da área médica, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia entre outros.

Anquiloglossia ou língua presa

Frênulo Lingual em bebê

Quais os problemas que podem ocorrer?

Nos bebês, a língua tem um papel fundamental na sucção e deglutição. O leite materno contém todos os nutrientes para fortalecer o sistema imunológico da criança e para o desenvolvimento de órgãos vitais.

No mínimo deve-se amamentar até os 6 primeiros meses de vida. Para isso, a avaliação da linguinha do bebê é então um passo importante para garantir a qualidade da amamentação.

Teste da linguinha

Através de um protocolo específico, o bebê é avaliado para verificar se existe a necessidade de intervir cirurgicamente. Será avaliado todo o histórico clinico, avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção.

Nas primeiras 48 horas de vida é realizada esta triagem neonatal e após 30 dias  nova avaliação utilizando o protocolo de avaliação do frênulo.

Casos, por exemplo, em que ocorra uma alteração no frênulo e necessitem de cirurgia (frenectomia) são reavaliados 30 dias após o procedimento. Dessa forma, são acompanhados até o 6º mês de vida.

O teste da linguinha virou lei federal em 2014. É obrigatório que o protocolo do teste da linguinha seja realizado em todos os hospitais e maternidades do Brasil.

Caso o fonoaudiólogo que atue em hospitais ou maternidades e não esteja realizando esta avaliação, deve solicitar ao gestor para que os procedimentos devidos sejam aplicados na instituição de atuação. Esta instrução faz parte do parecer do Conselho Federal de Fonoaudiologia publicado em seu site oficial.

Assim, mais informações podem ser obtidas através do portal oficial.

Anquiloglossia tem tratamento!

Exija o teste de linguinha para o seu recém nascido. Verificar então a possível ocorrência de modificações no frênulo faz com que vários problemas sejam evitados, principalmente o desmame precoce.

Anualmente, o dia 20 de junho se comemora o dia nacional do teste da linguinha.

Faça sua pergunta