Cisto de erupção: Tire suas dúvidas

Cisto de erupção ou hematoma de erupção, o que é?

O cisto de erupção ocorre pouco antes da erupção dos dentes quando ocorre um alargamento folicular. Estas lesões tendem a ser azul escuras, pois podem conter sangue. É uma lesão benigna. Pode ocorrer tanto na fase da erupção primária (dentes de leite, mais rara) quanto na erupção dos dentes permanentes.

Elas geralmente não requerem tratamento, a menos que estejam infectadas. Os pais e a criança devem então ser tranquilizados e o folículo estimulado. Pode ocorrer a ruptura espontânea ou pode ser aberta cirurgicamente, se infectado.

Cisto de Erupção ou Hematoma de Erupção

Fonte: Manual de Odontopediatria: Angus Cameron

Cisto de Erupção ou Hematoma de Erupção em região posterior

Preocupação dos pais

Muitos pais se apavoram quando percebem na boquinha dos seus filhos a “bolha de sangue”. Existe sempre um temor de doenças mais graves como tumores. É sempre importante tranquilizar os pais sobre essa condição que é relativamente comum na clinica diária.

Mais informações

Recomendo a leitura de um artigo científico onde foram avaliados 66 casos de cistos de erupção. Foram avaliados 53 pacientes (31 masculinos e 22 femininos) com média de idade 5 anos. A conclusão foi então de que na grande maioria dos casos os pacientes não relatavam qualquer dor. Nos poucos casos com sintomatologia dolorosa uma simples incisão cirúrgica foi realizada resolvendo totalmente o caso.

Outro artigo científico interessante mostra o relato de três casos clínicos de cisto de erupção ou hematoma em bebês. Foram avaliados bebês de 10, 13 e 18 meses de idade. As mamães se preocuparam com o surgimento de uma bolhinha azulada na boca e buscaram assim atendimento especializado.

Como as crianças choravam muito, tinham sintomatologia dolorosa e dificuldade na amamentação os cistos foram drenados. Após o procedimento os casos tiveram ótimos resultados.

O artigo completo pode ser lido clicando no link. Hematomas de erupção: relato de três casos clínicos em bebês.

Faça sua pergunta

error: ODONTOBLOGIA - 2008 - 2018