Anquiloglossia: Intervir cedo é o melhor tratamento?

O que é Anquiloglossia?

A anquiloglossia é uma anomalia congênita que faz com que o frênulo fique aderido na face ventral da língua em graus variados.  Quando esta estrutura não é rompida naturalmente acaba trazendo problemas. Sabemos que a língua é um órgão vital para a deglutição, sucção e fonação. Em bebês, acarreta numa dificuldade para a alimentação prejudicando o seu desenvolvimento.

O tratamento é multidisciplinar e envolve então profissionais da área médica, fonoaudiologia, enfermagem, odontologia entre outros.

Anquiloglossia ou língua presa

Frênulo Lingual em bebê

Quais os problemas que podem ocorrer?

Nos bebês a língua tem um papel fundamental na sucção e deglutição. O leite materno contém todos os nutrientes para fortalecer o sistema imunológico da criança e para o desenvolvimento de órgãos vitais. No mínimo deve-se amamentar até os 6 primeiros meses de vida e para isso a avaliação da linguinha do bebê é um passo importante para garantir a qualidade da amamentação.

Teste da linguinha

Através de um protocolo específico, o bebê é avaliado para verificar se existe a necessidade de intervir cirurgicamente. Será avaliado todo o histórico clinico, avaliação anatomofuncional e avaliação da sucção. Nas primeiras 48 horas de vida é realizada esta triagem neonatal e após 30 dias  nova avaliação utilizando o protocolo de avaliação do frênulo.

Casos por exemplo em que ocorra uma alteração no frênulo e necessitem de cirurgia (frenectomia) são reavaliados 30 dias após o procedimento. Dessa forma são acompanhados até o 6º mês de vida.

O teste da linguinha virou lei federal em 2014. É obrigatório que o protocolo do teste da linguinha seja realizado em todos os hospitais e maternidades do Brasil.

Assim, mais informações podem ser obtidas através do portal oficial

Anquiloglossia tem tratamento!

Exija o teste de linguinha para o seu recém nascido. Verificar então a possível ocorrência de modificações no frênulo faz com que vários problemas sejam evitados, principalmente o desmame precoce.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018