Cisto de erupção: Tire suas dúvidas

Cisto de erupção ou hematoma de erupção, o que é?

O cisto de erupção ocorre pouco antes da erupção dos dentes quando ocorre um alargamento folicular. Estas lesões tendem a ser azul escuras, pois podem conter sangue. É uma lesão benigna.

Para ser mais específico, podemos caracterizá-lo então por apresentar uma tumefação mole que pode conter apenas líquido (aparência translúcida azulada) ou também pigmento hemoglobínico (aparência de hematoma).

Quando ocorre uma batida ou pancada no local gerando esta coloração purpúrea podemos assim denominar como hematoma de erupção.

Pode ocorrer tanto na fase da erupção primária (dentes de leite, mais rara) quanto na erupção dos dentes permanentes.

Elas geralmente não requerem tratamento, a menos que estejam infectadas. Os pais e a criança devem então ser tranquilizados e o folículo estimulado. Pode ocorrer a ruptura espontânea ou pode ser aberta cirurgicamente, se infectado.

Cisto de Erupção ou Hematoma de Erupção

Fonte: Manual de Odontopediatria: Angus Cameron

Cisto de Erupção ou Hematoma de Erupção em região posterior

Preocupação dos pais

Muitos pais se apavoram quando percebem na boquinha dos seus filhos a “bolha de sangue”. Existe sempre um temor de doenças mais graves como tumores. É sempre importante tranquilizar os pais sobre essa condição que é relativamente comum na clinica diária.

Mais informações

Recomendo a leitura de um artigo científico onde foram avaliados 66 casos de cistos de erupção. Foram avaliados 53 pacientes (31 masculinos e 22 femininos) com média de idade 5 anos. A conclusão foi então de que na grande maioria dos casos os pacientes não relatavam qualquer dor.

Nos poucos casos com sintomatologia dolorosa uma simples incisão cirúrgica foi realizada resolvendo totalmente o caso.

Da mesma forma, outro artigo científico interessante mostra o relato de três casos clínicos de cisto de erupção ou hematoma em bebês. Foram avaliados bebês de 10, 13 e 18 meses de idade. As mamães se preocuparam com o surgimento de uma bolhinha azulada na boca e buscaram assim atendimento especializado.

Assim, como as crianças choravam muito, tinham sintomatologia dolorosa e dificuldade na amamentação os cistos foram drenados. Após o procedimento os casos tiveram ótimos resultados.

O artigo completo pode ser lido clicando no link. Hematomas de erupção: relato de três casos clínicos em bebês.

Cisto de erupção: Tire suas dúvidas
5 (100%) 1 vote

Faça sua pergunta