A anquilose dentária ocorre quando existe uma união ou fusão entre a raiz de um dente com o osso adjacente. É considerada uma anomalia de erupção e pode ocorrer tanto na dentição decídua (dentes de leite) como na permanente e pode se formar durante qualquer período eruptivo do dente ou até mesmo após o estabelecimento de um contato oclusal (contato entre um dente de mandíbula com um da maxila).
Incisivo superior em infra oclusão.
Quando ocorre a Anquilose Dentária? Quais as causas?
A causa não está bem definida. Pode então estar relacionada com traumatismo dentário, distúrbio metabólico, predisposição genética, infecção periapical, irritação química ou térmica entre outros. Nos dentes permanentes os incisivos superiores são os dentes mais acometidos.
Como o dentista descobre que estou com Anquilose, afinal?
Normalmente um dente que sofre de anquilose está em infra-oclusão (num nível abaixo do dente adjacente), falta de mobilidade natural e som metálico à percussão. Dessa forma quando o dentista faz uma radiografia do dente ele observa a ausência do espaço do ligamento periodontal, ou seja, o dente está em íntimo contato com o osso.
Radiografia de dente de leite anquilosado (75)
Existe tratamento para a Anquilose Dentária?
O tratamento para dente de leite e permanente possuem pequenas diferenças, por exemplo:
Tratamento de anquilose nos dentes decíduos:
- Exodontia (extração);
- Reconstrução dos contatos proximais e oclusais;
- Manutenção do dente com anquilose com acompanhamento clínico e radiográfico;
Tratamento de anquilose nos dentes permanentes:
- Extração do dente e colocação de implante ou outras próteses (com possibilidade de enxerto ósseo);
- Luxação cirúrgica + aplicação de forças elásticas verticais;
- Manutenção do dente com anquilose com acompanhamento clínico e radiográfico;
Portanto como informado, essa alteração é totalmente tratável. Por isso é importante que seja diagnosticada o mais cedo possível. Assim as consultas desde a infância são de vital importância para um prognóstico favorável.
Caso clínico:
Clique neste link para acompanhar um caso clínico de anquilose dento alveolar em dentição decídua. Neste caso, a paciente teve estagnação do processo eruptivo do segundo molar superior direito decíduo. Foi realizada a exodontia e utilização de recuperador de espaço. O dente 16 estava inclinado para mesial. Posteriormente foi utilizado mantenedor de espaço e acompanhamento periódico até o posicionamento adequado.
Para leitura de outros artigos científicos sobre o tema clique aqui para então ter acesso à pesquisas pela plataforma bireme.
[…] as crianças choravam muito, tinham sintomatologia dolorosa e dificuldade na amamentação os cistos foram drenados. Após o procedimento os casos tiveram […]
[…] Em seguida, os dentes posteriores também são atingidos pelas lesões. Como os caninos tem uma erupção mais tardia que os primeiros molares acabam sendo menos afetados. Assim como os caninos, os incisivos inferiores são menos afetados […]
[…] com o dentista. O bruxismo é um distúrbio que se caracteriza pelo apertamento ou ranger dos dentes tanto durante o sono como acordado (em vigília). São alterações nos movimentos dos músculos da […]
[…] importante uma avaliação com o dentista para saber os motivos que levam o dente a demorar a nascer. Os exames clínico e radiográfico são fundamentais. Os principais motivos […]
Olá, no meu caso meu dente permanente está anquilosado, não sinto nenhum desconforto e nem dor, nesse caso posso continuar com ele, sem precisar extrair?