Brocas Tronco-Cônicas de Topo Plano
As brocas tronco-cônicas proporcionam preparos de cavidades com paredes expulsivas e ângulos internos definidos em dentística e prótese. Delimitam ombros e degraus marginais e podem ser utilizados na confecção de bisel e contra-bisel nas reduções cuspídias.
Tronco-Cônicas de Topo Arredondado
São utilizadas principalmente para se conseguir paredes expulsivas e ângulos arredondados em cavidades para inlay e onlay de porcelana ou resina composta indireta. Proporcionam a redução das superfícies oclusal, vestibular e lingual em cavidades para onlay com proteção de cúspides terminadas em chafrado cônico. Está indicada também para a confecção de sulcos de orientação e redução da face vestibular em preparos para facetas estéticas. O extremo arredondado possibilita, nesses casos, a confecção de términos cavitários em chanfrado. As de maior calibre podem ser utilizadas para remodelação dentária e ajuste oclusal.
Tronco-Cônicas de Topo Ogival
Propiciam preparos dentários para coroas totais e parciais 3/4 e 4/5 ligeiramente expulsivos e término chanfrado, assim como para facetas laminadas.
Tronco-Cônicas de Topo Inativo
Utilizadas para complementar a abertura coronária em endodontia (retificar afunilando a embocadura dos condutos) e dar acabamento em limites cervicais.
Tronco-Cônicas de Borda Arredondada
Podem ser utilizadas em preparos cavitários expulsivos tipo caixa com e sem redução cuspídea (inlays e onlays). São também úteis na confecção de “nichos” para apoio de prótese parcial removível.
Fonte: Manual kg Indicações de Uso
Ja falamos sobre outros tipos de brocas por exemplo:
[…] Broca tronco-cônica […]