Brocas cilíndricas cilíndricas de Topo Plano
As brocas cilíndricas de topo plano promovem o avivamento de ângulos diedros, produzindo superfícies em ângulo reto. São destinadas à confecção e acabamento de términos em forma de ombro ou degrau marginal em preparos cavitários protéticos.
Algumas apresentam diamantes apenas no extremo ativo sendo lisas nas porções laterais, estão especialmente indicadas na definição e acabamento dos ombros e paredes cervicais.
Cilíndricas de Topo Arredondado
Podem ser usadas na determinação inicial de sulcos de orientação e na redução das faces vestibular, oclusal, lingual e proximais em preparos protéticos extra-coronários. Propiciam términos cervicais em ombro com ângulos internos arredondados.
Cilíndricas de Topo Ogival
As pontas cilíndricas de topo ogival têm sido utilizadas para a confecção de sulcos de orientação e redução das superfícies oclusal, vestibular, lingual e proximais em preparos para coroas totais e facetas laminadas. O topo em forma de ogiva possibilita a delimitação do término marginal chanfrado.
Cilíndricas de Topo Cônico
A angulação da ponta ativa determina um degrau com 135° de inclinação (chanferete) em preparos dentários extra-coronários (coroas totais) com ângulo interno definido.
Cilíndricas de Topo Plano com Stop
Apresentam limitador de penetração. Podem ser utilizadas para a confecção de canaletas para retenção mecânica de cavidades para restaurações diretas. São empregadas também na preparação de cavidades padronizadas para ensaios de laboratório (pesquisa in vitro).
Cilíndricas de Topo em Chama
Utilizadas na confecção de bisel proximal ou término em chanferete nas restaurações metálicas fundidas ou coroas metalocerâmicas. Também indicadas para confecção de bisel em restaurações de resina composta e acabamento/ refinamento de peças em porcelana.
via [manual kg]