Bichectomia: tire todas as suas dúvidas

O que é Bichectomia?

Bichectomia é um procedimento cirúrgico onde a estrutura chamada “Bola de Bichat” ou “Gordura de Bichat” localizada nas bochechas de ambos os lados da face, é removida.

Muitas pessoas procuram este procedimento no intuito de eliminarem um aspecto facial de “bochechas volumosas” e buscar uma melhor harmonia facial. As maças do rosto (malares) ficam então mais evidentes após sua remoção.

Juntamente com outros procedimentos estéticos, tanto nos dentes como na modelação dos lábios e redução de papada, deixam resultados impressionantes de fato.

A estética não é a única finalidade do procedimento. Em muitos casos pessoas removem a bola de Bichat para que não mordam mais suas bochechas.

Para quem é indicado esse procedimento afinal?

  • O ideal é que o paciente tenha mais de 18 anos;
  • Esteja bem de saúde;
  • Não fumantes;
  • Pessoas insatisfeitas com o volume das bochechas;
  • Pessoas que mordem a bochecha internamente com frequência (e acabam sofrendo com cortes ou aftas);

Existe algum risco de se fazer a redução das bochechas?

Como em qualquer procedimento cirúrgico uma boa anamnese e exames complementares devem ser realizados. Estando tudo em ordem você então pode iniciar o procedimento com seu profissional de confiança e verá que ele é relativamente simples.

A região da bochecha possui estruturas anatômicas importantes como a glândula parótida (e seu ducto de Stenon), vasos de maior calibre e nervo facial. Por isso procure realizar o procedimento apenas com cirurgiões dentistas habilitados ou cirurgiões plásticos.

Como é feita a cirurgia?

Após anestesia local (com ou sem sedação) ou anestesia geral, é realizada uma pequena incisão de não mais que 1 cm na parte interna da boca na região da bola de bichat. Assim a gordura é exposta, tracionada e retirada.

Bichectomia

Esquema resumido da bichectomia

Após a remoção é feita uma sutura simples no local. O procedimento pode durar de 30 a 40 minutos.

Como é o pós operatório?

O pós operatório (se seguidas todas as recomendações do dentista ou cirurgião plástico) é bem tranquilo. Pode ocorrer então um pouco de inchaço que é amenizado pela medicação e a aplicação de laser de baixa intensidade para diminuir o edema e melhorar a cicatrização.

Bichectomia Antes e Depois

Abaixo algumas celebridades que já se submeteram ao procedimento:

 

Mila Kunis

Mila Kunis

O outro lado da moeda…

A busca desenfreada pela estética facial faz com que a redução de bochechas acabe se tornando um procedimento feito de forma desenfreada pelos profissionais. No vídeo abaixo um colega expõe seu ponto de vista interessantíssimo sobre os dentistas “bichectomistas”.

Será que deveríamos remover tanto assim essa estrutura? Afinal, ela é super importante para diversos procedimentos odontológicos como por exemplo em casos de comunicação buco-sinusal.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018