Caso de Cálculo / Tártaro Gigantesco

Dentistas brasileiros enviaram um caso clínico atípico para o British Dental Journal. A paciente apareceu em uma clínica dentária na cidade de Varzelândia, Minas Gerais apresentando edema facial, dificuldade na mastigação, fala e deglutição.

Na anamnese, verificou-se que a paciente era uma mulher de 64 anos com o hábito de mascar tabaco, quadro de desnutrição e comprometimento cognitivo. Observou-se que a lesão evoluía há mais de 20 anos e a paciente nunca havia procurado atendimento odontológico. Exames de sangue, glicemia e pressão arterial apresentaram resultados normais.

No exame intra-oral, os dentistas verificaram uma massa extensa, esbranquiçada-marrom, de consistência endurecida, sem hemorragias, envolvendo os arcos maxilar e mandibular do lado direito e chegaram a suspeitar de uma lesão neoplásica. Os dentes apresentavam doença periodontal severa.

A paciente foi submetida ao tratamento periodontal completo e foi comprovada por exame histopatológico (biópsia) (foto) que a “massa” era na verdade um enorme bloco de cálculo / tártaro.



Tártaro

Haja cureta, amigo…

  • Você pode ler o caso na íntegra clicando [aqui] .pdf
  • Os dentistas brasileiros que enviaram o caso: C. Borges Pereira, H. Martelli-Júnior, D. Reis Barbosa Martelli, P. Rogério Ferreti Bonan.

 

5 Comentários

  1. Luiz Rodolfo 23 de Maio de 2011
  2. Gustavo - Viajar e Pensar 23 de Maio de 2011
  3. Ana Tokus 23 de Maio de 2011
  4. Martha Matos 27 de junho de 2011
  5. junior 12 de junho de 2012

Faça sua pergunta