Aparelho de Contenção: O que é, tipos e para que serve?

O que é Aparelho de Contenção?

O aparelho de contenção serve para que seus dentes continuem estáveis em posição após o fim do tratamento ortodôntico fixo. Depois de anos utilizando aparelho, seu organismo precisa “se acostumar” ou “memorizar” a nova posição dos dentes. Com o envelhecimento os dentes tendem a se movimentar em direção ao centro da face. Assim, eles vão mudar de posição se não tiver nada que impeça (contenção).

Quais os tipos existentes afinal?

Após o fim do tratamento seu dentista vai avaliar qual o melhor tipo de contenção. Existem vários tipos mas basicamente os aparelhos de contenção mais utilizados são os seguintes:

  • Fixo Reto: Utilizado nos dentes inferiores de canino à canino. Por serem retos, acabam por ser um pouco menos práticos para a higienização com fio dental;

Aparelho de Contenção Inferior Reta

  • Fixo higiênico: Utilizado nos dentes inferiores de canino à canino. Possuem um desenho “ondulado” que acaba facilitando para passar o fio dental;
  • Contenção móvel superior (Placa de Hawley): Utilizados nos dentes superiores. São de acrílico e metal. Existem modelos “estéticos”. Informe-se com seu dentista. Podem ser personalizados com brilhos, desenhos etc..
Aparelho de Contenção Hawley

Placa de Hawley Superior

Atenção: Contenção móvel é diferente de aparelho móvel. Contenção vai manter a posição dos dentes obtidas após anos de tratamento ortodôntico (passivo). Aparelho móvel é feito e adaptado para movimentar dentes (ativo).

Quanto tempo devo usar o aparelho de contenção?

Seu dentista avaliando seu caso vai conseguir determinar o tempo necessário. Num geral, as contenções móveis superiores devem ser utilizadas 24 horas por dia no primeiro ano. No segundo ano de uso, somente ao dormir por exemplo.

Nas fixas inferiores (reta ou higiênica) , é recomendado seu uso contínuo.

Quais os cuidados com esse aparelho eu devo ter?

Como mencionado anteriormente, é fundamental o uso do aparelho de contenção pelo período que o dentista determinar. Por isso, cuidar adequadamente do seu aparelho de contenção móvel ou fixo é a garantia que ele estará agindo da forma correta nos seus dentes.

Algumas dicas importantes para não colocar todo o seu tratamento ortodôntico em risco:

  • Higienização: quem utiliza contenção fixa deve utilizar fio dental com ou sem uso do passa fio. A tendência ao acúmulo de placa e tártaro nessa contenção é maior. Por isso, crie o hábito de em toda escovação utilizar também o fio dental. A contenção móvel também deve ser higienizada com escova e pasta de dente. Assim, evita-se acúmulo de bactérias e fungos.
  • Utilizar estojo: Os aparelho de contenção móvel quando precisarem então ser removidos por qualquer motivo devem ser guardados em estojos (caixinhas) específicas. Normalmente o dentista fornece essas caixinhas no momento que entrega o aparelho para o paciente. Não jogue seu aparelho em qualquer canto (gavetas, bolsas, mochilas..) pois eles são feitos de materiais flexíveis que podem deformar. A deformação do dispositivo acaba por fazer com que ele perca totalmente sua função necessitado ser reparado ou refeito.
  • Em caso de perda, quebra ou descolar: Se por alguma razão seu aparelho de contenção quebrar, descolar ou por perda procure imediatamente seu dentista. Afinal, quanto mais rápido for feita a manutenção e reparos menos chances de perder todo o tratamento.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018