Borrachinha de Aparelho: Tire suas dúvidas

A borrachinha de aparelho

Quando o tratamento ortodôntico é iniciado surgem várias dúvidas sobre a borrachinha de aparelho. Neste artigo vamos procurar responder algumas das questões que nos são feitas diariamente no site.

Para que serve a borrachinha de aparelho?

Basicamente ela serve para gerar uma pressão do fio ortodôntico contra o braquete. Assim, de acordo com a pressão feita e pela posição em que o braquete é colado o dente vai se movimentar para a posição adequada.

Existem borrachinhas para as mais variadas funções. Podem ser usadas também para fechar e abrir espaços entre os dentes. As espessuras e cores são bem variadas.

De quanto em quanto tempo devo trocar a borrachinha?

A troca normalmente é feita em cada consulta de manutenção com o ortodontista. Em alguns casos por exemplo ela ocorre 1 vez por mês, em outras a cada 15 a 20 dias. Dessa forma somente pelo planejamento realizado pelo ortodontista previamente é que será possível definir. Cada caso é um caso.

borrachinha de aparelho

O elástico tem função importante no tratamento ortodôntico

Devo tirar ou trocar a borrachinha de aparelho em casa?

Definitivamente NÃO! Como mencionamos anteriormente as borrachinhas tem sua função. Elas não servem apenas para se ter um sorriso colorido. Comprar ou utilizar então estes dispositivos sem cuidado e sem a orientação profissional podem gerar forças desfavoráveis levando à perda do dente.


E se eu não trocar o que acontece?

É fundamental que o tratamento ortodôntico tenha um começo e fim sempre com acompanhamento. Abandonar o tratamento na metade é frustrante. Caso o paciente não compareça para as manutenções e trocas da borrachinha de aparelho vários problemas podem surgir.

Instrumental para troca de borrachinha: Colocador de Elastique

Instrumental para troca de borrachinha: Colocador de Elastique

Podemos citar assim o acúmulo de placa bacteriana e tártaro ao redor dos braquetes. Normalmente os pacientes que retornam após vários meses sem manutenção precisam passar por um tratamento periodontal. Sem a devida manutenção o aparelho não aplica mais a força necessária para a movimentação de fato.

Portanto é muito provável que tenha que iniciar o tratamento do início.

Nenhum Comentário

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018